O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
Uma bola de fogo passou na madrugada de segunda-feira pelo céu no sul de Portugal, a uma velocidade de 227.000 quilómetros por hora, onde a luz, provocada por um meteorito, acabou por se extinguir.
A missão histórica correu como planeado, num processo longo e meticuloso de atracagem da missão Crew-1 à Estação Espacial Internacional e a abertura da escotilha, mas os astronautas da NASA e da JAXA já estão a bordo para uma estadia de 6 meses.
Ainda faltam algumas horas para a equipa de quatro astronautas da Crew Dragon chegar à Estação Espacial Internacional, completando a primeira missão comercial tripulada oficial da SpaceX e da NASA. São mais de 27 horas de caminho e até há tempo para dormir.
A Fundação para a Ciência e a Tecnologia inaugurou hoje, no âmbito do projeto RCTS 100, a capacitação da rede interna da UBI. Foi também assinado o protocolo para a instalação de um Centro de Competência em Computação Avançada, ao abrigo da iniciativa INCoDE.2030.
Recolham-se os nevoeiros e limpem-se os céus de nuvens, que o clímax do espetáculo de meteoros das Leónidas está marcado para esta madrugada. E se as janelas lá de casa derem para um horizonte desimpedido e sem luz, perfeito.
Quatro astronautas partiram esta madrugada com sucesso do Kenedy Space Center em Cabo Canaveral e estão a caminho da Estação Espacial Internacional na primeira missão oficial tripulada da Crew Dragon, desenvolvida pela empresa de Elon Musk.
O lançamento da Crew-1 estava previsto para ontem mas teve de ser novamente reagendado devido aos ventos fortes no Cabo Canaveral, onde está localizado o kKenedy Space Center da NASA. A SpaceX confirma agora que há 50% de probabilidades de conseguir lançar a missão hoje.
A Rede académica nacional aumentou a cobertura da fibra ótica dedicada ao ensino e investigação para a comunidade letiva. A UTAD passa a integrar a Rede Nacional de Computação Avançada.
Cientistas conseguiram, pela primeira vez, detetar plumas de dióxido de azoto de navios a partir “dos céus”. Os dados recolhidos pelo satélite Sentinel-5P da rede Copernicus foram os principais protagonistas.
No início de outubro, a primeira tentativa de lançamento da missão GPS III-SV04 teve de ser abortada segundos antes de o Falcon 9 levantar voo. Em questão estava uma anomalia no motor detetada pelo computador do foguetão.
O primeiro-ministro apontou hoje a Ciência como "uma verdadeira arma" contra a ignorância e o populismo e afirmou que nunca como hoje norteou as decisões políticas no contexto da pandemia da COVID-19.
A Deep Space Station 43, o sistema de antenas que comunica com a Voyager 2, está em manutenção desde março. No final de outubro, os engenheiros decidiram voltar a testá-lo. Após uma espera de 34 horas, a sonda deu sinal de que tinha recebido a mensagem e executou todos os comandos enviados sem qualq
Desde que começou a operar, passaram pela ISS 240 pessoas, incluindo 18 astronautas da Agência Espacial Europeia que viveram e trabalharam no posto avançado orbital. Veja o vídeo dos últimos 20 anos em 60 segundos.
O sistema atingiu uma percentagem de fiabilidade superior a 98% nas análises conduzidas à tosse de pacientes com um diagnóstico médico confirmado de COVID-19. No caso dos pacientes assintomáticos, a inteligência artificial alcançou a marca dos 100%.
Para assinalar a época mais assustadora do ano, o Observatório Europeu do Sul revela uma das imagens mais “sinistras” da sua coleção: a Nebulosa da Caveira. A NGC 246 é também conhecida como primeira nebulosa planetária com um sistema estelar triplo hierárquico no seu centro.
Depois de uma aterragem que não correu como planeado, a sonda Philae da missão Rosetta acabou por “adormecer” para sempre. No entanto, deixou pistas valiosas para os cientistas da ESA que conseguiram identificar um novo marco no seu atribulado percurso pelo cometa 67P.
Embora os cientistas já tivessem encontrado concentrações da molécula ciclopropenilideno em nuvens de gás e poeira espacial entre sistemas de estrelas, nunca a tinham detetado numa atmosfera como a de Titã. A descoberta ajudará a NASA a preparar a missão Dragonfly que está prevista para 2027.
A sonda OSIRIS-Rex recolheu uma quantidade de amostras do asteroide Bennu muito superior àquela que a NASA esperava, fazendo com que algum do material recolhido “escapasse” para o Espaço.
A competição europeia de lançamento de rockets realizou-se pela primeira vez em Portugal mas já há data marcada para repetir em 2021. Os lançamentos de foguetões tiveram lugar no Portugal Air Summit, todos com sucesso.
A NASA dá agora a conhecer uma das mais recentes descobertas acerca da Lua, feita através do “observatório voador” SOFIA, e que representa um importante contributo para a preparação da chegada de astronautas ao satélite natural da Terra em 2024.