Vera Borges, da Cegoc, usa uma metáfora para mostrar a importância de escolher a abordagem formativa adequada a cada caso, não como um mero acessório de moda, mas como a peça principal do guarda-roupa.
A utilização da Inteligência Artificial, automatização e digitalização das empresas é uma oportunidade e não um perigo. Roland Busch defende que o debate não deve estar centrado no "homem contra a máquina" e explica porquê.
Uma análise aos dados disponibilizados pelo Parlamento português em modelo aberto permitiu a Manuel Dias aplicar os conhecimentos de Analytics e Data Science para obter algumas conclusões.
Umas seguem as outras e a diferenciação pela tecnologia é cada vez mais ténue – ou mesmo inexistente? Muitos dos internautas que votaram na nossa Pergunta do Dia sobre o assunto acham que sim.
Na última semana alguns vídeos de youtubers contra o Artigo 13 da Diretiva de Direito de Autor que está a ser preparada na Europa reacendeu a polémica. Miguel Lourenço Carretas explica porque quer regras mas defende uma Internet livre.
A larga maioria das empresas portuguesas ainda não tem qualquer presença digital e o retrato realizado pela PSE e o IAPMEI aponta as dificuldades neste processo.
Qual deve ser a estratégia das empresas de TICE para crescerem e avançarem no mercado internacional? Em entrevista ao SAPO TEK, José Salas Pires, presidente da ANETIE, faz o retrato do sector e alinha as propostas da associação para os próximos anos.
Nas escolas vive-se uma competição, quase guerra, com a tecnologia, pela atenção dos alunos. Pedro Xavier Mendonça defende que a tecnologia deve ser usada como aliada do método pedagógico e que é tempo de pensar num Plano Educativo para a Tecnologia.
O LCD venceu, o plasma morreu e o OLED ainda não convenceu. Mas há muito para além da tecnologia do painel que tem de saber antes de adquiri o seu próximo televisor, defende António Eduardo Marques neste artigo de opinião.
Um processo de transformação digital necessita de enquadramento e de estar bem alicerçado para alcançar os objetivos esperados. Paulo Veiga, CEO da EAD, deixa alguns conselhos para o que o resultado seja o melhor.
Entre as áreas que estão a ser transformadas pelo blockchain, a área de videojogos é uma das de maior potencial. Carolina Marçalo, da App Store Foundation, explica porquê.
Os requisitos mudam, as prioridades mudam e acima de tudo os negócios mudam. António Brisson fala neste artigo de opinião sobre as alterações nas TI e a forma dos profissionais e das empresas responderem às mudanças.
O projecto “The Next Rembrandt”, uma pintura criada através de um computador, deve ser protegida da mesma forma que uma pintura feita por um humano? A advogada Tatiana Marinho fala neste artigo dos desafios que a evolução da tecnologia traz.
José Dionísio acreditava que, inovando e trabalhando muito, o projeto que tinha fundado com o amigo de algum tempo Jorge Batista podia ter sucesso, mas diz nunca ter imaginado que, 25 anos depois, a Primavera chegaria onde está. E com planos para o futuro.
A concorrência para conseguir os melhores "crânios" em tecnologias da informação é cada vez maior e não se limita ao mercado nacional. Paulo Ayres fala sobre as dificuldades das empresas e a melhor forma de as ultrapassar.
As empresas têm vários desafios com a transformação digital e o BPM pode dar uma ajuda relevante, explica Jorge Henriques Silva neste artigo de opinião.
O lançamento dos óculos de realidade aumentada da Magic Leap é analisado por Luir Bravo Martins, co-presidente do Lisbon Chapter da VRARA, a associação de realidade virtual e aumentada.
A área das Tecnologias da Informação tem um nível de empregabilidade invejável, mas é preciso que os profissionais saibam diferenciar-se num mercado competitivo para conseguir as melhores oportunidades. Paulo Ayres dá alguns conselhos.