O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
Há muito mais para saber sobre a missão Apollo 11 do que as célebres palavras de Neil Armstrong. O Apollo in Real Time oferece uma visão imersiva com áudio, fotografias e vídeo de cada minuto de uma história com final feliz.
Dados técnicos, informação sobre o estado de saúde dos astronautas mas também conversas casuais e brincadeiras fazem parte das comunicações que foram mantidas entre a Apollo 11 e o comando central em Houston.
Apesar das provas científicas, há céticos que continuam a defender que a Apollo 11 não passou de uma montagem. Tal como alguns não acreditam que a Terra é redonda…
É na China que as crianças mais querem fazer do espaço o seu “escritório de trabalho”, ao contrário do que acontece nos Estados Unidos e no Reino Unido, onde ser youtuber é a profissão preferida.
À parte da bandeira dos Estados Unidos cosida por uma portuguesa ou do engenheiro alemão nazi que esteve por detrás do desenvolvimento do foguetão Saturn V, a missão Apollo 11 está recheada de outros pormenores. Já conhece estes?
A agência espacial assinou um contrato de cerca de 65 milhões de euros com a empresa Made In Space e espera que a nave espacial possa ser lançada a partir de 2022.
O fenómeno vai ser visível em Portugal a partir das 21h01 e deve terminar à 01h20 de quarta-feira. Existem algumas iniciativas para a sua observação em Lisboa e no Porto.
A 16 de julho de 1969, a missão Apollo 11 descolava para uma viagem à Lua e à história mundial. Longe de existir a SpaceX de Elon Musk e o seu Big Fucking Rocket, a “boleia” ficou a cargo do Saturn V, o maior e mais poderoso foguetão até à altura.
Através desta nova tecnologia, os cientistas poderão estudar as células ao longo do seu ciclo de vida, programando o sistema para capturar imagens ao longo de semanas.
As pegadas que Neil Armstrong deixou na Lua levaram tempo a preparar. A Apollo 11 foi antecedida por outras missões, com objetivos específicos, mas nem todas bem-sucedidas. Houve inclusive mortes, antes do final feliz a 20 de julho de 1969.
Em 1969 a chegada do primeiro homem à Lua foi a concretização de um objetivo que dividiu duas superpotências espaciais. Marte é o planeta que se segue para a NASA, e agora a concorrência é privada.
A medida que permite o aumento do número de bolsas de doutoramento financiadas pelos programas operacionais regionais do Portugal 2020 vai ser hoje apresentada.
No início do Workshop Quantum Computing "Are You Ready?", que decorre hoje em Lisboa, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior vai assinar a Declaração do Quantum (Cooperation Framework on Quantum Communication Infrastructure).
Nas instalações da Agência Espacial Europeia está a ser testado um robot quadrúpede que usa um ”andar dinâmico” para dar eficiência à caminhada, como fazem muitos animais. Este modo “saltitão” pode trazer vantagens à exploração espacial.
Uma equipa de investigadores concluiu que as propriedades do estranho objeto "são consistentes com uma origem natural", mas não consegue classificar o ‘Oumuamua como cometa ou asteróide.