Timor-Leste e a Alcatel Submarine Network assinaram um contrato para a instalação de um cabo submarino com 600 quilómetros, que vai dar acesso ao país internet de maior velocidade e redução de custos. O investimento foi de 37 milhões de euros.
Uma das grandes apostas para a expansão dos serviços de banda larga por satélite da SpaceX de Elon Musk é África. Já havia acordo com Moçambique para fazer chegar os serviços da Starlink ao país, agora há também com a Nigéria.
Depois da proposta do Governo, várias entidades já se pronunciaram sobre a questão e o Sindicato dos Magistrados do Ministério Público (SMMP) manifestou hoje dúvidas se a nova proposta de lei de acesso aos metadados das operadoras de telecomunicações para fins de investigação criminal contempla ou n
A NOS e o Trojan Horse was a Unicorn (THU) vão criarum laboratório sensorial e comportamental 5G em Lisboa, estando também previsto um "roadshow em várias universidades" portuguesas.
O diploma do Governo que estabelece as regras de utilização dos metadados para fins de investigação criminal contempla o acesso à “data da chamada, grupo data/hora associado, serviço e número chamado”, entre outros elementos.
As reclamações no setor das comunicações registaram uma quebra de 30% no primeiro trimestre, face a igual período de 2021, para 27,5 mil, "mantendo-se em valores próximos" do período pré-pandémico, divulgou hoje a Anacom.
A Anacom avança que a diminuição deveu-se em grande parte à redução do tráfego fixo-fixo. Também se verificaram reduções nos tráfegos fixo-móvel, nacional para números curtos e números não geográficos, e internacional de saída.
O Governo aprovou hoje, "em leitura final", o decreto-lei que cria o mapa das coberturas das redes de comunicações eletrónicas fixas e móveis, um instrumento "fundamental" que permite saber onde há Internet.
A Anacom fez um balanço dos últimos nove meses do período de regime de exceção que proibia a suspensão de serviços de telecomunicações. Houve menos pessoas a beneficiar da proteção dos clientes.
Com a popularização dos telemóveis e, mais tarde dos smartphones, as cabines telefónicas públicas foram desaparecendo, sendo substituídas por novas opções mais modernas, como acontece em Nova Iorque, ou ainda por iniciativas mais "fora da caixa".
Segundo o Índice de Preços do Consumidor, os preços das telecomunicações aumentaram 1,4% em Portugal durante o mês de abril. Já em relação ao período homólogo do ano passado, o aumento foi de 3,3%.
Segundo dados partilhados pela APRITEL referentes a abril, baseados nos cálculos do EUROSTAT, Portugal assume o segundo lugar na descida dos preços de banda larga fixa, atrás da Eslovénia, que continua a liderar reduções.
A China criticou hoje a decisão “infundada” do Canadá de excluir as gigantes chinesas das telecomunicações Huawei e ZTE da infraestrutura 5G, em nome da segurança nacional.
A decisão era esperada e não surpreende a fabricante que, no entanto, a considera política e resultante da pressão dos Estados Unidos. Os operadores de telecomunicações vão ter um máximo de cinco anos para remover todos os equipamentos Huawei e ZTE das suas redes.
Os dados monitorizados pela plataforma TendersTool mostram que MEO, NOS e Vodafone foram as empresas que mais venderam ao Estado no primeiro trimestre, nas áreas de Tecnologias de Informação e Comunicação.
Daqui a cinco anos os gastos com compras digitais pagas juntamente com a fatura dos serviços de telecomunicações vão ascender a 74 mil milhões de dólares, mais 37% que o previsto para este ano. Os jogos, assentes em serviços cloud sobre 5G, serão um dos grandes apelos ao consumo.
A DECO Proteste realizou uma avaliação da qualidade das redes 4G através da aplicação QualRede, usando a avaliação de 56 mil utilizadores, reunindo os resultados das velocidades de download e upload, e outros parâmetros.
Espera-se que o cabo submarino Equiano, cuja amarração acontecerá até ao dia 23 de maio, esteja pronto a operar no final de 2022, trazendo novas oportunidades para Portugal e beneficiando consumidores, empresas e o setor público.
A Anacom apresentou dados sobre o estado das comunicações em Portugal e a comparação com a União Europeia, alinhando-se com a APRITEL na partilha dos bons resultados do sector a nível internacional.
No Dia Mundial das Telecomunicações, a APRITEL salienta o desempenho de Portugal no sector das telecomunicações, sendo colocado nos lugares cimeiros a nível internacional.
Sem rede não há serviços de Internet e sem os incentivos certos, os operadores não têm forma de continuar a desenvolver as suas infraestruturas na medida necessária para assegurar necessidades que vão continuar a crescer, alerta um estudo da GSM Association.
Em 2017 a CNPD deixou de fiscalizar o cumprimento das condições de segurança do armazenamento de dados por parte das operadoras de telecomunicações por considerar que a lei dos metadados colocava em causa a Carta dos Direitos Fundamentais da UE.