O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
O lançamento da missão Hera está previsto para outubro de 2024 e até lá a ESA tem uma série de desafios para superar. Este ano o principal é ter todos os elementos do modelo de voo integrados, para que comecem os testes da nave espacial.
Ontem foi anunciada a criação do Centro Tecnológico e Espacial de Santa Maria, nos Açores. Ricardo Conde, da Agência Espacial Portuguesa, defende que este ponto de acesso ao espaço vai criar o caminho para Portugal se posicionar no ecossistema espacial europeu e garante que os primeiros lançamentos
Cientistas descobriram novos indícios que podem ajudar a prever quando e onde poderá ocorrer a próxima erupção solar, um fenómeno que pode comprometer a segurança dos astronautas no espaço, interromper comunicações e provocar apagões elétricos.
É um valor recorde em descobertas do género, acreditando-se que a galáxia de onde se originou tenha existido quando o universo tinha apenas 4,9 mil milhões de anos.
Foi hoje anunciado a criação do Centro Tecnológico e Espacial de Santa Maria, nos Açores, localizado nos terrenos do antigo Cartódromo de Santa Maria, que é desde hoje propriedade da Agência Espacial Portuguesa. O investimento do ponto de acesso ao espaço é de 3 milhões de euros.
A comunidade científica não tem visto com bons olhos o impacto da constelação de satélites que a SpaceX está a instalar no espaço e alerta para os impactos para a ciência, uma consequência que a empresa de Elon Musk está a querer mitigar.
Até aqui, todos os lançamentos europeus eram feitos a partir da base espacial de Kourou, na Guiana Francesa, na América do Sul. A partir de 2024 poderão ser enviados satélites ao espaço na Suécia.
Segundo uma análise preliminar da Virgin Orbit, os motores do segundo estágio do LauncherOne desligaram-se prematuramente, ditando o fim da missão Start Me Up.
A equipa da D-Orbit em Portugal é responsável pela operação da frota de satélites da empresa de logística e transporte espacial e o SAPO TEK entrou na sala de controlo para ver como tudo se processa.
A Inner Cosmos é uma das concorrentes da Neuralink, de Elon Musk. A solução da empresa consiste num pequeno implante coclear que, segundo a própria, é capaz de reequilibrar a atividade neuronal dos pacientes através de estimulação cerebral.
A agência espacial russa Roscosmos anunciou hoje que enviará a nave espacial Soyuz MS-23 à Estação Espacial Internacional (EEI) em 20 de fevereiro para substituir a Soyuz MS-22, na qual foram detetados danos no casco externo.
O financiamento do European Research Council assegurado pelo investigador da Universidade de Coimbra será aplicado no projeto Liquid3D, que tem como objetivo dar uma maior liberdade de design aos cientistas, permitindo a impressão de circuitos eletrónicos futuristas.
A NASA realça o contributo das medições realizadas pelo satélite ERBS, que, graças a um dos seus instrumentos, permitiu confirmar a diminuição da camada de ozono, com os dados recolhidos desempenharem um papel importante para a criação do Protocolo de Montreal.
A camada de ozono, que protege a vida na Terra, poderá estar totalmente recuperada até 2066, graças à proibição e eliminação gradual dos produtos químicos que a danificam, segundo a ONU.
Tudo parecia estar a correr bem, no entanto, a pouco mais de 40 minutos após a separação da aeronave Cosmic Girl, o foguetão LauncherOne da Virgin Orbit deparou-se com uma anomalia que o impediu de atingir a órbita planeada.
Se as condições meteorológicas permitirem, a missão Start Me Up vai ser lançado a partir do porto espacial Cornwell, no Reino Unido. Será a primeira vez que uma missão espacial arranca a partir de solo britânico.
A empresa espacial de Richard Branson recebeu a autorização em dezembro para fazer lançamentos a partir do solo britânico, tendo marcado o dia 9 de janeiro para lançar a missão Start Me Up, carregando sete satélites para a órbita.
O ponto mais alto da "chuva de estrelas" das Quadrântidas ficou registado com imagens impressionantes partilhadas por internautas através do Twitter e Instagram, assim como pela Rede de Observação de Meteoros do Reino Unido (UKMON).
O ex-astronauta da NASA Walter Cunningham, que pilotou o módulo lunar Apollo 7, primeiro voo tripulado do Programa Apollo da agência norte-americana, morreu em Houston (Texas) na madrugada de terça-feira, aos 90 anos.
Durante esta madrugada de terça para quarta, vai poder observar as Quadrântidas, que no seu pico de atividade terá entre 60 a 120 fragmentos por hora, mas a Lua estará bastante brilhante, o que pode dificultar a observação do fenómeno.
Décadas depois do momento em que a humanidade viu a primeira fotografia da Terra captada a partir do espaço, estamos cada vez mais perto de concretizar sonhos antigos de colonizar a Lua e até Marte, mas sobretudo de descobrir os segredos do universo.
O robot voador autónomo, desenvolvido no contexto do projeto europeu GRIFFN, está equipado com uma garra concebida para absorver o impacto da aterragem e é capaz de se fechar firmemente para evitar quedas, além de um computador de bordo e um sistema de navegação.
A despesa total com Investigação e Desenvolvimento atingiu em 2021 um marco histórico, com 3.609 milhões de euros aplicados, o que representa 1,68% do PIB. As empresas destacam-se com 60% do total de despesa em I&D.