O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
A equipa responsável pelo rover Perseverance está a reunir esforços para conseguir que seja recolhida uma nova amostra de rocha em Marte. De acordo com os especialistas, o tipo de rocha recolhido anteriormente, que não apresentava as condições ideais, acabou por ditar o resultado da primeira tentati
O alerta é da astrónoma Teresa Lago, que afirma que os microssatélites estão a limitar as observações astronómicas, em particular a de corpos celestes muito distantes.
O “convite” destina-se às empresas portuguesas fornecedoras de software e é feito pelo SKAO, com vista ao desenvolvimento da plataforma de base que garantirá o funcionamento da infraestrutura. As candidaturas decorrem até 17 de setembro.
O investigador português Luís Simões trouxe a medalha de ouro para Portugal ao criar o melhor algoritmo para a futura missão Ariel, que a ESA vai lançar em 2029.
A empresa francesa Arianespace colocou em órbita, esta madrugada, cinco novos satélites, à boleia de um foguetão Vega. O lançamento teve direito a transmissão em direto.
Nos últimos dias chegou à ISS um novo reabastecimento, com material para novas experiências. Entre as novidades está um sistema de impressão 3D que usa rególito simulado como matéria-prima, ou seja, que poderá vir a ajudar a construir casas extraterrestres.
É verdade que a hipótese continua a ser muito baixa, mas, a acontecer, 24 de setembro de 2182 será o dia em que o asteroide Bennu, recentemente visitado pela sonda OSIRIS-REx, terá maior probabilidade de colidir com a Terra nos próximos 300 anos.
Agosto é propício às chamadas “estrelas cadentes”, mas esta noite é especial: há muito maior probabilidade de ver uma belíssima chuva de Perseidas iluminar o céu. A acompanhar ainda há Júpiter, na constelação de Aquário, lado a lado com Saturno, na constelação de Capricórnio.
A NASA está a aproveitar os voos do Ingenuity para captar imagens aéreas da região da cratera de Jezero, vigiando o percurso do rover Perseverance durante as suas missões científicas.
Durante muitos anos defendeu-se que a Lua teve, em algum momento da sua história, um campo magnético, tal como acontece com a Terra, mas um novo estudo apresenta uma teoria diferente.
Estava tudo preparado para que o Perseverance da NASA cumprisse hoje mais um momento histórico em Marte, recolhendo a primeira amostra que será depois enviada para estudo na Terra.
O mapa da ECDC mostra que Portugal continua no segundo nível de gravidade no número de casos positivos de COVID-19, mantendo a situação da semana passada. Espanha e o sul de França estão no nível mais grave.
As altas temperaturas diurnas na Lua são tudo menos propícias para “guardar” água, mas um novo estudo da NASA mostra como o satélite natural pode esconder o precioso líquido na sua superfície, neste caso na forma de gelo.
Estava marcado para ontem o lançamento da CST-100 Starliner, que deveria testar a capacidade da Boeing de transportar astronautas para a Estação Espacial Internacional. Depois do adiamento para hoje a missão foi mesmo cancelada.
A matéria vai ser testada em laboratório, mas o plano de desenvolvimento contempla a construção de um troço de 400 metros para testar a eficácia do alcatrão no carregamento de camiões elétricos.
As duas sondas serão colocadas na órbita de Vénus no fim de 2025 com o intuito de estudarem o seu campo magnético e a sua exosfera (camada mais externa da atmosfera). As empresas portuguesas Critical Software, Active Space Technologies e Deimos Engenharia estiveram envolvidas em vários componentes d
As “chuvas de estrelas” já andam por aí e com a entrada de agosto vão intensificar-se. A segunda semana do mês será a melhor altura para olhar para o céu à noite no que às Perseidas diz respeito, mas também há Aquáridas e planetas para observar a olho nu.
Foram necessários quatro anos de investigação e 4,9 toneladas de aço inoxidável para construir a ponte. Os investigadores querem agora perceber se a técnica pode ser aplicada a outro tipo de construções.
A partir de hoje a humanidade vive a crédito. O cálculo do Dia da Sobrecarga da Terra é da ONG norte americana Global Footprint Network que confirma que a a humanidade consumiu os recursos planetários disponíveis para este ano.