2022 foi um ano histórico para a NASA. Para fechar o ano, a agência espacial norte-americana reuniu todos os momentos que marcaram os últimos 12 meses num vídeo especial. “Uma nova geração, a geração Artemis, está preparada. Preparada para fazer com que a Humanidade volte à Lua e para levar-nos mais longe do que nunca: para Marte”, realça Bill Nelson, administrador da NASA.
Veja o vídeo
A 16 de novembro a missão Artemis I partiu para o Espaço, com o foguetão SLS (Space Launch System) a dar “boleia” à cápsula Orion. A missão não tripulada, que passou pouco mais de 25 dias a orbitar a Lua, regressou à Terra a 11 de dezembro, pousando no Oceano Pacífico, depois de uma reentrada bem-sucedida na atmosfera terrestre.
Clique nas imagens para recordar o regresso da cápsula Orion
Com a primeira das missões cumpridas, a NASA tenciona levar astronautas para a órbita da Lua na missão Artemis II em 2024 e para a sua superfície na Artemis III, prevista para o final de 2025. Ao serem cumpridas as três fases iniciais, serão realizadas missões adicionais, que incluem o desenvolvimento da estação espacial Gateway, começando com a Artemis IV, em 2027, onde a SpaceX terá um papel de relevo.
Recorde os momentos mais importantes da Artemis I
Já de olhos postos em Marte, o rover Perseverance continuou a sua missão de exploração em busca de sinais de vida antiga no planeta, acompanhado pelo helicóptero Ingenuity que, ainda este mês, bateu um novo recorde de altitude nos voos.
Em outubro, a NASA e a ESA (Agência Espacial Europeia) chegaram a uma decisão sobre o local onde o Perseverance vai deixar um conjunto de tubos com as amostras da superfície marciana para serem recolhidos e enviados para a Terra, seguindo os planos do Mars Sample Return Program.
Veja o vídeo
Este ano foi alcançado um novo marco na defesa planetária. A missão DART conseguiu alterar a órbita do asteroide Dimorphos, demonstrando, pela primeira vez na História da humanidade, que foi possível alterar a órbita de um objeto celeste.
Veja as imagens da missão DART captadas pelo satélite LICIACube
Depois de serem reveladas as suas primeiras imagens, as visões captadas pelo telescópio espacial James Webb continuam a impressionar, entre Júpiter e Marte, galáxias, exoplanetas, “tarântulas” cósmicas e um “berçário” de estrelas.
Clique as imagens para recordar as imagens captadas pelo telescópio James Webb
Recorde-se que, recentemente, a NASA também partilhou algumas das melhores imagens das experiências científicas realizadas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) ao longo de 2022.
Clique nas imagens para mais detalhes
Este ano a tripulação da ISS dedicou-se a uma variedade de experiências: do estudo do impacto da microgravidade no corpo humano a testes com materiais, passando ainda por caminhadas espaciais para instalar novos painéis solares.
A NASA não foi a única a assinalar os melhores momentos de 2022 e a ESA revelou uma coleção das imagens que marcaram os últimos 12 meses, que pode recordar na galeria que se segue.
Clique nas imagens para mais detalhes
Pergunta do Dia
Em destaque
-
Multimédia
Imagens de satélite mostram impacto das cheias em Espanha e ajudam a salvar vidas -
App do dia
O seu telefone é “esperto” o suficiente? A app Geekbench AI quer servir como tira-teimas -
Site do dia
Tem boa capacidade de observação? Então tente encontrar as personagens em i-Spy -
How to TEK
4 dicas rápidas para tirar partido do iPad e tornar-se mais produtivo
Comentários