O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
O sinal verde para a partida do Falcon 9 foi dado há cerca de uma hora e a SpaceX consegue mais um record com o tempo mais curto de utilização do booster da primeira fase, que tinha sido usado há dois meses na missão Demo-2.
A China já posicionou o foguete que vai lançar a sonda Tianwen-1 para Marte na próxima semana, juntando-se aos Estados Unidos e Emirados Árabes Unidos, que aproveitaram também condições favoráveis para iniciar missões ao Planeta Vermelho neste mês.
O Advanced Telescope for High-Energy Astrophysics, ou Athena, da ESA tem uma data de lançamento prevista para 2031 e vai ter um sistema óptico de precisão cuja conceção e desenho estão a ser liderados por Portugal, através do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
O manifesto enviado ao Primeiro-Ministro reúne 50 cientistas e 50 empresários a pedir com urgência mecanismos financeiros e cooperação para “relançar o futuro de Portugal”.
Estas são as primeiras fotografias captadas pelos instrumentos da Solar Orbiter e revelam fenómenos que antes não eram visíveis em detalhe aos cientistas, como a presença de mini explosões solares omnipresentes, apelidadas de "fogueiras".
A forma como as pessoas se movimentam e os efeitos na disseminação da COVID-19 está a ser analisada em detalhe. Novos estudos publicados pelo Centro Comum de Investigação foram elaborados com base em dados cedidos por 14 operadoras europeias, entre as quais a Altice Portugal.
Embora o lançamento do telescópio espacial James Webb esteja previsto para março de 2021, a NASA admite que a pandemia de COVID-19 poderá alterar os planos. A equipa a cargo do desenvolvimento vai agora decidir se a partida para o Espaço vai mesmo avançar na data previamente estabelecida.
A passagem do NEOWISE pela Terra torna-se numa ocasião ainda mais especial, pois o cometa só regressa daqui a 6.800 anos. Para dar aos internautas a possibilidade de observar o fenómeno a partir da Estação Espacial Internacional, o artista Seán Doran criou um timelapse especial com imagens recolhida
A nova espécie identificada em Portugal é sensivelmente da mesma idade do que os registos de carcharodontossáurios mais antigos encontrados na Tanzânia, em África, e apresenta-se como a primeira prova da existência do grupo de dinossauros no Jurássico Superior do hemisfério norte.
Depois de uma análise mais profunda, investigadores da Chinese Academy of Sciences determinaram que a substância é o resultado do derretimento de rochas devido ao impacto de meteoritos ou de erupções vulcânicas. Porém, as conclusões não são definitivas.
Outrora um pequeno ponto brilhante a mais de 312 milhões de quilómetros de distância do Sol, o NEOWISE está de passagem pela Terra durante o mês de julho. A ocasião torna-se ainda mais especial pelo facto de o cometa só regressar daqui a 6.800 anos.
O hidrogénio limpo é visto como uma das apostas estratégicas da Europa para se conseguir alcançar a meta de impacto neutro da economia no clima em 2050.
No dia 4 de julho, o Sol vai parecer mais pequeno devido à a entrada da Terra no afélio, o ponto mais afastado do Astro-Rei. Já no dia 5 será possível observar um eclipse penumbral da Lua, que atingirá o seu ponto máximo às 05h30 (hora de Lisboa).
A primeira call para projetos em larga escala de tecnologias limpas pretende ajudar as empresas a superarem os riscos associados à comercialização e demonstração em grande escala. Os interessados têm até 29 de outubro para submeterem as candidaturas.
De acordo com a ESA, o vídeo tem por base o mosaico de imagens captadas pela Mars Express, assim como as informações topográficas recolhidas pela sonda. O resultado é uma recriação a três dimensões de uma das paisagens marcianas mais marcantes.
Chama-se uPGRADE e vai demonstrar novas tecnologias essenciais para futuras missões de observação da Terra e de exploração do espaço profundo, incluindo propulsão iónica e sensores de imagem inteligentes.
Foi descoberto um objeto raro, do tamanho de Neptuno, mas com mais do dobro da sua massa, parecido ao núcleo de um planeta gigante, sem atmosfera, segundo um estudo em que participaram oito investigadores do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço.
Os resultados provisórios foram anunciados esta terça-feira. A área de intervenção que mais vai beneficiar com este apoio é a do "impacto psicológico e alterações de comportamento associadas à pandemia".
A edição de 2020 do Asteroid Day passou para o mundo online e sob a mesa de discussão estão os mistérios que poderão ser desvendados com a chegada das amostras dos asteroides Ryugu e Bennu à Terra assim como os planos da NASA e da ESA em relação a Didymos e Dimorphos, dois “irmãos” que estão a intr
Para verificar se o sistema da Starliner cumpria os objetivos em caso de erro, a equipa de técnicos decidiu programá-lo para fazer com que um dos paraquedas principais não abrisse. Mesmo assim, os dois que restavam conseguiram trazer a Starliner de volta à Terra em segurança após dois minutos e meio
O telescópio do ESO “assistiu” a mais um mistério cósmico, ao capturar o desaparecimento de uma estrela massiva… que pode ter colapsado num buraco negro, algo muito raro.
Através de uma ferramenta criada por Geronimo Villanueva, cientista planetário no Goddard Space Flight Center, a NASA revela agora como seria observar um pôr-do-sol em Urano, Marte, Vénus, Titã, a maior lua de Saturno e ainda em TRAPPIST-1e, um exoplaneta a 40 anos Luz da Terra.