Chegou ao fim mais uma edição da CES 2025, com mais um grande ano de inovação, com milhares de produtos mostrados durante toda a semana. A organização já tinha partilhado os números para este ano, onde mais de 3.500 produtos foram registados para os prémios de inovação. E dos 4.500 expositores, 1.400 era startups a mostrar os seus produtos, enquanto 1.100 oradoras estiveram presentes em 300 sessões de conferências, abordando temas com a inteligência artificial sempre no centro.

No encerramento do evento, a organização da CES destacou alguns dos países “campeões da inovação”, onde inclui Portugal, ao pé de pesos pesados como os Estados Unidos, Reino Unido e França. Esta honra é atribuída a nações com uma capacidade de trabalho qualificado diversificado em diversas áreas, ligação de banda larga rápida e um clima amigável para atrair empreendedores, assim como abertura para novas tecnologias como Web 3.0, veículos autónomos e blockchain.

Mas sendo um evento onde os produtos de consumo são os protagonistas, foram mostradas muitas novidades baseados em inteligência artificial, saúde digital, mobilidade avançada, assim como tecnologia de sustentabilidade, acessibilidade, computação quântica, que foram algumas das principais tendências para este ano, que o SAPO TEK acompanhou num especial.

Foi na edição deste ano que chegaram algumas das tecnologias de ponta a produtos finais, que anteriormente apenas tínhamos visto como protótipos e modelos conceptuais. É o caso da LG que lançou o primeiro televisor com ecrã transparente no mercado dos Estados Unidos. Ou a Lenovo que revelou o primeiro computador portátil com ecrã enrolável a chegar ao mercado em breve, o ThinkBook Plus Gen 6 Rollable.

Veja os computadores apresentados pela Lenovo:

Por falar em televisores e ecrãs, a Samsung abriu portas a um novo formato de ecrãs OLED 4K de 27 polegadas e Asus e a MSI já têm as suas propostas de gaming. A LG procurou ir noutra direção e refrescou o seu portfólio com novidades mais encurvadas e com resoluções até 5K. A Hisense, que também apostou em novos modelos de televisores MicroLED mais acessíveis, mostrou sua nova estratégia na área das cidades inteligentes, condução e equipamentos médicos. Já a linha de televisores da Samsung há modelos com a novo formato de áudio 3D, o Eclipsa Audio, criado em parceria com a Google.

As principais fabricantes de computadores portáteis mostraram no evento os seus novos produtos, sobretudo atualizados com os novos processadores da Intel e AMD, assim como o poderoso GPU RTX 4050 da Nvidia. Entre as marcas que apresentaram todo um alinhamento de novos computadores portáteis encontram-se a Acer, a Lenovo, Asus, HP e a LG. Foram muitos os portáteis, mas pode ler um apanhado dos mais poderosos e inovadores computadores apresentados.

Na CES foram também mostradas as novas consolas portáteis Legion Go S e Legion Go 2 Prototype da Lenovo e a Nitro Blaze 8 e o Nitro Blaze 11 da Acer. Esta última com um gigantesco ecrã de 11 polegadas. A Nvidia, que atualmente tem na inteligência artificial o negócio que a catapultou para as tecnológicas mais poderosas, apresentou um supercomputador de IA para utilização de secretária, para investigadores e programadores. Veja bem as imagens porque se trata de uma caixinha muito pequenina.

A LG apresentou um leque de novidades diferenciadoras baseadas em IA, como um sistema de vasos de jardim modulares, para decorar a casa com flores decorativas. Ou um projetor que mais parece uma ventoinha, que lhe deu entrada direta para o nosso especial de gadgets mais estranhos vistos na CES 2025. A lista inclui mesmo algumas propostas curiosas, como uma máquina de café com desumidificador, que aproveita a água da atmosfera para preparar a bebida ou uma colher que simula o gosto do sal em comidas mais insonsas para enganar o cérebro.

Estes são os gadgers mais estranhos da CES:

Já a Razer deu a conhecer o Project AVA, um treinador de IA para melhorar performance competitiva nos eSports. O sistema de inteligência artificial promete ainda melhorar a performance dos computadores automaticamente. No campo da mobilidade, a BMW revelou o seu novo sistema iDrive, que projeta gráficos 3D e realidade aumentada em toda a área do para-brisas do automóvel para ajudar os condutores a manterem-se atentos.

No campo das aplicações, há o projeto francês Cryptors in the City, que mistura arte de rua com inteligência artificial e códigos de videojogos para dar vida a personagens interativas. A ideia é dar mais contexto aos turistas sobre histórias dos locais, contadas por figuras históricas interativas. A Quantiq Zenbox é uma aplicação de exercícios de respiração assistido por inteligência artificial, utilizando apenas a câmara do smartphone.

Robots fofos e curiosos circularam pela CES:

Os robots não poderiam faltar na CES e são sempre novidades que não deixam ninguém indiferente. Há alguns com aspeto humanoide assustadoramente reais, outros que são bichinhos fofinhos que servem de amigos de companhia. A Sony também revelou um novo sistema de headset de realidade virtual para criadores de conteúdos e animadores, que capta o mundo real com grande detalhe. O motociclo Skyrider X1 é anfíbio, capaz de se deslocar em qualquer cenário, por terra, água e ar.

Por fim, para quem gosta de wearables, listámos algumas das propostas mostradas na CES, incluindo anéis inteligentes, headset para usar na água, smartwatches, óculos com IA, bandas para monitorizar o sono e ainda uns auscultadores em vez de darem música limpam os ouvidos com esguichos de água.

Novos wearables apresentados na CES: