O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
A iniciativa tem a colaboração da Portugal Space, CNES e Ciência Viva, numa parceria com a França para realizar ações educativas relacionadas com o espaço.
O impacto do que se acredita ser parte da missão lunar chinesa Chang'e 5-T1 não será visível da Terra, mas a sua observação a partir do Espaço também não será uma tarefa fácil e, de acordo com a NASA, identificar a cratera gerada pela colisão "poderá levar semanas ou meses.
À medida que o conflito evolui e que são aplicadas sanções à Rússia, incluindo no setor tecnológico e espacial, há dúvidas em relação ao futuro da Estação Espacial Internacional e os planos da NASA para mantê-la ativa até 2030 podem estar em causa.
Durante semanas, ESA e NASA acreditaram na forte probabilidade de um asteroide vir a chocar com a Terra já no próximo ano, sem hipótese de defesa. A ameaça foi, entretanto, descartada, mas as agências espaciais não ganharam para o susto, “confessam” agora.
O Governo quer criar o Gabinete Técnico dos Açores para o Espaço, tendo em vista agilizar "benefícios fiscais atrativos, incentivos estimulantes e resposta rápida ao investimento"
A ESA divulgou uma imagem fascinante que mostra, pela primeira vez, uma colisão cósmica e consequente fusão de três galáxias. O momento arrebatador foi registado pelo telescópio Hubble.
O Centro de Controle de doenças europeu acaba de divulgar o mapa da progressão das infeções por COVID-19, mostrando que na Europa Ocidental continua pontada a vermelho escuro, o nível mais grave.
A Parallel Systems quer criar uma alternativa mais sustentável aos camiões de carga e está a apostar na otimização do transporte ferroviário com um novo sistema de carruagens autónomas.
A falta de chuva na Peninsula Ibérica está a arrastar várias zonas de Portugal e Espanha para risco de seca extrema muitos meses antes do verão, elevando o perigo de incêndios, como mostram as imagens captadas pelos satélites Copernicus.
O unicórnio português que começou o seu projeto na incubadora da Universidade de Aveiro acaba de fazer um protocolo de cooperação com a instituição para desenvolver iniciativas como laboratórios de ensino e apoio a estágios.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês acredita que o objeto que está em rota de colisão com a Lua não pertence ao país. Já Bill Gray, o astrónomo responsável pela descoberta, defende que a China confundiu duas missões com nomes semelhantes.
Uma equipa de investigadores liderada pelo IAstro traçou o mais completo perfil dos ventos de Vénus paralelos ao equador no lado noturno, ficando mais perto de explicar a interligação entre duas “características infernais” do planeta.
Dados obtidos através da missão Gaia ajudaram um grupo de cientistas a descobrir mais um evento importante na evolução da Via Láctea, a fusão com Pontus. As conclusões resultam de uma verdadeira caça às pistas no rasto das estrelas, detalhada e mapeada.
Novas observações revelam que a erupção do Hunga Tonga projetou cinza e gás para a mesosfera, a 58 quilómetros de altitude no seu pico. Cientistas acreditam que se trata de um novo recorde desde que os fenómenos são acompanhados por satélite.
Portugal estará representado pelo ministro da Ciência, Tecnologia e do Ensino Superior, Manuel Heitor, e pelo presidente da agência espacial portuguesa Portugal Space, Ricardo Conde.
A Comissão Europeia acaba de avançar com a adoção de duas propostas de desenvolvimento para o sector espacial que pretendem reforçar a competitividade nesta área estratégica.
Desenvolvido por cientistas das universidades de Harvard e de Emory, este peixe artificial biohíbrido, criado a partir de células estaminais humanas derivadas de músculos cardíacos, poderá ajudar os investigadores a desenvolver uma nova plataforma que permitirá um estudo mais aprofundado de condiçõe
Bill Gray, astrónomo que descobriu a nova trajetória do objeto, admite que, afinal, o que vai colidir com o lado oculto da Lua em março é na verdade um módulo do foguetão Long March 3C que levou a missão lunar chinesa Chang'e 5-T1 para o Espaço em 2014.
Jared Isaacman, o multimilionário que comandou a missão Inspiration4, anunciou o Programa Polaris, que pretende utilizar as viagens espaciais para levantar fundos e chamar a atenção para as causas mais importantes na Terra. Na primeira viagem de três previstas, está planeado o primeiro passeio civil
Captado durante a madrugada do dia 7 de fevereiro, um novo vídeo demonstra dois objetos, que se acreditam pertencer a um satélite da constelação Starlink e que se desintegram progressivamente.
Elon Musk fez uma atualização da Starship, a nave espacial que um dia quer transportar humanos para marte. Cada voo custará menos de 10 milhões de dólares e o foguetão poderá ser utilizado a cada 6 a 8 horas.
A investigação juntou três cientistas à procura de sinais de vida extraterrestre em comunicações de rádio. Não foi identificado nenhum registo suspeito, mas se isso se deve ao facto de a busca ter sido feita na frequência errada, podem ser exploradas novas opções em breve.