Foi com grande entusiasmo que o executivo do SAPO Celso Martinho confirmou que pela primeira vez a maior feira de fazedores de tecnologia vai acontecer em Portugal, no Pavilhão do Conhecimento em Lisboa.
A programação em si é pouco paupável e os participantes do Codebits precisam de material físico para não se perderem em letras e símbolos. No Hardware Den é como entrar numa loja onde existem os últimos gritos a nível de hardware.
Faltam poucas horas para que os projetos estejam prontos, mas provavelmente vão ser as horas mais exigentes. Tal como nos maratonistas, a reta da meta é curta, mas parece interminável.
Existem cada vez mais mulheres a participar no Codebits. Este ano a presença feminina é superior à da sexta edição do evento, e até as raparigas que estão a participar admitem que nunca esperaram ver tantos membros da sua “facção”.
O evento de programação promovido pelo SAPO vai a meio e as candidaturas para os projetos já fecharam. Como é tradição há de tudo um pouco e o TeK revela-lhe em antecipação algumas das ideias que vão estar a concurso.
Para os que não conhecem, o BiTalino é uma placa de desenvolvimento ao estilo do Raspberry Pi, mas é feita em Portugal e trabalha acima de tudo na área dos sensores biológicos. O equipamento liga literalmente os humanos às máquinas.. e não só.
Dentro de alguns meses a Microsoft vai lançar a segunda versão do Kinect para Windows, mas os que marcaram presença no SAPO Codebits já tiveram a oportunidade de ver um sensor mais rápido, mais preciso e “sem limites”.
A diversidade de tecnologia mas também de outras valências associadas vai marcar mais uma edição do Codebits, que se inicia hoje. Celso Martinho admite que as expetativas são altas.
Nos próximos anos a informação digital continuará a aumentar a um ritmo alucinante. As previsões revelam que os 4,4 biliões de GB que circulam hoje no mundo virtual podem ser largamente multiplicados em poucos anos.
No futebol real Portugal tem o melhor jogador do mundo e no futebol robótico simulado a melhor equipa. Esta “seleção” de robôs computorizados tem elementos de três universidades portuguesas.
Saúde, finanças e justiça. Estas são as três grandes áreas da AP que estão neste momento a estudar a transição do Windows XP para outras alternativas. O problema maior nem está no sistema operativo, mas antes na "velhice" do parque informático.
A opinião generalizada é de que sim, há motivos de preocupação, isto porque a partir de agora o Windows XP é um sistema operativo inseguro. Mas também há consenso sobre a ideia de que não é caso para alarmismo.
Há uma nova versão do Raspberry Pi, desta vez criada a pensar no ambiente empresarial e industrial. O novo módulo destaca-se pelo tamanho mais reduzido e pelo facto de ter as mesmas especificações que os modelos atuais.
A popular família de computadores Magalhães ganhou recentemente um novo elemento, desta vez um equipamento "dois em um", que junta tablet e computador portátil. O preço ronda os 380 euros.
No futuro, os sentidos dos humanos vão ser ainda mais apurados graças à tecnologia. Nos EUA está-se a desenvolver um método que possibilita que as pessoas consigam ver no escuro, mesmo com níveis de luminosidade quase nulos.
A tecnológica norte-americana nunca foi transparente relativamente ao sucesso comercial da sua gama de computadores portáteis. Mas estima-se que em seis anos as vendas aumentem mais de cinco vezes.
Na próxima terça-feira, depois de ficar disponível o Patch Tuesday, a Microsoft vai deixar de corrigir o Windows XP. A última atualização de segurança vai servir para corrigir uma falha grave e outra importante.
O grafeno é apresentado muitas vezes como o "material do futuro", mas sem que se pensasse que o futuro podia ser… agora. É o que leva a crer a Samsung com o anúncio de que descobriu uma forma de produzir o mesmo em larga escala.
Ao todo vão ser seis os Sentinelas que vão vigiar a Terra. A missão deles será enviar um grande volume de dados sobre o estado do planeta e sobretudo ligado aos acontecimentos da Natureza.
A Microsoft ouviu as queixas dos utilizadores e as atualizações que vão chegar ao sistema operativo estão sobretudo relacionadas com a usabilidade do rato e do teclado. Até o Menu Iniciar vai voltar, mas numa versão moderna.
Esta é uma das metas que um grupo de investigação internacional, onde há uma equipa portuguesa, acredita ser possível atingir. A iluminação inteligente adapta-se às condições ambiente e ao movimento das pessoas.
Amanhã arranca a conferência internacional de programadores da tecnológica norte-americana e sobre o Windows podem chegar grandes novidades fora dos tradicionais círculos dos computadores e smartphones.
A Google não revelou ainda números oficiais mas as vendas do Chromecast na Europa estarão a correr muito bem, como indicam os dados revelados pelos distribuidores.