Os novos sites internet e a tecnologia que está a transformar a forma como acedermos à informação estão no SAPO TEK, assim como a inovação das empresas
Uma análise a 5.307 páginas de phishing revela que 1.784 dos links deixaram de estar ativos após 24 horas, com vários a serem removidos em poucas horas.
A Microsoft disse que registou tentativas de ciberataques a alvos ucranianos pelo Strontium, um grupo ligado ao Departamento Central de Inteligência da Rússia.
O Facebook diz que removeu uma rede com cerca de 200 contas a operar da Rússia, dedicadas a reportar falsamente pessoas por diversas violações da política de utilização da rede, incluindo discurso de ódios, bullying, para que os seus posts fossem retirados da rede social.
A Índia afirmou hoje ter sido vítima de um ataque cibernético por parte de hackers chineses contra a sua rede elétrica, perto da fronteira entre os dois países mais populosos do mundo.
O Centro Europeu de Prevenção e Controlo de Doenças acaba de divulgar o mais recente mapa da progressão das infeções por COVID-19, mostrando poucas diferenças em relação à última semana e com Portugal e outros países da Europa a vermelho.
A informação presente nos ficheiros expostos pelo grupo na Dark Web não estará relacionada com clientes, mas sim com o próprio negócio da empresa, tendo sido extraída dos sistemas que suportam o website e o cartão do Continente, assim como do website da Wells.
A Google vai introduzir novas ferramentas e configurações para tornar a navegação online mais segura. Para tal, a tecnológica criou o Guia da Privacidade, que ajuda os utilizadores, passo a passo, a fazer as suas opções de privacidade. Ferramenta chega em algumas semanas.
A Sonae MC disse hoje que o Continente Online e a aplicação do cartão Continente já foram repostos, depois de a empresa ter sido alvo de um ataque informático no dia 30 de março, segundo um comunicado.
A startup portuguesa Didimo revelou novas funcionalidades dos seus “humanos digitais”. Os utilizadores podem criar a sua representação no metaverso em poucos segundos, a partir de uma fotografia selfie.
A proposta é da autoridade europeia da concorrência e deve ser incluída na nova diretiva dos serviços digitais, que volta à discussão no final do mês, já na reta final de aprovação.
Nos Estados Unidos, um homem foi acusado de vender na Dark Web informação roubada a partir de serviços online populares, incluindo de streaming e transportes, recorrendo depois a métodos ilegais de transferência de criptomoedas na para esconder os valores obtidos ilegalmente.
A rede social afirma que a decisão não teve nada a ver com a sondagem feita por Elon Musk, o agora acionista maioritário do Twitter. Os testes vão começar nos próximos meses.
A Sonae MC espera retomar, “em breve”, os sites do Continente e da Wells, após o ataque informático, sublinhando não haver evidência de que os dados pessoais dos clientes tenham sido afetados.
Um mês depois do início das ofertas de Tarifa Social de Internet, o número de pessoas que já fez o pedido para este serviço junto dos operadores é muito reduzido. DECO e D3 apontam falhas na forma como a medida foi desenhada e dizem que não resolve os problemas das famílias mais necessitadas.
O regulador russo de comunicações, Roskomnadzor, exigiu hoje que a enciclopédia virtual Wikipedia ponha termo à "publicação de informação falsa" sobre o que Kremlin denomina "operação militar especial" da Rússia na Ucrânia.
De acordo com o hacker D4rk R4bbit, cujas denúncias terão levado à detenção de sete jovens alegadamente envolvidos com o Lapsus$ Group, os piratas informáticos agem de forma descuidada, no entanto, trabalham depressa, sendo difícil acompanhá-los.
Novas imagens captadas do espaço continuam a mostrar a devastação da guerra na Ucrânia, com foco na cidade de Bucha, onde foi escavada uma vala comum, acreditando-se que tenham sido sepultadas cerca de 150 vítimas dos confrontos.
A lista corresponde aos soldados da 64.ª Brigada Motorizada Independente do Exército Russo, que terá estado implicada no alegado massacre de civis naquela cidade.
A taxa de ataques financeiros fraudulentos online deu um salto de 233% entre 2019 e 2021, segundo a análise de 18 mil milhões de transações bancárias globais feita pela tecnológica portuguesa Feedzai, especializada em prevenção de fraude.
Na Rússia, o “êxodo digital” por parte de empresas tecnológicas estrangeiras terá aberto a porta a alternativas nacionais a plataformas como o Facebook ou YouTube e o governo do país não fica de fora do negócio.
A polícia de Londres detalha que um dos jovens detidos por envolvimento com o Lapsus$ Group, um adolescente de 16 anos, foi também acusado de “assegurar o acesso não autorizado a um programa” por meios informáticos.
A iniciativa de vender os NFTs é do ministério da transformação digital da Ucrânia e as imagens que contam a história da invasão, dia a dia, já angariou mais de 500 mil dólares que vão ser aplicados no esforço de guerra. Agora há uma oferta para os internautas que seguirem o Museu da Guerra.