Já era esperado o chumbo da proposta do Bloco de Esquerda que queria taxar as plataformas de serviços digitais. PSD, CDS e PS votaram ontem contra a taxa de 3% sobre o volume de negócios de gigantes digitais como a Google e a Facebook em Portugal.
Com o aumento de recurso a sistemas de algoritmos preditivos, suportados nos dados recolhidos sobre os doentes, até que ponto podem os sistemas de inteligência artificial ajudar a tomar decisões?
Juntando imagens de satélite e dados de análise estatística, o projeto Global Surface Water Explorer torna-se uma ferramenta de decisão imprescindível para compreender o acesso a este recurso fundamental.
O Parlamento Europeu aprovou hoje a Lei da Cibersegurança com novas regras sobre a emissão de certificados que podem tornar-se obrigatórios em vários produtos. Foram ainda feitos alertas sobre o aumento da presença da tecnologia chinesa na UE, especialmente em relação ao 5G.
O projeto da Google tem agora uma mostra sobre invenções e descobertas com 350 exposições interativas. Chama-se Once Upon a Try e começa com o Big Bang.
Trabalha na tecnologia de Realidade Aumentada, mas a “realidade real” foi mais interessante nas últimas semanas e supera as expectativas da melhor ficção, com a Google, Magic Leap e Vodafone a distinguirem a ONTOP.
Este é o terceiro ano em que a marca portuguesa de smartphones conhecida pelo uso da cortiça está no MWC19, mas a ikimobile continua a trazer novidades. Esta edição o destaque é o novo método que vai dispensar o plástico.
Portugal continua a ser um mercado interessante para teste de novas fabricantes de smartphones e no MWC19 o SAPO TEK ficou a conhecer uma empresa que este ano quer vender telemóveis e está à procura de um parceiro.
São poucas as empresas portuguesas que este ano marcam presença como expositores no MWC em Barcelona, e são difíceis de encontrar. A maioria são repetentes e têm histórico na maior feira de mobilidade do mundo.
Este é o primeiro equipamento do género produzido pela HTC e funciona como uma base inteligente para ligar até 20 equipamentos a uma rede 5G e aceder a conteúdos de streaming e jogos.
O Mobile World Congress que decorre em Barcelona está a ser dominado pelos smartphones com ecrãs dobráveis e pelo 5G. A LG também trouxe duas propostas à feira, que já experimentámos.
Para já o conceito só foi aplicado a um smartphone da marca e à rede Verizon nos Estados Unidos, mas pode vir a alargar-se a outros terminais Motorola.
Nokia 9 PureView, Nokia 4.2, Nokia 3.2, Nokia 1 Plus e Nokia 210 são os modelos da marca da HMD Global em destaque na edição deste ano da feira espanhola. E também há acessórios.
De repente todos os smartphones passaram a parecer “chatos” e o entusiasmo está centrado nos modelos dobráveis e com 5G. Algumas marcas já mostraram os seus trunfos mas a feira só abre portas hoje para dar provas da inovação na área de mobilidade.
O Huawei Mate X, é até ver, o principal destaque do MWC19 e Richard Yu, CEO da área de consumo da Huawei, explicou em entrevista as suas expectativas para o desenvolvimento do conceito dos smartphones dobráveis e do preço, que está fixado em 2.300 euros.
A nova versão dos óculos de realidade aumentada HoloLens não foi a única novidade apresentada pela Microsoft em Barcelona. A visão junta a cloud Azure, a inteligência artificial e há um novo kit de desenvolvimento para o Kinect.
Os smartphones que se dobram são uma das grandes novidades do MWC19 e a Huawei não desiludiu e mostrou o seu Mate X, que Richard Yu garante ser "o futuro dos smartphones".
A Huawei trouxe em Barcelona novos computadores portáteis Matebook X Pro e MateBook 14, mas foi o Mate X, o smartphone dobrável, que ganhou mais atenção.
Esta semana o Conselho da União Europeia aprovou a proposta de Diretiva de Direito de Autor depois das negociações bem sucedidas do Conselho com o Parlamento e a Comissão Europeia e que levaram a alterações aos polémicos Artigo 13 e Artigo 11.