Investigadores da Universidade de Durham criaram um modelo que calcula as hipóteses de vida inteligente no nosso universo e mais além. A densidade da energia escura pode estar relacionada com a reunião de condições para a formação de vida inteligente.
A OpenAI pode mostrar já em janeiro o que tem andado a fazer na área dos agentes autónomos, que se espera sejam a próxima grande evolução na IA generativa e um salto da capacidade de dar respostas, para a concretização de ações.
Depois de ter passado por Hanôver, este ano é a cidade de Lisboa a receber a European Quantum Technologies Conference, que acontece de 18 a 20 de novembro na Culturgest.
Entre previsões e alertas, parece ser um facto que a inteligência artificial vai continuar a evoluir, impactando as nossas vidas - "em casa, no carro, em todo o lado" -, de forma cada vez mais profunda e personalizada.
A oferta móvel e de fibra da UZO acaba de ser revista com preços mais baixos que desafiam a proposta da Digi. A grande novidade é o lançamento do serviço de TV, com 70 canais e um custo de 15 euros por mês.
Miguel Oliveira antecipa um futuro onde os LLMs não apenas respondem a consultas com precisão lógica, mas também compreendem os motivos emocionais por trás das perguntas.
O Programa Nacional das Raparigas nas STEM atuará nos eixos educação, ensino superior e mercado de trabalho para promover o interesse das raparigas nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática.
Chegou mais um “dumb phone” ao mercado. É o SPC WILD uma alternativa para quem, sem descurar estar contactável, não quer ter acesso à internet nem outras distrações. A menos que seja fã do “Snake”.
Este ano sem momento de encerramento oficial, a última sessão do Web Summit trouxe outra estrela ao palco, Rúben Dias que falou sobre a pressão do futebol e os seus desafios no Manchester City. O vencedor do Pitch é português, o que aumenta o entusiasmo. A festa ainda continua, no Beato Innovation D
Não é fácil chegar ao Pitch final e apresentar a ideia de negócio perante um júri rigoroso. Intuitivo, GovGPT e Scoutz conseguiram, mas só uma ganhou o primeiro prémio: a Intuitivo, uma startup "made in" Portugal.
Num painel dedicado ao impacto da IA nas empresas, falou-se na necessidade de evolução constante e aproveitar as ferramentas para aumentar a produtividade.
A Terminus Group desenvolveu um novo assistente virtual de inteligência artificial, capaz de interagir com os utilizadores como se fosse um superagente de IA com diferentes capacidades. A empresa está a lançar novos produtos que vão ser a casa de HALI.
Já está disponível a nova Amazon Haul, uma sub-loja da Amazon com grandes “pechinchas”, para quem prefere pagar menos e não se importa de esperar mais pela entrega. A loja é uma resposta à popularidade de concorrentes chineses como a Temu ou a Shein.
A talk “Recruiting or computing: How AI is transforming our workforce” foi uma viagem ao futuro do trabalho e ao papel da IA, onde o foco não está apenas na automatização e eficiência, mas também na capacidade humana de adaptação, inovação e liderança.
O programa 5G API Sprint da MEO Empresas pretende incentivar programadores a criar protótipos tecnológicos com base no 5G, que sejam inovadores e diferenciadores.
A Apple continua a não garantir uma integração a 100% de serviços de armazenamento alternativos ao iCloud com o iOS. Para a Which? isso significa prender os utilizadores e deve ser penalizado com indemnizações que podem atingir os 3 mil milhões de libras.
Apesar de ser o último dia da edição de 2024 do Web Summit, não faltam novas startups para conhecer, nem talks interessantes para assistir. Deixamos-lhe 10 propostas, além de uns extras que incluem provas de vinho e festas de despedida.
São 9 as categorias que destacam papéis críticos na área da tecnologia e todos os anos são escolhidas mulheres que se distinguem nestas áreas. As vencedoras do PWIT Awards 2024 já receberam os prémios.
A mudança começa este mês, com pequenos avisos e lembretes. A partir do próximo ano a autenticação sem multifator deixa gradualmente de ser facultativo para empresas e respetivos utilizadores.
A inteligência artificial é a nova febre tecnológica, mas será sustentável? Entre apostas bilionárias e algum ceticismo, o futuro da IA pode não ser tão brilhante como parece, e resultar numa espécie de internet com um “desempenho” tipo Betamax.
A dívida técnica é invisível mas um problema comum, explica José Carlos Pereira, defendendo que as tecnologias low-code são uma solução fiável para a combater, ou mesmo eliminar.