O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
Depois de um teste que durou um ano, a The Ocean Cleanup afirma que a tecnologia está finalmente a recolher plástico de forma eficiente, inclusive detritos de 1 mm.
A agência espacial norte-americana tem estado atenta ao que se passa debaixo da superfície de Marte, através de uma ferramenta especial que equipa a sonda InSight, e parece que já há algumas coisas para contar...
O estudo apresentado na edição de 2019 do European Planetary Science Congress vem dar a conhecer uma nova perspetiva acerca das condições do segundo planeta a contar do sol há milhares de milhões de anos atrás.
A agência espacial chinesa já tinha anunciado a descoberta de uma espécie de gel numa cratera lunar, mas não satisfeita com as primeiras imagens, fez regressar o veículo robótico Yutu-2 ao local para recolher mais.
A estratégia de 2020 a 2025 para a Ciência e Tecnologia foi conhecida esta semana e aposta em três áreas: educação e sociedade, inovação e internacionalização.
Comprada em 2014 pela gigante da tecnologia, a DeepMind desenvolveu diversos projetos de aplicação de inteligência artificial na área da saúde em hospitais britânicos.
As cerca de 76 mil imagens registadas durante o “namoro” entre a Rosetta e o cometa 67P continuam a produzir novos dados. Desta vez descobriram-se mais evidências de “curiosas rochas saltitantes e dramáticos colapsos de penhascos”.
Os investigadores do Copernicus Atmosphere Monitoring Service depararam-se com uma descoberta na camada de ozono que está a deixar o mundo intrigado. Mas, para já, ainda se desconhece o motivo por trás do fenómeno registado.
Os resultados revelados por uma equipa de investigadores do Max Planck Institute, na Alemanha, vêm reacender o debate acerca da idade do universo iniciado nos anos 90.
Embora ainda não tenha sido confirmado oficialmente como um cometa, o C/2019 Q4 (Borisov) anda a intrigar a comunidade de astrónomos mundial, os quais indicam que, para já, não se trata de alguma entidade extraterrestre a tentar visitar o nosso planeta.
O módulo lunar da missão Chandrayaan-2 perdeu a comunicação com a Terra a pouca distância da superfície da Lua. A agência espacial indiana localizou o seu paradeiro este domingo, mas continua a não conseguir obter qualquer “sinal de vida” do outro lado.
A ideia tem por base uma técnica, chamada geoengenharia solar, e pretende reproduzir os efeitos de uma erupção vulcânica de larga escala, mas com partículas capazes de arrefecer a crosta terrestre.
ESA e NASA e outros parceiros internacionais pretendem provar que ter uma nave “dupla” que desvie asteroides no espaço é um método viável de defesa planetária.
Com 20 anos de experiência na área, a empresa portuguesa de tecnologia que já trabalhou com a NASA vai agora participar na modernização das diretrizes de referência da Agência Espacial Europeia.
O rover da Agência Espacial Norte-Americana ganhou um helicóptero que vai explorar, pelo ar, as paisagens marcianas. Se tudo correr bem, o Mars Helicopter vai ser a primeira aeronave a voar no planeta vermelho.