O consumo de serviços de mensagens instantâneas e de chamadas de voz pela internet entre os internautas portugueses está acima da média europeia. Estes não são os dois únicos serviços online onde isso se verifica, mas são aqueles onde a utilização é mais expressiva ou mais cresceu.
A Vodafone vai aumentar o preço dos seus serviços a um máximo de 7,8%, juntando-se à MEO e NOS que também já cobram mais pela sua oferta. A NOWO é a única que vai manter os valores praticados.
A NIS 2 e a Diretiva CER vão refrescar as regras para empresas e entidades públicas em matéria de cibersegurança e resiliência de redes críticas. Mais entidades passam a estar no âmbito da nova regulação, que quer blindar a Europa a ataques que abalem a economia ou a sociedade.
(2ª atualização) Terminava ontem o período de "experimentação grátis" que as operadoras móveis tinham definido para o 5G. A Vodafone e a MEO já confirmaram que vão estender o prazo até 31 de março e a NOS também.
Segundo os mais recentes dados do mercado cabo-verdiano para as comunicações eletrónicas, o país recuperou o crescimento em 2% face a 2021, depois de quebras sucessivas de utilizadores nos últimos anos.
A falha está a afetar a estabilidade das chamadas telefónicas para clientes empresariais da Vodafone. Segundo a operadora, as equipas técnicas estão já a tomar medidas para resolver o problema.
O segmento tem sido animado por campanhas de descontos agressivas e programas de trocas, que não só fazem descer o preço dos equipamentos novos, como contribuem para aumentar largamente a oferta disponível de modelos em segunda-mão, que passaram a valer mais.
Os altímetros de cerca de 1.000 aviões nos Estados Unidos estão a registar as frequências erradas, fora das permitidas pelo regulamento. A FAA deu um prazo até 1 de fevereiro de 2024 para as empresas resolverem o problema.
A proposta já está sob escrutínio da Comissão Europeia. Deutsche Telekom, Vodafone, Orange e Telefónica querem formar uma joint-venture e tomar as rédeas da publicidade direcionada que chega aos utilizadores móveis, com um sistema mais claro de consentimento.
A Televisão Digital Terrestre está em casa de quase 40% das habitações principais dos portugueses e em mais de metade das segundas habitações. Um estudo da Anacom revela outros detalhes sobre quem continua fiel ao sinal aberto e gratuito de televisão.
Pode estar para breve, o lançamento de uma consulta pública sobre uma nova taxa a aplicar a empresas como a Google e o Facebook pelo tráfego de internet que geram nas redes dos operadores. Várias entidades têm lançado alertas sobre o risco da medida. A Euro-IX, com representação portuguesa, foi a úl
O projeto que nasceu para unir os esforços dos pequenos operadores no Brasil e facilitar o acesso a licenças 5G converteu-se agora num MVNO, que já junta mais de 70 operadores regionais e que quer tirar mercado aos operadores de rede, sobretudo no interior do país.
As empresas que asseguram atualmente o funcionamento da rede SIRESP vão continuar, a partir de 01 de janeiro, a garantir a operação do sistema até à entrada em vigor dos novos contratos, que aguardam visto do Tribunal de Contas.
A MEO, NOS e Vodafone ainda não começaram a cobrar pelo 5G, que está há um ano em "experimentação grátis" para os clientes. Das seis operadoras licenciadas há 3 que ainda não avançaram no terreno, mas 2023 promete ser um ano de reforço também da rede de fibra e cabos submarinos.
Várias marcas têm planos para reforçar, ou passar a ter, oferta de smartphones dobráveis. Mais oferta vai gerar mais concorrência e obrigar os fabricantes a baixarem preços em 2023, que deve terminar com 22,7 milhões de equipamentos vendidos.
Está em consulta pública a possibilidade de serem disponibilizadas ao mercado mais subfaixas na frequência dos 700 MHz, que podem ser usadas para vários fins, nomeadamente assegurar ligações M2M e IoT.
Só na próxima década deverão ser lançadas 250 missões à Lua, impulsionando uma economia geradora de cerca de 100 mil milhões de euros. A ESA integra várias iniciativas lunares e quer alargar o convite a mais participantes.
O Governo espanhol vai encaixar mais 36 milhões de euros com a concessão de licenças 5G, um valor bem inferior ao previsto e que fecha as contas de investimento em licenças por parte dos maiores operadores locais em mais de 1,5 mil milhões de euros.
Foi hoje aprovada em Conselho de Ministros a Estratégia Nacional para a Conetividade em Redes de Comunicações Eletrónicas de Capacidade Muito Elevada 2023-2030. Concurso público para cobertura de "áreas brancas" vai avançar no primeiro trimestre.
As promoções referentes ao Black Friday fizeram os preços descer 0,5% face ao mês anterior, mas na comparação do período homólogo do ano de 2021, o regulador registou um aumento.
O próximo ano voltará a ser de crescimento acelerado das redes 5G e da base de utilizadores a tirar partido destas redes de comunicações móveis, revela um novo estudo.
Um dos equipamentos em desenvolvimento na nova câmara limpa do Instituto de Telecomunicações (IT) e do Instituto Superior Técnico (IST) deverá seguir para o espaço já em 2023, a bordo do ARIANE 6.
A Altice Portugal já fez o pedido de renovação da licença e agora a Anacom tem seis meses para fazer a avaliação do processo. Cadete de Matos adianta porém que há alternativas no satélite e até na rede móvel e fibra, sublinhando que o país não pode ficar refém de uma empresa.
O negócio de compra da Nowo pela Vodafone Portugal ainda está a ser avaliado pela Autoridade da Concorrência e a Anacom está a preparar o parecer que deve ser entregue até final do ano. Cadete de Matos admite que um dos pontos é a garantia de que o espectro do 5G é usado para a finalidade definida n