Entre os dias 9 e 12 de janeiro, Las Vegas transformou-se no palco para a inovação tecnológica. A CES fechou a edição deste ano com números recorde, entre mais de 4.300 expositores, incluindo mais de 1.400 startups vindas de todo o mundo no Eureka Park, avança a organizadora CTA (Consumer Technology Association).

Para lá do número de visitantes, com mais de 135.000 pessoas, também se batem recordes nos prémios de inovação da CES, que este ano, receberam mais de 3.000 submissões, em grande parte devido à abertura de uma nova categoria dedicada à inteligência artificial.

A IA foi certamente uma das tendências que marcaram a feira de tecnologia em Las Vegas, mas há mais para descobrir e, à medida que a organização planeia o regresso em 2025, aproveitamos para destacar algumas das principais inovações que não deixaram ninguém indiferente este ano.

Nos televisores, as propostas de ecrãs transparentes das gigantes sul-coreanas Samsung e LG deram que falar. Por um lado, o protótipo da Samsung, baseado em tecnologia MicroLED funde os conteúdos apresentados com o mundo real, com imagens que se transformam numa espécie de hologramas “flutuantes”.

Veja o vídeo

Ao contrário do protótipo da Samsung, o modelo desenvolvido pela LG já tem data de chegada marcada, neste caso, antes do final de 2024, e afirma-se como o primeiro televisor OLED wireless de ecrã transparente da marca, com uma dimensão de 77 polegadas e display com resolução 4K.

TCL aperfeiçoa tecnologia NXTPAPER e importa mais qualidade para ecrãs de tablets e da nova série de smartphones
TCL aperfeiçoa tecnologia NXTPAPER e importa mais qualidade para ecrãs de tablets e da nova série de smartphones
Ver artigo

Dos televisores e hologramas passamos aos ecrãs para smartphones e dispositivos móveis, uma área onde a TCL mostrou a evolução da sua tecnologia NXTPAPER, que será integrada em dois novos tablets e que promete uma maior proteção e conforto para a vista, sem comprometer a qualidade da imagem.

Os smartphones que dobram a 360 graus, como o In&Out Flip, fazem parte da visão da Samsung para o futuro dos ecrãs flexíveis. Além dos designs dobráveis, a divisão da tecnológica sul-coreana especializada em ecrãs aproveitou para levar na “mala” para a CES painéis enroláveis, incluídos em equipamentos como o Rollable Flex ou o Flex Hybrid.

Mas houve também espaço para demonstrar soluções com ecrãs OLED flexíveis para automóveis, como o Flex Note Extendable, concebido para otimizar a experiência de visualização dos passageiros tendo em conta o conteúdo que está a ser reproduzido.

Veja o vídeo

A propósito de automóveis, a área da mobilidade foi uma das que teve maior expressão na feira em Las Vegas, avança a CTA, apontando para mais de 600 expositores. Este ano não faltaram propostas inovadoras para carros: da Volkswagen que vai trazer um chatbot alimentado por tecnologia GPT aos seus automóveis ao automóvel conceptual Afeela controlado por um comando da PS5.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

A Hyundai, através da sua divisão Supernal, especializada em mobilidade aérea avançada, apostou em grande no seu “táxi voador” S-A2, numa evolução do veículo eVTOL apresentado originalmente em 2020 na CES.

Com espaço para um piloto e quatro passageiros, o veículo atingiu o mais recente marco no roadmap para comercialização Se tudo correr como planeado, o S-A2 deverá chegar ao mercado em 2028, depois de atingir os níveis de segurança necessários para a aviação comercial.

Clique nas imagens para ver o S-A2 com mais detalhe

IA, gaming e novas experiências com realidades mais “aumentadas”

Uma das áreas onde a presença da IA se fez sentir com mais “força” foi a da computação. Da Acer à Dell, sem esquecer a Asus, HP, e Razer, as fabricantes reforçaram a sua aposta nos novos processadores da Intel que trazem suporte para novas experiências alimentadas por esta tecnologia.

Os mais recentes chips Intel Core Ultra estão também presentes na MSI Claw, a consola de videojogos portátil criada pela MSI para ser a próxima “rival” da ROG Ally da Asus ou da Legion GO da Lenovo.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Ainda no gaming, a Asus Republic of Gamers mostrou a linha ROG Phone 8, com dois modelos alimentados pelo processador Snapdragon 8 Gen 3 da Qualcomm, que são mais leves e mais pequenos do que a geração anterior.

Veja o vídeo

A par da aposta nos smartphones, e até em acessórios com um toque “retro” para quem tem saudades da experiência de escrever num teclado QWERTY físico, há quem quer ir mais além, como a rabbit com o r1, o seu “companheiro de bolso” alimentado por IA.

O conceito deste pequeno gadget tem algumas parecenças com o AI Pin da Humane, no entanto, a startup fundada por Jesse Lyu toma uma abordagem diferente, sobretudo no uso de IA, com a utilização de um  Large Action Model (LAM) próprio.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

À medida que a Apple se prepara para lançar o muito aguardado Vision Pro nos Estados Unidos, o mundo dos headsets e óculos de realidade aumentada, virtual e mista têm vindo a ganhar mais dimensão.

A Sony foi uma das marcas que aproveitou a feira em Las Vegas para “levantar o véu” em relação a uma das suas novas criações nesta área. Ainda não tem um nome oficial, mas o seu headset de eXtended Reality (XR) traz um ecrã OLED de resolução 4K, seis câmaras e outros sensores, para reconhecimento espacial.

Novo Headset XR Sony para profissionais

Entre as novidades da TCL na CES 2024 inclui-se também uma versão lite dos óculos de realidade aumentada RayNeo X2, que usam o processador Snapdragon AI 1 para fazer tradução em tempo real e apresentar indicações de navegação por voz, e que poderão chegar ao mercado no terceiro trimestre de 2024.

TCL RayNeo X2
créditos: TCL

A acessibilidade não ficou esquecida na CES 2024. O headset desenvolvido pela .lumen funciona como uma espécie de “cão-guia” virtual para ajudar quem não consegue ver a navegar pelo mundo e espera-se que chegue ao mercado durante a segunda metade deste ano.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

Como já é habitual, a CES costuma também ser palco para inovações tecnológicas mais “fora da caixa” e este ano os robots mais “simpáticos” estiveram em destaque, entre propostas para dar uma ajuda no lar ou a cuidar dos amigos de quatro patas.

Escovas de dentes que “falam” com quem as usa, almofadas inteligentes para quem ressona e brinquedos sexuais incluem-se entre os gadgets mais curiosos, que pode ver na galeria que se segue, mas quem ganharia o prémio de mais bizarro? Provavelmente o Augmental MouthPad^, que funciona como uma espécie de trackpad, mas para a boca.

Clique nas imagens para ver com mais detalhe

O SAPO TEK esteve a seguir tudo o que se passou na CES 2024, com os principais anúncios que marcam tendências para este ano e os próximos, mas também os gadgets mais curiosos que sempre surgem nestas feiras. Acompanhe tudo no dossier da CES 2024.