De carro, de comboio, de avião ou até de bicicleta, um bom leitor de audiobooks com milhares de livros, pode ser a companhia ideal para ouvir numa viagem.
Os equipamentos retro estão na moda e entre as várias iniciativas que a Sony já fez para assinalar os 40 anos do seu icónico Walkman há agora uma edição especial. Mas não analógica.
As portas da IFA 2019 já abriram oficialmente, depois de dois dias dedicados aos media e muitas pré-conferências. Entre frigoríficos, TVs e gadgets domésticos, há cada vez mais computadores e smartphones para mostrar.
A conetividade é um elemento fundamental nas áreas da eletrónica de consumo e a TCL quer juntar a inteligência artificial e a internet das coisas para aumentar a sua inovação nesta área.
Portugal está num grupo limitado de 4 países onde a marca chinesa escolheu lançar os primeiros smartphones em "nome próprio" e o primeiro modelo é o TCL Plex mas a marca tem vários novos modelos na calha, e também smartphones dobráveis.
A área de TV e eletrodomésticos tomou conta da apresentação da Samsung na IFA, com novidades para as área de cozinha e um novo modelo de frigorificos, os Bespoke. E há novidades para Portugal.
O smartphone de gaming já tinha sido anunciado e bateu recordes nas pré-vendas no mercado asiático. Agora tem uma nova versão que vai chegar ao mercado no último trimestre do ano, artilhada com o Qualcomm 855+, 12 GB de RAM e 1 TB de armazenamento.
Ainda antes da IFA começar oficialmente a Asus mostrou os seus trunfos com novos portáteis para a área de criatividade e uma nova versão do ZenBook Duo, o notebook com dois ecrãs. Nota especial para um smartwatch mais “saudável” que tem bateria para 14 dias.
No ano passado a Huawei tinha definido a sua estratégia e um calendário de lançamento de produtos de Inteligência Artificial. Hoje lançou um processador e uma plataforma de desenvolvimento, garantindo que o bloqueio nos EUA não afetou esta área.
Nos últimos anos a Priberam focou o desenvolvimento de serviços na área do processamento computacional da língua, onde tem trazido inovação e integrado vários projetos nacionais e internacionais. O SUMMA é um dos principais exemplos.
O espírito de startup que esteve na génese da PHC ainda faz parte da empresa, mesmo mais de 30 anos depois da sua criação. Rogério Canhoto tem agora a missão de continuar a desenvolver a inovação.
Não faltam aplicações de contactos para o smartphone, desde as que estão integradas nos sistemas operativos às geridas a partir das redes sociais. Mas a Covve traz diferenças com valor acrescentado.
Mais opções, mais capacidade de processamento, baterias de carregamento mais rápido mas sobretudo mais funcionalidades de produtividade e criatividade – com melhor aproveitamento da S Pen – fazem a diferença nos novos topo de gama da linha Note da Samsung.
A tecnologia quântica é ainda um “bicho de sete cabeças” para muitas pessoas mas a sua importância para o futuro e inquestionável, como explica Lars Montelius, diretor geral do INL.
No Ciência´19 provou-se que há ideias, há projetos e há recursos para pôr a capacidade de computação avançada a contribuir para a ciência e a economia em Portugal. O recurso mais escasso será mesmo o da massa cinzenta.
Chama-se Giant Language Model Test Room (GLTR) e foi criada por investigadores da Harvard University e do MIT-IBM Watson AI Lab para encontrar texto gerado por algoritmos.
O mercado de consumo ja ultrapassou as outras áreas de nagócio da Huawei e vale agora 55% da faturação, mas o impacto das sanções nos EUA pode abanar os resultados da empresa, que ainda não tem garantias de poder continuar a usar o Android.