MEO, NOS e Vodafone Portugal revelaram os planos para desligar o 3G, à semelhança do que está a acontecer em outras operadoras internacionais. Veja as respostas Às principais questões e o que precisa de saber para não ficar sem “rede”.
Foram vendidos 2,5 milhões de smartphones dobráveis entre janeiro e março, mais de 1 milhão na China, mas a tendência é que estes modelos ganhem cada vez mais popularidade em todas as regiões. Os fabricantes querem vender mais, em mais países, e o preço vai ser uma das estratégias.
Tudo a prontos para mais uma edição do NOS Alive, um festival de música sempre abraçada à tecnologia. Na edição deste ano não poderia faltar a inteligência artificial, uma solução criada pela NOS para medir o entusiasmo do público durante os concertos.
Desde 2017 quem viaja dentro da Europa pode continuar a usar o seu tarifário móvel sem receios de cobranças extra, a não ser que exagere nas comunicações. Para a maioria dos europeus estas regras são claras, mas ainda para os portugueses que, no entanto, num quarto das situações, excedem o plafond d
A Altice Portugal vai descontinuar a tecnologia 3G já a partir de 4 de setembro de 2023, contando que o processo esteja concluído a 31 de janeiro de 2024.
O Ministério Público (MP) pediu hoje a redução da coima de 829.000 euros aplicada à MEO por infrações ao serviço universal de oferta de cabines telefónicas públicas e considerou “incompreensível” o tempo que o processo demorou na ANACOM.
Na análise preliminar que a Anacom fez sobre o cumprimento das regras que determinavam o fim das ofertas que violam a neutralidade de rede, como as Zero-rating, foram respeitadas pelas principais operadoras do mercado. Mas as novas ofertas apresentam maior volume de dados, a um preço superior.
A Vodafone anunciou que vai começar a desativar a sua rede de terceira geração dentro de um ano, prometendo uma transição suave e gradual para o 4G e 5G.
A empresa pública angolana de telecomunicações Angola Telecom não será privatizada, pelo menos para já, disse à Lusa o ministro da tutela, salientando que está em jogo "a defesa do interesse nacional".
A GSMA estima que existam mais de cinco mil milhões de smartphones antigos, algures perdidos em gavetas um pouco em todo o mundo. As maiores operadoras globais assinaram um acordo para retirá-los da circulação e reciclá-los.
Tome atenção a contactos feitos por pessoas que se identificam como sendo colaboradores e auditores da Anacom para fins de obter vantagens, como contratos de prestação de serviços de comunicações eletrónicas.
A MEO está a celebrar os 15 anos da marca, lançada em 2008, e tem uma série de ofertas para os seus clientes mais fieis. Oferta de dados ilimitados e um convite para que troquem a box TV por uma Smart TV fazem parte das propostas.
Não é devido ao IVA zero mas em maio a Anacom indica que os preços das telecomunicações não registaram subidas face ao mês de abril. Já na comparação anual há a registar um aumento de 4,2%, ainda assim a média fica abaixo do Índice de Preços ao Consumidor.
As assinaturas de 5G estão a crescer "em todas as regiões do mundo" e as estimativas apontam que atinjam os 1,5 mil milhões no final deste ano, de acordo com o estudo Ericsson Mobility Report hoje divulgado.
Na revisão anual dos preços praticados pela MEO para os serviços de TDT, o regulador Anacom afirma que não encontrou indícios de incumprimento da transparência, não discriminação e a orientação dos preços para os custos.
A atualização do SIRESP e da rede 112, a aquisição e operacionalização de bodycams para as forças de segurança e a modernização do sistema eleitoral vão concentrar os investimentos do MAI em tecnologia. A inteligência artificial vai ser usada nos serviços de emergência, proteção civil incluída.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, defendeu hoje que a restrição ou proibição de fornecedores chineses das redes móveis de quinta geração (5G) é importante para a salvaguarda da segurança nacional.
A Huawei acusou hoje a Comissão Europeia de “juízos discriminatórios” quando concluiu serem justificadas e adequadas as restrições a si aplicadas por 10 países da União Europeia (UE), que a consideraram fornecedora de alto risco para redes 5G.
O mais recente relatório acerca da implementação das medidas da Toolbox do 5G indica que, apesar do progresso feito pelos Estados-Membros do 5G, há um “claro risco” de fazer perdurar a dependência de fornecedores de alto risco no mercado interno, deixando recomendações para mitigar esta situação.
A Comissão Europeia considerou que as medidas adotadas por 10 Estados-membros da União Europeia (UE) para restringir ou banir fornecedores de alto risco das redes móveis de quinta geração (5G), como Huawei e ZTE, “é justificada e adequada”.
Segundo os mais recentes dados da Anacom, relativos ao primeiro trimestre de 2023, há mais 200 mil clientes residenciais de serviços de alta velocidade em local fixo face ao total de 2022, somando 3,6 milhões.
A China disse hoje esperar que Portugal adote políticas “racionais” e “autónomas”, após um órgão consultivo do Governo português ter deliberado a exclusão de facto de empresas chinesas do desenvolvimento das redes de quinta geração (5G).