A capacidade de ligação de rede do Web Summit foi um dos motivos que fez com que a conferência se mudasse para Lisboa e este ano a Altice Portugal voltou a reforçar a infraestrutura no Altice Arena e na FIL.
Um ano depois de ter sido adquirida pela multinacional espanhola Gigas, a ONI inicia agora uma nova fase com uma campanha de reposicionamento e uma imagem renovada.
A segurança e a privacidade são os dois principais motes da Diretiva adotada esta sexta-feira pela Comissão Europeia, que vai impor novas regras aos fabricantes de equipamentos com conectividade wireless.
O presidente executivo da Altice Portugal afirmou hoje que, apesar do leilão 5G ter terminado, os processos judiciais, as impugnações e os processos junto da Comissão Europeia continuam, porque a operadora tem a "convicção plena" que tem razão.
A Nowo foi uma das empresas que participou no leilão do 5G e investiu 70 milhões de euros para poder ter serviços móveis, mas a operadora também quer investir mais na rede fixa.
Alexandre Fonseca, CEO da Altice Portugal, defende que, ao contrário do que a Anacom tinha dado a conhecer ainda ontem, a responsabilidade pelo arranque dos serviços 5G em Portugal pertence ao regulador e não aos operadores.
As operadoras têm confirmado que estão prontas para avançar com o 5G e do lado da Anacom a garantia é que "nas próximas semanas" serão cumpridos os regulamentos e procedimentos para atribuição das licenças.
Cadete de Matos tinha prometido no final do leilão tornar público de quem era a responsabilidade do arrastamento do leilão. O presidente da Anacom lembrou os ataques de que foi alvo e diz que se vai manter nesta missão. "Nunca ponderei demitir-me".
Terminou ontem o mais longo leilão de que há memória para licitação do espectro de comunicações, um processo envolto em polémica e contestação mas que cumpre objetivos de garantir mais concorrência no mercado e mais do que duplica o encaixe para o Estado com as licenças do 5G.
Depois de 1.727 rondas e mais de 9 meses, está concluído o Leilão 5G. Seis empresas adquiriam espectro e o encaixe potencial para o Estado é de 566,8 milhões de euros.
O regulador das comunicações dos Estados Unidos ordenou a expulsão do mercado norte-americano de uma unidade da China Telecom, uma das três maiores operadoras de telecomunicações estatais da China, apontando preocupações com a segurança nacional.
As licitações da fase principal totalizaram hoje 478,936 milhões de euros. A totalidade do leilão, que inclui a fase reservada a novos entrantes, resulta num encaixe potencial de 563,287 milhões de euros.
Hoje, as licitações da fase principal do leilão do 5G registaram uma subida de mais de 5,8 milhões de euros. Sem fugir à tendência que se tem vindo a verificar, o interesse dos operadores voltou a centrar-se na categoria J da faixa dos 3,6 GHz.
Em setembro, Portugal manteve-se na lista dos países da Europa com maiores descidas de preços nas comunicações, ocupando o sétimo lugar no que diz respeito aos serviços em internet fixa.
Durante um recente debate na Assembleia da República, António Costa afirmou que a longa duração do leilão, que ainda não tem um fim claro à vista, está a atrasar significativamente o desenvolvimento de redes de quinta geração móvel em Portugal, criticando a atuação da Anacom.
O grupo de hackers conhecido como LightBasin, que apresenta ter ligações à China, conseguiu infiltrar-se nas redes de 13 operadoras de telecomunicações diferentes ao longo de dois anos.
A solução Small Factor Pluggable (SFP) duplo pretende revolucionar a forma como as redes de fibra ótica são implementadas, duplicando a sua capacidade, para “servir o dobro dos clientes”.
O encaixe potencial com as licenças de 5G continua a crescer e já ultrapassa os 527 milhões. Hoje as licitações cresceram 5,28 milhões e as faixas dos 3,6 GHz continuam a dominar o interesse, valorizando já 670%.
A questão está na base de um regulamento onde se define a metodologia de cálculo de custos com a prestação do serviço e que a Anacom está a desenvolver. Para já abriu espaço para o envio de contributos e sugestões.
A marca da Altice Portugal afirma que, através do Smart Start, os clientes poderão ver as gravações automáticas numa experiência melhorada e mais eficaz. As novas funcionalidades estarão disponíveis numa primeira fase nas tradicionais MEO Box.