O Governo aprovou hoje, "em leitura final", o decreto-lei que cria o mapa das coberturas das redes de comunicações eletrónicas fixas e móveis, um instrumento "fundamental" que permite saber onde há Internet.
A Anacom fez um balanço dos últimos nove meses do período de regime de exceção que proibia a suspensão de serviços de telecomunicações. Houve menos pessoas a beneficiar da proteção dos clientes.
Com a popularização dos telemóveis e, mais tarde dos smartphones, as cabines telefónicas públicas foram desaparecendo, sendo substituídas por novas opções mais modernas, como acontece em Nova Iorque, ou ainda por iniciativas mais "fora da caixa".
Segundo o Índice de Preços do Consumidor, os preços das telecomunicações aumentaram 1,4% em Portugal durante o mês de abril. Já em relação ao período homólogo do ano passado, o aumento foi de 3,3%.
Segundo dados partilhados pela APRITEL referentes a abril, baseados nos cálculos do EUROSTAT, Portugal assume o segundo lugar na descida dos preços de banda larga fixa, atrás da Eslovénia, que continua a liderar reduções.
A China criticou hoje a decisão “infundada” do Canadá de excluir as gigantes chinesas das telecomunicações Huawei e ZTE da infraestrutura 5G, em nome da segurança nacional.
A decisão era esperada e não surpreende a fabricante que, no entanto, a considera política e resultante da pressão dos Estados Unidos. Os operadores de telecomunicações vão ter um máximo de cinco anos para remover todos os equipamentos Huawei e ZTE das suas redes.
Os dados monitorizados pela plataforma TendersTool mostram que MEO, NOS e Vodafone foram as empresas que mais venderam ao Estado no primeiro trimestre, nas áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação.
Daqui a cinco anos os gastos com compras digitais pagas juntamente com a fatura dos serviços de telecomunicações vão ascender a 74 mil milhões de dólares, mais 37% que o previsto para este ano. Os jogos, assentes em serviços cloud sobre 5G, serão um dos grandes apelos ao consumo.
A DECO Proteste realizou uma avaliação da qualidade das redes 4G através da aplicação QualRede, usando a avaliação de 56 mil utilizadores, reunindo os resultados das velocidades de download e upload, e outros parâmetros.
Espera-se que o cabo submarino Equiano, cuja amarração acontecerá até ao dia 23 de maio, esteja pronto a operar no final de 2022, trazendo novas oportunidades para Portugal e beneficiando consumidores, empresas e o setor público.
A Anacom apresentou dados sobre o estado das comunicações em Portugal e a comparação com a União Europeia, alinhando-se com a APRITEL na partilha dos bons resultados do sector a nível internacional.
No Dia Mundial das Telecomunicações, a APRITEL salienta o desempenho de Portugal no sector das telecomunicações, sendo colocado nos lugares cimeiros a nível internacional.
Sem rede não há serviços de Internet e sem os incentivos certos, os operadores não têm forma de continuar a desenvolver as suas infraestruturas na medida necessária para assegurar necessidades que vão continuar a crescer, alerta um estudo da GSM Association.
Em 2017 a CNPD deixou de fiscalizar o cumprimento das condições de segurança do armazenamento de dados por parte das operadoras de telecomunicações por considerar que a lei dos metadados colocava em causa a Carta dos Direitos Fundamentais da UE.
O regulador fez o levantamento de 623 territórios que vão recorrer a financiamento público para atualizar as suas infraestruturas de telecomunicações para capacidade muito elevada.
Altice, NOS e Vodafone Portugal estiveram em sintonia nos principais temas que afetam o sector das comunicações e nas críticas ao regulador e à forma como se olha para a regulação em Portugal, que põe em causa a sustentabilidade e a competitividade das empresas.
Na sua intervenção na conferência APDC, o Ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos salientou a posição privilegiada de Portugal na passagem dos cabos submarinos de dados. Mas deixa o recado que as metas do 5G são para cumprir.
Desde janeiro até à data, foram atendidas mais de 5,8 milhões chamadas e desde que o uso da máscara deixou de ser obrigatória, as chamadas à linha SNS 24 disparou.
As vantagens oferecidas pelo 5G representam um catalisador para tecnologias como a Internet of Things (IoT), permitindo um grande aumento do número de equipamentos conectados, numa rede mais robusta, estável e fiável.
O Tribunal do Conselho Administrativo de Defesa Económica (CADE) condenou os operadores pelo facto de o consórcio que formaram para um leilão para a contratação de serviços de transmissão de dados "ter prejudicado o ambiente competitivo e o desempenho de outros intervenientes no mercado".
A Altice e a NOS admitiram que não estão a salvo de sofrerem um ataque informático como o que atingiu a Vodafone Portugal no início deste ano. Os CTOs das três operadoras destacaram porém a necessidade de colaboração da indústria e mostraram estar alinhados para proteger as redes.