Os leitores do TeK acreditam que o Facebook continuará a trajetória descendente que desde a estreia em bolsa tem marcado o percurso das ações, como mostram os resultados de uma votação.
A Alcatel-Lucent apresentou novos Core Routers que identifica como "os mais poderosos do mundo". A propósito, o TeK falou com Luis Simões e aproveitou para saber como estão as empresas em Portugal a preparar-se para larguras de banda cada vez maiores.
O tempo é de mudança e grandes desafios na saúde e as Tecnologias de Informação podem ter aí um papel de grande relevo, defende Jorge Sequeira, Siemens IT Solutions & Consulting Head, que partilha com os leitores do TeK a sua visão sobre o tema.
As empresas já não podem resistir durante muito tempo à entrada de dispositivos externos nas suas redes, mas é preciso não perder o controlo e a segurança, avisa João Gonzalez da Avaya.
Perguntamos se a descida do IVA para os ebooks, em análise pelo Governo, poderá influenciar o sucesso do formato em Portugal e a maior parte dos leitores do TeK, que participaram na votação, defendeu que a descida devia ser no próprio preço.
Hartwig Tauber, Director Geral do FTTH Council Europe contesta a opção dos operadores que continuam a apostar no cobre em vez de investirem em novas redes de fibras ópticas de alta velocidade.
António Lagartixo, global managing partner da Maksen, explicou ao TeK o plano de internacionalização da empresa e porque pretende integrar 30 novos colaboradores recém licenciados este ano.
Anunciou recentemente a abertura de um escritório no Brasil, depois de ter implementado estrutura semelhante em Espanha. A aposta nos mercados externos, que sempre representou mais de 50% das receitas da Vilt é para continuar, diz Tiago Gavinhos.
Um Portugal empreendedor constrói-se com empresas empreendedoras, dinâmicas, criativas e inovadoras, defende Jaime Quesado, especialista em estratégia, inovação e competitividade.
Numa altura em que as redes sociais se afirmam como meio de promoção das marcas, muitas empresas continuam a sair-se mal no Facebook. Virgínia Coutinho, fundadora do Upload Lisboa e especialista em media sociais, explica porquê e dá dicas para melhorar.
O site de comércio eletrónico MercadoLivre, um dos maiores da América Latina chegou a Portugal há dois anos incentivado pelo crescimento do acesso à Internet no país e pela generalização do uso da banda larga.
Independentemente do sentido da decisão da Comissão Europeia, Portugal devia abandonar o polémico tratado internacional contra a contrafação e pirataria, consideram os leitores do TeK que participaram na última votação.
Daniel Cruz, Territory Manager NetApp Portugal, partilha com os leitores do TeK uma visão sobre a evolução do mercado no que se refere às infra-estruturas TI, à forma como estas estão a evoluir e a avançar para uma lógica de partilha de recursos.
O Conselho da Globalização dá o mote a uma reflexão de Jaime Quesado. O especialista em estratégia, inovação e competitividade defende um posicionamento para Portugal e elenca linhas estratégias.
Apesar do acréscimo da velocidade e estabilidade da rede garantida pela quarta geração móvel (4G), a tecnologia ainda não determina as escolhas dos leitores do TeK ao nível dos tablets e smartphones.
Numa altura em que a marca anuncia a entrada num novo segmento, com equipamentos dirigidos a PMEs com baixos orçamentos, o diretor geral da OKI System Ibérica fala ao TeK da estratégia de crescimento e do desempenho da divisão ibérica da marca.
Os recentes problemas da Nokia são analisados por Robert Heukamp, da Greenwich Consulting Portugal, que defende que um smartphone Nokia bem concebido, a um custo baixo, com Android, talvez seja o caminho certo.
O movimento de Emanuel Teixeira é um dos sete "finalistas" na iniciativa do portal do Governo. A defesa do reforço da disciplina de Tecnologias da Informação e Comunicação nos vários graus de ensino é explicada de forma detalhada nesta entrevista.
O desafio da mudança exige que todos juntem a participação individual para este objetivo coletivo, defende Francisco Jaime Quesado, que acredita ser tempo de apostar nos Talentos.
De que forma podem as empresas aumentar a produtividade na Economia do Conhecimento? As novas ferramentas podem mudar a forma como trabalhamos e enfrentamos a concorrência global, lembra João Penha Lopes.
A maioria dos leitores que participaram na nossa votação dizem nunca ter tido problemas com as compras feitas através da Internet, mas entre aqueles que reportam experiências menos positivas, a quebra de stocks é a questão mais apontada.
Nuno Nazaré, diretor de consultoria da Alma Consulting, analisa a situação económica no sector das TIC e detalha ferramentas de financiamento disponíveis, numa altura em que a economia gera menos valor mas continua a ser necessário inovar.
Quem gere aplicações críticas para o negócio conhece bem a dificuldade que é garantir e aferir constantemente o seu desempenho e disponibilidade, reconhece Rodrigo Pascoal, que defende as mais valias da monitorização sintética.
Na semana em que decorreram as sessões de audição dos Pólos de Competitividade, tendo em vista a sua futura definição estratégica pelo Governo, Francisco Jaime Quesado fala da importância do processo de reavaliação dos 11 Pólos e 8 Clusters reconhecidos.