Os novos sites internet e a tecnologia que está a transformar a forma como acedermos à informação estão no SAPO TEK, assim como a inovação das empresas
A rede social, adquirida pelo Facebook em 2014, tem mais de mil milhões de utilizadores em mais de 180 países. Durante o último dia de 2017, atingiu a marca histórica de 75 mil milhões de mensagens trocadas.
Uma portaria de 29 de dezembro definiu que a entrega da declaração anual de rendimentos deixará de ser em papel. A partir de agora a entrega do IRS passa ser feita apenas através do Portal das Finanças.
Corrupção, refugiado e geringonça foram as palavras dos últimos três anos. Em 2017 a escolha da palavra que marcou a atualidade tornou-se óbvia desde o início da votação online lançada pela Porto Editora.
Com 2018 prestes a chegar, mais de 10 milhões de pessoas em todo o mundo estiveram em direto na rede social para partilharem as celebrações de passagem de ano com os amigos e familiares. Portugueses incluídos.
A suspeita partiu de Li Shufu, líder da gigante automóvel chinês Geely, que acredita que a Tencent, tecnológica que desenvolveu o WeChat, monitoriza todas as contas.
As tecnológicas vão ter 24 horas para remover posts ofensivos. Falha na moderação das suas redes sociais e serviços pode custar até 50 milhões de euros.
Equipa de 10 mil “ciber militares” chama-se Força 47 e tem como objetivo controlar a informação na Internet que contrarie as posições do regime vietnamita.
Criado como medida de combate à fraude, depois da reforma do IRS de 2014, o portal E-fatura obriga à introdução do número fiscal nas faturas para beneficiar de todas as deduções de IRS. A situação pode ser contrária à lei da proteção de dados.
Esquemas de phishing, ransomware, ciberespionagem e ciberataques, bullying online e divulgação de dados pessoais foram algumas das ações que alarmaram o mundo digital no ano de 2017. Mas também as criptomoedas trazem preocupações.
O Ministério das Finanças israelita considera pôr em circulação o "shekel digital" para combater a economia paralela. Empresas ligadas à bitcoin também podem ser banidas da bolsa de valores de Telavive.
O domínio que algumas aplicações assumiram no acesso à informação e na capacidade de influenciar a opinião pública é preocupante. A desinformação e combate às fake news são só uma ponta do iceberg.
"Proteger o mandato do partido, a duradoura estabilidade e paz do país, o desenvolvimento sócio-económico e os interesses pessoais do povo da China" são os argumentos utilizados para justificar a postura intervencionista do governo.
O crescente interesse de instituições financeiras, como a Goldman Sachs, em criptografia pode representar um risco para o todo o sistema financeiro. Alerta é dado por historiador económico.
O Presidente da República promulgou o diploma do Governo que amplia o universo dos sujeitos passivos de IRS que podem fazer a entrega automática do IRS.
A medida foi anunciada pelo Departamento de Assuntos Digitais, Cultura, Media e Desporto do governo britânico, esta quarta-feira. A velocidade mínima a assegurar pelas operadoras será de 10 Mbps.
Aviso aconteceu no Internet Governance Forum (IGF), em Genebra, Suíça. Empresas como Google e Facebook estão bloqueadas na China, embora possam ser acolhidas, se assim o quiserem. Mas, só cumprindo as regras.
A rede social chama-lhe "engagement bait" e caracteriza-o como sendo um tipo de publicação que incentiva os utilizadores a interagirem com os comentários, os likes e/ou as partilhas.
Desta vez a situação passa-se em França, com a Comissão Nacional de Informática e Liberdade (CNIL) francesa a intimar a rede social a parar de partilhar informações dos utilizadores com o Facebook sem o seu consentimento explícito.