A data para 2025 já está definida e o Web Summit decorre entre 10 e 13 de novembro, em Lisboa pois então! Paddy Cosgrave confessou que quer ficar em Portugal para sempre, a edição deste ano somou vários recordes - de participantes, de empresas, de investimento - e o vencedor do Pitch final é português. Podia ter-se pedido um melhor encerramento?
Na última sessão Rúben Dias subiu ao palco para uma entrevista inspiradora e recebeu um prémio das mãos de Carlos Moedas e de Paddy Cosgrave, em conjunto com uma série de elogios sobre o seu papel exemplar, a capacidade liderança e o facto de nunca desistir. "Obrigada pela tua liderança, pelo exemplo e mais do que isso por seres uma excelente pessoa", disse Carlos Moedas.
Os elogios foram também para o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, numa despedida de Paddy Cosgrave. "Obrigada ao presidente [Carlos Moedas] por ser um apoio para mim, obrigada a todos, bom regresso a casa e vemo-nos em Lisboa, em 2025".
O tema da Inteligência Artificial acabou por ser incontornável em todas as apresentações e debates, mas também nas conversas com as startups e empresas que este ano participaram no Web Summit. É o tema do momento, com mais ou menos entusiasmo, mas as conversas também se centram cada vez mais numa utilização ética, e na necessidade de estabelecer controles sobre a Inteligência Artificial e garantir a sua utilização "para o bem". Max Tegmark avisou mesmo que há uma corrida suicida entre a China e os Estados Unidos para atingir a AGI (Inteligência Artificial Geral) com forte possibilidade de se perder o controle.
Luis Montenegro anunciou em palco que o Governo quer criar um LLM português no primeiro trimestre de 2025, um anúncio que deixou meio mundo (ou mais) surpreendido e que levantou muitas questões que o gabinete da ministra da Juventude e Modernização veio esclarecer, destacando a importância da soberania da língua.
Logo no arranque a organização partilhou os números da edição de 2024, sempre impressionantes. Os bilhetes esgotaram e a organização contou a presença de 71.528, entre CEOS, startups, investidores, as delegações comerciais e os media, mas também com muito entusiasmo e energia, como fomos dando conta nos últimos dias. E no encerramento, mesmo depois de três dias intensos e muito networking, o calor e a paixão não faltaram para assinalar os últimos minutos do Web Summit 2024.
Veja as imagens
A cimeira tecnológica reuniu este ano participantes de 160 países, entre os dias 11 e 14 de novembro, com concentração na zona do Parque das Nações, onde o Altice Arena e a FIL acolhem a conferência desde 2016. A organização refere a presença de mais de mil oradores, mas também um milhar de investidores, e são estes que fazem "mexer o ponteiro" de quem procura financiamento para os seus projetos.
Dados revelados com o Crounchbase sobre financiamento indicam que em 2023 o valor levantado pelas empresas foi de 60,6 mil milhões e que 755 milhões foram dirigidos a empresas que participaram no Web Summit. A média de financiamento destas empresas é de 5,5 milhões anualmente, o que ultrapassa os valores médios da indústria.
No ano passado o Web Summit vacilou com o bloqueio que se seguiu às declarações de Paddy Cosgrave sobre os ataques de Israel na Palestina. O fundador da empresa afastou-se, foi nomeada uma nova CEO e várias empresas comunicaram que não estariam presentes no evento. Mas nos dias do evento o tema parecia estar ultrapassado, e este ano quando subiu ao palco, o empreendedor foi aplaudido como uma estrela de rock.
Apesar de ter confessado que em 2023 o evento quase colapsou, este ano Paddy Cosgrave diz que foi "o melhor de sempre", crescendo 30% em receitas para um máximo histórico e "lucros de 4 ou 5 milhões de euros".
O "mundo côr de rosa" das startups
O Web Summit ainda é o terreno das startups, este ano com números record e mais espaço. Até porque há menos grande empresas com stands e os pavilhões de países (com startups por dentro) são dominantes.
É difícil encontrar os projetos que mais se destacam entre os milhares de empreendedores que procuram aqui uma oportunidade. O SAPO TEK foi à procura de algumas das que se destacam entre as mais de 2.850 que este ano participam. Há ideias para todos os gostos, ou melhor dizendo, em todas as áreas, à procura de investimento, parcerias e networking, desde um rastreador inteligente de caixas de areia para gatos a uma espécie de horóscopo, mas com base científica. Pode ver tudo na reportagem, com vídeo.
Como já se esperava, a inteligência artificial destaca-se como o sector mais representado, mas vem acompanhada de perto por soluções de SaaS, fintech, healthtech e tecnologias limpas, numa verdadeira montra de inovação global.
Este ano, a presença de startups fundadas por mulheres atingiu 44%, a maior de sempre, reforçando a importância da diversidade na tecnologia e inovação, informou a organização.
Portugal surge com uma presença significativa, com cerca de 300 startups - incluindo 125 na delegação Road2WebSummit, que cresceu 10% em relação ao ano passado. A comitiva portuguesa destaca-se por soluções tecnológicas em áreas como IA, medtech, fintech e tecnologias ambientais. Muitas destas startups já operam internacionalmente e, juntas, captaram 37 milhões de euros em investimento, um crescimento expressivo de 176% em comparação com os valores de 2023, já tinha divulgado a Startup Portugal.
Os "pesos pesados" que sobem ao palco
No palco principal Brad Smith, presidente da Microsoft, é já uma presença habitual no Web Summit e nesta edição de 2024 voltou para falar da chegada da próxima revolução industrial, que já está em marcha e que é potenciada pela inteligência artificial generativa. É tempo de aprender com as lições do passado, disse, sem esquecer que alguns desafios não se colocaram em nenhuma das revoluções anteriores. O momento é comparável ao da 1ª revolução industrial, à chegada da eletricidade ou da computação pessoal, no impacto que as mudanças podem trazer a toda a sociedade. A grande novidade tem de ser a preocupação com o impacto ambiental.
A Alibaba, um peso pesado do ecommerce, fez-se representar no evento esta terça-feira pelo presidente Kuo Zhang, que apresentou em Lisboa um novo motor de busca para PMEs, potenciado por inteligência artificial generativa. O objetivo é ajudar pequenos negócios e novos projetos a fornecedores adequados às suas necessidades. Na oferta estão as propostas de quase 50 milhões de PMEs que vendem na plataforma de comércio eletrónico e informação de clientes e especialistas de mercado que, promete a empresa, vão dar a informação necessária aos pequenos negócios para serem “prós em qualquer coisa”.
No futuro a IA generativa pode tornar-se na interface com o utilizador nos dispositivos que mais usamos, sem termos de entrar em cada aplicação? Cristiano Amon, CEO da Qualcomm, veio ao Web Summit dizer que sim e partilhar exemplos de como vê isso acontecer no futuro. Um futuro onde o processamento de aplicações de IA estará cada vez menos só na cloud e cada vez mais nos equipamentos, abrindo o leque para uma nova geração de aplicações com IA generativa by design, e para experiências mais integradas e com menos passos.
E as empresas, como podem navegar nestas mudanças, mantendo-se competitivas, inovadoras e sem perderem competitividade? A mudança e disrupção tornaram-se como o nome do meio da empresa, destacando que é precisar saber os fundamentos das suas operações e como o mercado muda para poder servir os clientes, como sublinhou a CEO da Altice, Ana Figueiredo.
Amor declarado por Lisboa e uma fábrica de IA em Alvalade
Seria de esperar que o Web Summit fosse o local de todos os anúncios, mas a convocatória para a apresentação do AIHub falou mais alto e, desculpa Paddy, foi necessário abandonar o Oriente por algumas horas rumo a Alvalade para conhecer o novo espaço que integra também o AI Innovation Factory da Microsoft Portugal, local onde se vão desenvolver soluções e promover o ecossistema de inteligência artificial.
As novidades não se esgotaram em Lisboa, no norte do país, a cidade de Braga foi considerada a mais inovadora da Europa em 2024 (European Rising Innovative City). E Turim sucede a Lisboa no prémio de capital da inovação. O prémio atribuído a Braga, que foi revelado durante a Web Summit, deveu-se à promoção da inovação num cluster de tecnologia e indústrias criativas, com foco no desenvolvimento sustentável.
Enquanto isso, Carlos Moedas, o presidente da Câmara Municipal de Lisboa, fazia um balanço da Fábrica de Unicórnios: em três anos conseguiu “apanhar” 14 unicórnios que geraram 15 mil empregos. Este é um indicador-chave do sucesso da iniciativa, para o autarca.
No que diz respeito à lista de talks que o SAPO TEK assistiu, a promoção da IA para resolver problemas de estacionamento foi um dos destaques. A plataforma de visão computacional da Metropolis ajuda os condutores na experiência de pagamento sem paragens.
A IA continuou a ser o tema de outros assuntos, como o negócio do amor que tem sido transformado com a tecnologia de IA generativa. A CEO do Bumble deseja que as pessoas se sintam mais livres para serem elas próprias e expressarem o amor. No caso de Paddy Cosgrave, não precisou de uma aplicação para expressar o seu amor por Lisboa. Na sua conferência de imprensa, afirmou o desejo de manter o Web Summit em Lisboa para sempre. O ano sabático deu-lhe bastante em que pensar e para este ano a aplicação do evento é um ponto de partida para os meetups e não matchups, se é que entende.
Por fim, de Digit é o primeiro robot humanoide a operar no modelo Robots-as-a-service em armazéns de logística - Computadores - SAPO Tek, que pretende solucionar os problemas de logística nos armazéns, aliviando os trabalhos de carga pesada dos trabalhadores. E foi feita uma demonstração em palco onde o robot colocava roupa num cesto. Mas a máquina era tão lenta, que mais valia fazer a tarefa à mão.
Energia que chega de várias partes do mundo
Mas nem só de startups e talks se faz o Web Summit, e o SAPO TEK foi à procura da "voz dos visitantes" para tomar o pulso às opiniões e impressões. Todos procuram novas oportunidades, estabelecer contactos para eventuais negócios futuros e muitas startups, ao detetar a câmara e o microfone do SAPO TEK rapidamente saltaram para tentar vender o seu produto.
Da Polónia, Rússia, Noruega, Brasil, Portugal ou África do Sul, as pessoas com que o SAPO TEK se cruzou demonstraram energia contagiante, como pode ver no vídeo, fosse pelas conferências que assistiram, as novidades que conheceram, mas também pela cidade de Lisboa, onde não faltaram as sessões noturnas do Night Summit.
Os últimos "cartuchos" da edição de 2024
Depois de dois dias intensos e duas noites de Night Summit, a manhã começou com um grande anúncio da MEO Empresas, um programa que incentiva as empresas e startups a criarem soluções e serviços úteis para resolver problemas. Estas devem ser feitas a partir de APIs disponibilizadas pela MEO, que abrem portas à sua própria infraestrutura 5G. Os vencedores vão ganhar prémios monetários, a integração das suas soluções no ecossistema da MEO, servindo de catapulta ao mercado global, compatível com outras operadoras internacionais dentro do memorando da GSMA.
Numa interessante sessão no Web Summit, a Terminus Group pretende oferecer os primeiros wearables criados de raiz com base na inteligência artificial. Para tal revelou a assistente virtual de nova geração chamada HALI, que funciona como uma espécie de Super Agente de IA, integrando os variados agentes de inteligência que já utilizamos no quotidiano: conversação, interpretação do espaço, tradução, conselheiro financeiro, etc.
Esta IA “Superior” vai estar disponível na gama de wearables de luxo BUTTON que a empresa pretende lançar nos próximos meses, incluindo auriculares, óculos inteligentes, pulseiras, colares, robots companheiros e cockpits de automóveis, para apontar alguns. A empresa pretende oferecer uma nova categoria de produtos que chamou de Intelligent Luxury.
Para fechar em grande foi também revelado o vencedor do Pitch final, e é português. A Intuitivo é uma startup com soluções para os professores e é a terceira startup portuguesa a sair vencedora desta competição que representa o espírito das oportunidades do Web Summit, depois da Smartex, em 2021, e da Codacy, na última edição da conferência na Irlanda, em 2015, quando uma comitiva de 33 empresas se deslocou a Dublin para participar no Web Summit.
João Guimarães da Intuitivo, Raj Abhyanker com a GovGPT e Antonio Depina com a Scoutz, já tinham pisado o palco principal do Web Summit esta quinta-feira para darem a conhecer os seus projetos e responderem às questões do júri, que fizeram a sua apreciação, sendo que as ideias ficaram também sujeitas à votação do público, na app do Web Summit.
Muita IA em todo o lado
Em casa, no trabalho, em todo o lado, e isso inclui o amor. Estamos a falar da inteligência artificial, claro, neste caso em específico na inteligência artificial generativa, que segundo Lidiane Jones, CEO do Bumble pode vir a transformar o "negócio do amor", permitindo conexões mais autênticas e seguras, onde cada pessoa se sinta mais livre para ser ela própria.
Entretanto, já todos notámos que a inteligência artificial é a nova febre tecnológica, mas será sustentável? Entre apostas bilionárias e algum ceticismo, o futuro da IA pode não ser tão brilhante como parece, e resultar numa espécie de internet com um “desempenho” tipo Betamax, sugeriram Sarah Myers West, do AI Now Institute, e Bhavin Shah, da Moveworks.
Na talk “Recruiting or computing: How AI is transforming our workforce” fez-se uma viagem ao futuro do trabalho e ao papel da IA, onde o foco não está apenas na automatização e eficiência, mas também na capacidade humana de adaptação, inovação e liderança.
E o que podemos esperar como consumidores em termos de inteligência artificial para o próximo ano? Fedra Ribeiro, José Pedro Nascimento e Kanchan Ray responderam na talk “The 2025 Tech Prediction”. Para Fedra Ribeiro, os LLM vão crescer exponencialmente e integrar-se cada vez mais no nosso dia a dia, uma visão partilhada por José Pedro Nascimento, que acrescenta que dentro de três anos “já ninguém vai trabalhar sem um ‘copilot’ nas suas vidas”. Kanchan Ray acredita que o futuro passa por uma “hiper ultra personalização”. A IA vai transformar a experiência de cada utilizador ao ponto de ser "sobre cada um de nós", e não sobre a generalidade. “E devemos estar muito entusiasmados com isso”, rematou.
No encerramento do Web Summit foi também anunciado o vencedor do programa Road 2 Web Summit, promovido pela Startup Portugal. A startup Framedrop ganhou o prémio de 15 mil euros. A sua solução de IA é aplicada ao vídeo, gerando legendas automáticas e fazendo cortes dos melhores momentos para a partilha nas redes sociais.
O SAPO TEK acompanhou o Web Summit e pode seguir todas as notícias no dossier especial Web Summit 2024 e partilhar também as suas impressões ou novidades com a redação através do email geral@tek.sapo.pt.
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