Durante 2022, a aplicação NET.mede da ANACOM, realizou 28% dos seus testes com a rede móvel 5G, num total de 2.735 aferições. Os dados demonstram uma melhor média de performance de velocidade de download, upload e latência da rede 5G em relação à 4G.
O ministro das Infraestruturas afirmou hoje que o Governo "não vê vantagens e não vê os efeitos sugeridos" pelo presidente da Anacom para que seja feita uma redução do prazo das fidelizações nas comunicações eletrónicas.
Ao que tudo indica, o governo alemão está a reavaliar a sua relação com a China. Ao confirmar-se, a decisão pode também implicar a substituição dos componentes da Huawei e ZTE que já estão integrados nas infraestruturas de redes 5G do país.
A Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) determinou que os prestadores de serviços de acesso à Internet têm 20 dias úteis para cessar as ofertas zero-rating e similares "que violem a neutralidade da rede".
Segundo a ANACOM, o número de acessos de banda larga fixa atingiu a marca dos 4,5 milhões em 2022. A fibra ótica (FTTH) afirmou-se como a principal forma de acesso à Internet em banda larga fixa, com 66,6% dos acessos.
Nesta versão de protótipo, apresentada no Mobile World Congress, o sistema está “embalado” numa caixa pouco maior que a de um router WiFi. A solução permite criar redes 5G privadas em qualquer lugar, a baixo custo, ou complementar a cobertura da rede pública.
A Honor, Motorola, e Vivo também fazem parte da lista. Além de smartphones, a Qualcomm quer levar o sistema de comunicações via satélite Snapdragon Satellite a mais equipamentos, com foco nas áreas da computação, IoT e da indústria automóvel.
A ANACOM detalha que, ao todo, em 2022, registaram-se 72,5 mil reclamações relativamente a comunicações eletrónicas. No que toca a serviços postais, verificaram-se 37,2 mil reclamações.
Os preços dos smartphones com 5G vão continuar a cair e já em 2023 devem chegar opções a menos de 100 euros, abrindo o segmento a novos utilizadores, num ano em que as constelações de satélites vão continuar em expansão acelerada.
A operadora voltou a receber o prémio da empresa que detém o Speedtest para medir a velocidade e qualidade de rede. Os dados são relativos ao 3º e 4° trimestres de 2022.
No final do ano passado existiam 4,4 milhões de clientes de serviços telefónicos fixos, o número continua a crescer, por efeito das ofertas em pacote, algo que já não se verifica nos minutos falados através da mesma rede.
As redes 5G não foram todas criadas de forma igual e a MedUX, uma empresa espanhola, fez uma análise da qualidade de experiência em oito cidades europeias. Lisboa ficou à frente, com destaque para o gaming em 5G, e o prémio foi entregue no MWC23.
A consulta pública lançada na semana passada pela Comissão Europeia sobre a utilização das redes de comunicações, onde se retoma a ideia de que as Big Tech devem contribuir para os custos das infraestruturas, esteve no centro da intervenção do comissário Thierry Breton no MWC 23.
Era expectável que o mais recente Galaxy S23 oferecesse comunicação via satélite como os modelos iPhone 14, mas apenas agora a Samsung está a confirmar o hardware Exynos Modem 5300.
Operadoras falam na necessidade de desenvolver e explorar conjuntamente as redes e infraestruturas, como plano para um futuro mais verde. E a palavra “cooperação” foi a mais utilizada por operadores chineses e europeus no evento organizado pela Huawei. A economia circular também chegou às operadoras
O novo contrato do direito da utilização das frequências da MEO para fornecer o serviço TDT poderá ser renovado por um prazo de 7 anos, até dezembro de 2030. A MEO ainda tem o anterior contrato em vigor até ao final de 2023.
Segundo dados da Anacom, até ao final de 2022, os pacotes de serviços somaram 4,6 milhões de utilizadores, representando um crescimento de 3,6% face ao ano anterior.
A Comissão Europeia apresenta um novo conjunto de medidas concebidas para fazer com que a conectividade Gigabit esteja disponível para todos os cidadãos e negócios até 2030, incluindo uma proposta para um Gigabit Infrastructure Act.
Segundo a ANACOM, no ano passado, 85,6% das famílias em Portugal dispunham de ofertas em pacote, com a TV por subscrição a representar o serviço mais subscrito (93,9%), seguindo-se a banda larga fixa (90,8%) e o serviço telefónico fixo (78,2%).
O caso de uso procurou validar diferentes questões, num projeto que quis mostrar o potencial da rede 5G, associado a outras duas tecnologias, para ligar veículos a qualquer dispositivo e garantir localizações ao centímetro. Os resultados são animadores.
O presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM) afirmou hoje que "neste momento" o regulador já não está a propor ao Governo que considere a redução do prazo das fidelizações, mas antes que "faça e que faça rápido".
O presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) classificou hoje de "dramática a situação em Portugal" de "abuso das refidelizações" nas comunicações eletrónicas, ou seja, contratos que não foram autorizados pelos consumidores.
A União Europeia está mais perto de integrar a Ucrânia no acordo de roaming europeu, o que permitirá aos assinantes de serviços móveis naquele país fazerem chamadas sem pagarem mais dentro dos 27 Estados-membros.