Todas as notícias do mundo da tecnologia ao minuto, as tendências e as novidade das empresas e os novos lançamentos de produtos e soluções das principais fabricantes.
A Telefónica está a planear o lançamento de uma plataforma online de conteúdos digitais. A ideia é criar concorrência à Apple e aos restantes actores bem sucedidos neste campo.
A ONG pede às principais tecnológicas que façam das alterações climáticas uma oportunidade de negócio. No âmbito da iniciativa pede ainda que as empresas apoiem o acordo de Kyoto, que passará à próxima fase em Dezembro.
Arrancou hoje a maior feira de tecnologia do mundo. A CeBIT não passou ao lado da crise como é possível notar pela redução do número de expositores. São 4.300. Oito são portugueses.
Na sua quarta edição, o programa destinado a reduzir a burocracia para os cidadãos e para as empresas apresenta cerca de 200 medidas, algumas delas continuando iniciativas de anos anteriores.
Em causa está a nomeação de João Couto para a presidência da Associação dos Operadores de Telecomunicações. O administrador da Vodafone faz-se acompanhar ainda por membros da PT, da ONI e da Zon, que se estreia na direcção da Apritel.
O VoIP continua a ganhar terreno na rede fixa. Em Dezembro representava 2,3 por cento do total de chamadas feitas no trimestre, número corresponde a 15 milhões de comunicações.
O Ministério da Educação deu esta semana início à instalação de 6.000 quadros interactivos nas escolas públicas com 2.º e 3.ºciclos do ensino básico e com ensino secundário.
O responsável já comunicou que não pretende renovar contrato com a organização não governamental, pelo que abandonará as funções que exerce no ICANN desde 2003.
O processo está entrar na fase final e a acusação lança as suas últimas tentativas. No 10º dia foi pedida a prisão dos responsáveis pelo Pirate Bay e reforçadas as acusações de violação de copyright.
A fabricante anunciou um novo pacote de serviços online para cloud computing, o Business Productivity Online Suite. A oferta estará disponível para Portugal e promete reduções acentuadas nos gastos das empresas em TI.
Segundo a União Internacional das Telecomunicações, dois terços das subscrições de contratos móveis provêm das regiões mais pobres do mundo. A nível europeu, a Suécia é o país mais desenvolvido no que se refere às TIC.
A empresa vai pedir à Anacom que transforme a sua licença de operadora de serviços móveis para grupos fechados numa licença semelhante às da TMN, Vodafone e Optimus.
Os números da PriceMinister mostram que os produtos da Apple são os mais falsificados no sector das tecnologias. No total, o volume de contrafacção nesta área aumentou 170 por cento no ano passado.
No total foram 1.031.904 as candidaturas recebidas até aqui, informou o executivo num comunicado onde explica que 70 por cento já possui o portátil solicitado.
A TMN foi a primeira a avançar, estando os novos preços já em vigor. As concorrentes Vodafone e Optimus só mexem nos valores a partir da próxima quinta-feira.
Dezassete empresas portuguesas vão aproveitar o Brokerage event para explorar novas oportunidades de negócio na CeBIT. A iniciativa vai desencadear 131 reuniões de negócios.
Os resultados do primeiro inquérito do INE à utilização de TIC nos hotéis em Portugal revelam que mais de 80% dos estabelecimentos oferece acesso à Internet aos clientes, enquanto 65% aceita reservas online.
A estação de Carnaxide anunciou a compra de 40% da Lisboa TV à Zon Conteúdos, o que lhe garante a totalidade do capital da empresa que detém a SIC notícias.
A conclusão é da IDC que prevê um aumento de meio ponto percentual nos investimentos deste ano. A Gartner vai mais longe e prevê mesmo que o mercado de semicondutores entre em quebra até ao próximo ano.
No quarto trimestre fiscal, o lucro da fabricante caiu 48 por cento, para os 351 milhões de dólares, quando em igual período de 2007 a empresa arrecadava 679 milhões. A queda no consumo justifica os resultados.
Em causa está a alegada violação de oito patentes por parte da fabricante de dispositivos de navegação por satélite, três das quais relacionadas com o kernel Linux.
O novo plano de acção governamental pretende reflectir as mudanças que ocorreram tanto ao nível do mercado do software livre como no que diz respeito à postura do executivo britânico face às TIC.