Os novos sites internet e a tecnologia que está a transformar a forma como acedermos à informação estão no SAPO TEK, assim como a inovação das empresas
Chama-se Quadro de Avaliação de Capacidades de Cibersegurança e pretende que a “autoavaliação cibernética” seja possível para as organizações. Ainda este mês o CNCS propõe-se a lançar um novo portal para reforçar este apoio.
Depois de Organização Mundial da Saúde ter declarado o estado de emergência de saúde pública foram várias as empresas tecnológicas que tomaram medidas de contenção. O Facebook e a Google querem evitar que o público tenha acesso a informações que podem por em risco a sua vida.
A proposta da equipa de programadores da Apple pretende tornar mais simples e seguro o processo de autenticação de dois passos, evitando o risco de os utilizadores serem apanhados em esquemas maliciosos.
O ePrivacidade Trocada por Miúdos já foi oficialmente lançado e o SAPO TEK conversou com Tito de Morais, coordenador do projeto, para saber mais sobre a iniciativa que quer fazer com que os mais novos sejam ouvidos por todos.
A decisão da Avast surge após uma investigação que indica que a empresa estaria a recolher dados sem o consentimento dos utilizadores e a vendê-los a grandes empresas através da Jumpshot.
A tecnologia é a “palavra chave” para o futuro dos Media e deve ser um aliado, mas é importante regular a forma como as grandes plataformas como o Facebook e a Google atuam, a nível de publicação de conteúdos e de captação da receita.
Considerando que chegou a altura de dar mais importância ao jornalismo local, a plataforma decidiu lançar uma nova tab que organiza o conteúdo por cada região.
A proposta de lei pretende aperfeiçoar as "respostas existentes em matéria de proteção de menores contra a exploração e o abuso sexual", nomeadamente através do sistema informático.
A evolução da tecnologia faz com que existam cada vez mais ferramentas, e cada vez mais acessíveis, para processamento e relacionamento da informação sobre o cidadão. É o Big Brother de Orwell mas com mais tecnologia. Filipa Calvão, presidente da CNPD, fala dos riscos e das ameaças à privacidade.
Cenário está dependente da aprovação de um projeto-lei. Caso passe na Câmara dos Representantes do Vermont, caso não será único, uma vez que tal já acontece em Queensland, na Austrália.
A funcionalidade já tinha sido lançada em vários países em 2019, mas agora está a ser disponibilizada a nível mundial. O objetivo é que os utilizadores tenham mais controlo dos seus dados.
De acordo com a Kaspersky, os cibercriminosos convencem as vítimas a verificar se as suas informações foram comprometidas em alguma fuga de dados, prometendo uma suposta indemnização.
Os dados de 2019 colocam o país no topo, com 23% dos portugueses a evitarem comprar online devido a questões relacionadas com a segurança. Mas de um modo geral, os europeus estão menos preocupados com a segurança e privacidade nas compras online.
O líder da maior rede social aproveitou o Dia da Privacidade de Dados para destacar os planos da empresa e as ferramentas disponíveis para os utilizadores protegerem a sua privacidade.
Os dados que partilhamos, os que são recolhidos da nossa utilização dos serviços, com ou sem o nosso conhecimento, traduzem-se numa “pegada digital” cada vez maior. E mesmo com o direito a ser esquecido, e a pedir a eliminação da informação, a garantia da privacidade é um luxo, e está em risco.
A reguladora lançou uma nova versão da aplicação NET.mede com mais informações e funcionalidades sobre as ligações. Os utilizadores terão mais controlo no progresso dos testes.
Os dados do Eurostat indicam que 87% doas europeus com idades entre os 16 e os 74 anos acederam à internet nos últimos três meses, mas são as atividades realizadas online que os dividem. E Portugal continua no fim da tabela.
Em 2019, o príncipe Mohammed bin Salman esteve envolvido na controvérsia associada ao assassinato do Jamal Khashoggi, jornalista do The Washington Post. O roubo de informação poderá ter sido uma tentativa de influenciar a cobertura realizada pelo jornal.