Todas as notícias do mundo da tecnologia ao minuto, as tendências e as novidade das empresas e os novos lançamentos de produtos e soluções das principais fabricantes.
Durante a Cebit, a Motorola adiantou aos jornalistas que o lançamento do seu primeiro telemóvel iPod foi adiado, mas que está a trabalhar em vários terminais compatíveis com a iTunes da Apple, alguns dos quais poderão armazenar até oito horas de música.
Segundo o anunciado, a fabricante passará a integrar o conselho de administração da Blu-ray Disc Association, o consórcio para a promoção deste formato de futura geração de DVDs, encabeçado pelas empresas Sony e Matsushita.
Conhecida na Europa pela forte presença no mercado de notebooks, a Toshiba vai alargar horizontes e entrar no mercado de telemóveis, que já comercializa no Japão. O acordo com a Vodafone prevê modelos 3G exclusivos para 4 zonas do globo.
A Juniper calcula que no final de 2005 o mercado mundial de jogos móveis chegue aos 5,6 mil milhões de dólares, num crescimento de 78%. A prazo as previsões são mais optimistas com o peso dos mercados emergentes e proliferação dos títulos multijogador.
A estratégia de software de colaboração ditou a compra da Groove Networks, anunciou hoje a Microsoft. A empresa vai também contratar o dono da companhia, Ray Ozzie, célebre pela criação do Lotus Notes e especialista nesta área.
A fabricante já está a comercializar a linha de processadores de 64 bits para portáteis Turion, rival directa dos Pentium M da Intel, que permitirá alargar a presença da AMD no segmento de mercado que mais tem crescido nos últimos anos.
O phishing e a devassa da vida privada por meios informáticos foram dois tipos de crimes com crescimento significativo em 2004, de acordo com números da Polícia Judiciária. A pedofilia e as cópias ilegais deram também origem a várias investigações.
Até ao final do ano, o Media Center 2005 marcará presença num total de 30 mercados, traduzido em 17 línguas. Entre o conjunto de 20 novos países que acolherão a versão mais recente deste software da Microsoft encontra-se Portugal.
A CeBIT é o palco escolhido pela Motorola para apresentar dois novos equipamentos 3G, que acompanham o lançamento de outros equipamentos móveis, todos focados na imagem e na facilidade de edição e impressão.
A IBM e a Lenovo conseguiram sinal verde do órgão regulador americano que analisa aquisições de empresas estrangeiras a entidades americanas. Esta era a última aprovação que as empresas aguardavam para completar o negócio.
A conjugação de vários dados recolhidos levam a empresa de estudos de mercado In-Stat a concluir que no ano de 2005 as redes domésticas de suporte a equipamentos multimédia atingirão os 50 milhões de lares, crescendo este número para 200 milhões em 2009.
A partir deste ano é regra. O dia que antecede a abertura oficial de portas da CeBIT é marcado por uma conferência de líderes que este ano conta com Viviane Reding, Comissária europeia para a Sociedade da Informação.
Num acordo considerado estratégico para as duas empresas, a T-Systems e a KPN decidiram combinar os seus serviços de comunicações e de Tecnologias da Informação, o que abrange a partilha de infra-estrutura de rede na Europa.
A Retek é o novo alvo da Oracle, que pretende impedir que esta passe para as mãos da SAP. A empresa alemã ofereceu 8,5 dólares por acção pela companhia americana, uma proposta que a Oracle cobre disponibilizando-se a pagar mais 0,5 cêntimos por acção.
O presidente da Microsoft aproveitou um auditório de 400 participantes para explicar como vê a Microsoft o futuro das comunicações nas empresas e apresentar novas soluções de colaboração em tempo real.
Alguns dos intervenientes que ontem se reuniram na Gulbenkien para discutir a e-Educação deixaram transparecer o seu cepticismo quanto à introdução da disciplina de TIC no final da escolaridade obrigatória, havendo mesmo quem a considerasse "aberrante".
Ao longo dos últimos seis meses a Europa vem assumindo um peso cada vez mais significativo na tabela de regiões responsáveis pelo envio de spam. No topo da lista estão países como França, Reino Unido ou Espanha.
Em 2004 a Reditus saiu do vermelho e registou lucros de 9,4 milhões de euros, que comparam com 2,6 milhões de euros negativos no ano anterior. A empresa, que também melhorou o EBITDA, pretende manter o foco na prestação de serviços em outsourcing.
A Nokia anunciou hoje que o seu smartphone 6630 é o primeiro equipamento do mundo a concluir com sucesso o recente programa de certificação do GCF, para 3G WCDMA. A certificação garante a boa interoperabilidade entre rede e dispositivo.
Noventa por cento dos serviços públicos da UE têm já presença online e diz o último relatório da CE que 40% estão totalmente online. Portugal acompanha a média e obtém uma pontuação de 68% na sofisticação dos serviços.
Os vírus entraram definitivamente no mundo dos telemóveis. Depois do Cabir, as empresas de segurança identificaram agora o "CommWarrior", um código malicioso que se propaga através de ligações Bluetooth mas também por mensagens MMS.
Com uma facturação de 55,9 milhões de euros em 2004, a SAP Portugal pretende crescer 4 por cento em 2005, identificando como áreas estratégicas a Administração Pública, o sector financeiro e as pequenas e médias empresas.
Em resultado da parceria, existirão ao todo sete packs diferentes que possibilitam o registo, alojamento e administração de sites, tanto a utilizadores domésticos como a profissionais, com custos mensais associados entre um e 15 euros.
Dois novos worms contemplam mais uma vez a aplicação de instant messaging da Microsoft. O aviso parte da empresa de segurança Trend Micro que classifica as duas ameaças, em propagação nos Estados Unidos e Ásia, como de médio risco.