O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
Depois da falha técnica de sábado que impediu a manobra, a Soyuz MS-14 e o seu “tripulante” FEDOR voltam a tentar o acoplamento à Estação Espacial Internacional.
O estudo, levado a cabo pela Universidade de Coimbra, revela que é possível chegar a resultados energéticos eficientes “sem comprometer o conforto e a saúde dos seus ocupantes”.
Nem as sucessivas alunagens falhadas conseguem demover a ambição das três empresas privadas que querem deixar a sua marca na história da exploração da Lua.
A ESA está à procura de ajuda para explorar os territórios nunca antes analisados do satélite natural da Terra que, um dia, utilizar as cavernas para abrigar astronautas.
O decreto-lei que regula a criação de um sistema que prevê a recolha, registo e análise de informação na área da ciência e tecnologia foi aprovado, hoje, em Conselho e Ministros, com a intenção de melhorar o conhecimento do emprego científico e do emprego qualificado nas instituições de I&D portugue
Depois de se ter transformado no primeiro DJ espacial, Luca Parmitano está responsável por mais uma experiência a bordo da ISS: ver como microrganismos se desenvolvem no Espaço, mediante condições específicas.
A missão lunar indiana pretende fazer aterrar um veículo na superfície lunar pela primeira vez. A Índia poderá tornar-se o quarto país a aterrar na Lua.
O famoso Starman, ao volante do Tesla Roadster, foi lançado ao espaço no Falcon Heavy em fevereiro do ano passado, mas só irá aproximar-se da Terra em 2020.
Desde que chegou ao asteroide, a sonda OSIRIS-REx tem mapeado a sua superfície e chegou a hora de escolher o local onde vai recolher amostras da superfície.
Investigadores dizem ter descoberto um buraco negro “muito jovem”, datado de apenas 850 milhões de anos após o Big Bang. É igualmente apresentado como o mais distante identificado até agora.
A Europa e a Rússia apenas têm mais uma tentativa para corrigir as falhas do teste para cumprir o próximo deadline da missão a marte ExoMars, no próximo ano.
No entanto, a maioria dos participantes que testaram a tecnologia foram pessoas com ascendência asiática e europeia, não incluindo pessoas com a pele muito escura ou clara.
O robot Curiosity continua a cumprir o legado do Viking 1, a primeira sonda a chegar a Marte, numa história de mais de 40 anos de exploração no Planeta Vermelho.
A faculdade de Ciências e Tecnologia em parceria com a Universidade de Coimbra criaram sistema que identifica os trajetos menos expostos aos poluentes.