O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
Chama-se One Small Step e, em troca de um depósito reembolsável de 1.000 dólares, permite que o público em geral tenha prioridade na compra dos bilhetes, que ainda não estão disponíveis.
O teste a um dos três motores do Launch Abort System da cápsula Orion demonstrou que este tem força suficiente garantir a segurança da tripulação numa situação de emergência.
Ao todo, prevê-se que a nova fábrica onde a SpaceX desenvolverá a tecnologia necessária para levar missões tripuladas à Lua e a Marte dê origem a 130 novos postos de trabalho.
O 2020 CD3 é um pequeno asteróide que está “preso” no campo gravitacional da Terra há cerca de três anos e, em breve, voltará a seguir o seu rumo original.
Um recém publicado estudo da NASA revela que, dos 450 sinais de atividade sísmica registados em Marte, 174 eram "martemotos". Os cientistas indicam também que as tempestades de poeira são frequentes no Planeta Vermelho, tendo identificado mais de 10.000 ocorrências.
Para contornar obstáculos, o rover precisa de um sensor especial que não tenha por base um sistema elétrico, o qual seria muito vulnerável às condições extremas do planeta. A equipa que ficar em primeiro lugar na competição terá também a oportunidade de colaborar com a NASA.
Em parceria com as agências espaciais da Alemanha (DLR) e França (CNES), a missão da JAXA vai também lançar um rover para a superfície de Phobos, o qual será o primeiro veículo a pousar num corpo menor no sistema solar.
Os novos dados demonstram uma realidade diferente daquela que a missão Galileo deu a conhecer em 1995. Há 25 anos, os dados enviados pela sonda da NASA revelavam que Júpiter poderia ser um planeta “extremamente seco”.
Segundo documentos registados na Federal Communications Commission, o Facebook vai mesmo avançar com a missão de garantir que a Internet chegue às zonas onde a cobertura é fraca ou inexistente.
Chama-se UpHill Notation e traz um novo padrão para o “desenho de cada protocolo clínico”, que desempenha um papel importante na melhoria dos cuidados de saúde.
A Astroscale tem vindo a desenvolver tecnologia para eliminar o lixo do espaço de forma segura e responsável e, até 2022, vai ajudar a Agência Espacial Japonesa a preparar a remoção de componentes de um antigo foguetão japonês no espaço.
Imprensa internacional indica que apesar da ambição da empresa, existem algumas variáveis que podem empurrar ou antecipar a data da missão, seja para o fim de abril ou para a segunda quinzena de maio.
A sonda da ESA vai captar as primeiras imagens dos polos do Sol, trabalhando em conjunto com a Parker Solar Probe da NASA, em órbita desde agosto de 2018.
Andava a lenda da exploração espacial Voyager 2 na sua vida pelo espaço interestelar quando se desligou sem razão aparente. Apesar da surpreendente distância, os engenheiros da NASA conseguiram que funcionasse de novo.
Os dados são de 2018 e não enganam: há uma clara predominância dos homens nesta área na maior parte dos países europeus. Ainda assim, Portugal é um dos casos mais bem posicionados, encerrando o top 5.
As primeiras imagens registadas pelo observador de exoplanetas lançado pela ESA são da estrela que estava definida como seu objetivo inicial, a 150 anos-luz. O resultado ultrapassou as expetativas.
O ColKa possibilitará comunicações mais rápidas e “independentes do sistema da NASA”, indica a ESA. Se tudo correr como planeado, neste ano, os astronautas da ISS vão dedicar uma das suas caminhadas espaciais à instalação do equipamento no exterior do laboratório.
Ao todo, a instituição dispõe de 600 mil euros para distribuir pelas startups portuguesas que estejam interessadas em desenvolver serviços e produtos inspirados no Espaço.
O Aerospace Safety Advisory Panel da NASA está preocupado com rigor dos processos de verificação levados a cabo pela Boeing. A agência terá de decidir se a empresa poderá voltar a repetir os testes não tripulados antes de avançar para missões de transporte de astronautas para a ISS.
A presidente da Portugal Space acredita que vamos encontrar “coisas novas incríveis”, na certeza de que o Espaço continuará a fascinar-nos. Pelo caminho aumentamos o alcance da humanidade e salvamos a Terra.
O conjunto de estudos publicados na Nature junta contributos de mais de mil cientistas que fornecem uma imagem quase completa de todos os tipos de cancro. Com esta informação será mais fácil adaptar tratamentos ou desenvolver diagnósticos precoces.
A empresa de Elon Musk continua a trabalhar para obter as licenças necessárias para novos testes da nave espacial que vai viajar para Marte. Desta vez quer maior altitude e testar a aterragem em solo.