Levar o seu serviço de TV por subscrição a toda a casa e a novos dispositivos, sem boxes ou fios adicionais, é o objectivo da Zon, que está a trabalhar numa tecnologia sem fios que o permita.
A empresa traz para casa o galardão "Aplicação do Ano", atribuído pelo público nos Mobile Premier Awards, uma competição de referência destinada a distinguir aplicações inovadoras para dispositivos móveis.
Os editores de aplicações baseadas em conteúdos, como jornais, vídeo e música, passam a poder disponibilizar as ofertas para iPhone, iPod e iPad sob a forma de subscrição, válida pelo período de uma semana, mês, ou ano, por exemplo.
O sector das telecomunicações continua a liderar a lista de pedidos de informação e reclamações dos consumidores, revelam os dados da Deco para 2010. Apesar de em menor número, estes contactos representam ainda cerca de 20% do total.
Apesar de a maioria saber que os preços das comunicações efectuadas a partir de outros países da UE baixaram, cerca de um terço dos europeus continuam a recear os custos em roaming, principalmente na utilização da Internet.
Os dados são da GSMA, que afirma que, no último ano, o número de ligações móveis HSPA cresceu cem por cento. Actualmente, o número de utilizadores da banda larga móvel ultrapassa os 400 milhões em todo o mundo.
Empresas como a Google ou a Apple deviam ajudar a custear as redes que suportam os serviços que geram grandes quantidades de tráfego e com os quais estas empresas lucram, defenderam as cinco maiores operadoras europeias.
A proposta é da Optimus, que acaba de anunciar o lançamento da primeira oferta nacional do género. Os vales pré-pagos asseguram à ligação à rede durante cinco semanas a preços mais atractivos que a subscrição semanal e podem ser usados como oferta.
As empresas concordaram em explorar potenciais áreas de cooperação, a primeira das quais o desenvolvimento de normas M2M, além de um projecto conjunto para melhorar a experiência de utilização do Wi-Fi em roaming.
Daqui a cinco anos os Estados Unidos querem ter uma infra-estrutura de banda larga de alto débito a cobrir todo o país. Posicionam o investimento como crítico na recuperação económica do país.
O sistema sofreu uma sobrecarga por não ter acessos diferenciados para o público e juntas de freguesias, mas a falta de aviso e informação dos eleitores também contribuíram, apurou o inquérito - que defende ainda o fim do número de eleitor.
A inovação e o investimento na implementação da rede de fibra óptica da Portugal Telecom mereceram hoje a distinção com um prémio atribuído pela associação de empresas da indústria.
O reforço da posição de Portugal no ranking do FTTH resultou do trabalho desenvolvido por três operadores, que aumentaram significativamente a angariação de subscritores da tecnologia: a PT, a Sonaecom e a Zon Multimédia.
O YouTube é o site mais popular entre aqueles que acedem à Internet em smartphones, sendo responsável por 17 por cento de todo o tráfego de dados gerado nas redes móveis, mas as redes sociais também apresentam um crescimento relevante.
A Comissão Nacional de Protecção de Dados considerou abusivo o acordo para partilha de dados pessoais, impressões digitais e perfis de ADN, assinado em 2009. E avisa que os EUA não protegem devidamente os dados que lhes são transmitidos.
Ainda é só o principio do fim dos endereços IPv4, mas Pedro Veiga, presidente da FCCN, defende que os Governos devem já apostar no upgrade compatível dos equipamentos, tal como as empresas, protegendo investimentos futuros.
Avaliando 14 casos internacionais, a Anacom divulgou hoje um estudo sobre a evolução das redes de nova geração, onde destaca a situação portuguesa, caracterizada pela dinâmica dos operadores, que já ligaram mais de 4 milhões de casas.
Embora o mercado de aplicações móveis esteja em franco crescimento, muitos utilizadores só usam os conteúdos que descarregam para os seus smartphones uma única vez.
As transportadoras aéreas podem ver-se obrigadas a transmitir os dados de todos os passageiros que chegam e partem da EU, caso seja aprovada a proposta de directiva apresentada pela Comissão Europeia.
O tráfego global de dados móveis deverá multiplicar-se por 26 nos próximos cinco anos, prevê a Cisco. Os tablets serão o dispositivo com mais crescimento, esperando-se que o tráfego de dados no segmento passe a ser igual a 205 vezes o actual.
A Uzo anunciou um novo tarifário. A proposta vai para chamadas a oito cêntimos por minuto, mas com condições. Desde o início do ano outros dois tarifários novos fizeram notícia.
A Anacom publicou a decisão preliminar sobre as compensações à Portugal Telecom pela prestação do serviço universal de comunicações. No documento justifica porque não deve a PT ser compensada pelos prejuízos acumulados até 2007.
A Anacom pretende divulgar ainda no primeiro trimestre uma decisão preliminar sobre a regulação das Redes de Nova Geração (RNG), mas esta será ainda sujeita a uma consulta pública.