O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
Os esquilos do ártico são animais capazes de hibernar até nove meses por ano, reduzindo tanto o metabolismo que a temperatura corporal pode cair para abaixo de zero, sem sofrer os efeitos colaterais normais, como congelar e perder massa muscular ou óssea.
O programa de aceleração está a apoiar 15 projetos, na edição Norte estão seis que podem trazer inovações disruptivas em diferentes áreas. Veja o mote de cada um.
O astrofotógrafo Miguel Claro tem a sua objetiva apontada ao cometa c/2022 E3 que está a fazer uma passagem rara próxima da Terra. As imagens captadas são impressionantes.
O Sample Transfer Arm é um braço robótico concebido para ser autónomo e robusto e tem como missão recolher os tubos de amostras deixados pelo rover Perseverance perto na Cratera de Jezero em Marte.
O bloco de gelo, com 1.550 quilómetros quadrados, desprendeu-se totalmente da Antártica no domingo passado. Os satélites de observação da Terra registaram tudo.
O lançamento da 2ª edição iniciativa 'Zero-G Portugal - Astronauta por Um Dia' vai realizar-se na Escola Secundária Diogo Gouveia, em Beja, e conta com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), Elvira Fortunato.
A nova “remessa” de satélites da SpaceX segue agora para o plano orbital que faz parte da segunda geração da rede Starlink. Ao todo, a empresa espacial de Elon Musk já colocou em órbita 3.773 satélites Starlink.
As hipóteses de atingir a Terra e causar problemas eram remotas, mas o asteroide 2023 BU foi protagonista de uma das passagens mais próximas de sempre do Planeta azul por um objeto deste género.
Estes pequenos robots combinam células cultivadas em laboratório, estruturas impressas em 3D e chips LED. Durante as experiências realizadas pelos cientistas da Universidade de Illinois, os eBiobots conseguiram atingir velocidades máximas de 0,83 milímetros por segundo: um novo recorde para os robot
O recém-descoberto asteroide, conhecido como 2023 BU, vai passar a cerca de 3.600 quilómetros acima da superfície do planeta, ou seja, 10 vezes mais perto do que os conjuntos de satélites de comunicação visíveis no céu.
Angola vai contar nos próximos três anos com um projeto de 550 mil dólares (505 mil euros) financiado pela NASA, agência espacial norte-americana, para apoiar políticas de combate à seca no sul do país.
Juntar dados, para tirar mais partido de tecnologias como a inteligência artificial e facilitar o acesso a informação potencialmente crítica no tratamento ou diagnóstico do cancro, é o objetivo de uma nova iniciativa europeia. Já arrancou e estará totalmente operacional até 2026.
Atualmente, as viagens a Marte demoram cerca de seis meses, mas o novo sistema de propulsão poderá acelerar o processo. A primeira fase de desenvolvente tem início ainda durante 2023.
O lançamento da missão Hera está previsto para outubro de 2024 e até lá a ESA tem uma série de desafios para superar. Este ano o principal é ter todos os elementos do modelo de voo integrados, para que comecem os testes da nave espacial.
Ontem foi anunciada a criação do Centro Tecnológico e Espacial de Santa Maria, nos Açores. Ricardo Conde, da Agência Espacial Portuguesa, defende que este ponto de acesso ao espaço vai criar o caminho para Portugal se posicionar no ecossistema espacial europeu e garante que os primeiros lançamentos
Cientistas descobriram novos indícios que podem ajudar a prever quando e onde poderá ocorrer a próxima erupção solar, um fenómeno que pode comprometer a segurança dos astronautas no espaço, interromper comunicações e provocar apagões elétricos.
É um valor recorde em descobertas do género, acreditando-se que a galáxia de onde se originou tenha existido quando o universo tinha apenas 4,9 mil milhões de anos.
Foi hoje anunciado a criação do Centro Tecnológico e Espacial de Santa Maria, nos Açores, localizado nos terrenos do antigo Cartódromo de Santa Maria, que é desde hoje propriedade da Agência Espacial Portuguesa. O investimento do ponto de acesso ao espaço é de 3 milhões de euros.
A comunidade científica não tem visto com bons olhos o impacto da constelação de satélites que a SpaceX está a instalar no espaço e alerta para os impactos para a ciência, uma consequência que a empresa de Elon Musk está a querer mitigar.
Até aqui, todos os lançamentos europeus eram feitos a partir da base espacial de Kourou, na Guiana Francesa, na América do Sul. A partir de 2024 poderão ser enviados satélites ao espaço na Suécia.
Segundo uma análise preliminar da Virgin Orbit, os motores do segundo estágio do LauncherOne desligaram-se prematuramente, ditando o fim da missão Start Me Up.
A equipa da D-Orbit em Portugal é responsável pela operação da frota de satélites da empresa de logística e transporte espacial e o SAPO TEK entrou na sala de controlo para ver como tudo se processa.