Com o passar dos anos o consumo de conteúdos nos dispositivos móveis tem aumentado. Em média os utilizadores passam cerca de 30 horas por mês a navegar nas aplicações, com as redes sociais e os jogos a liderarem as preferências.
Depois de uma aplicação básica lançada há cerca de um ano atrás, a Microsoft está a desenvolver uma versão Office destinada especificamente a tablets Android. Os primeiros testes com utilizadores estão prestes a começar.
Há uma nova aplicação para chamar táxis em Portugal. A Táxi Digital permite localizar o táxi mais próximo, solicitar a "corrida" e obter uma previsão do tempo de espera, assim como aceder a um perfil do taxista, com direito a foto.
Poder instalar uma aplicação que traz novas funcionalidades e capacidades ao telemóvel, sem ter que pagar por isso? É possível e aqui ficam alguns dos exemplos que marcaram a semana.
Lançada a semana passada nos EUA, a aplicação Slingshot chega agora a Portugal, embora ainda na versão inglesa. A grande procura ditou o alargamento do lançamento inicial para o resto do mundo, diz o Facebook.
O Google Play é a loja oficial de aplicações para Android. A tecnológica norte-americana não aconselha o uso de outras lojas, mas existem empresas de alto perfil que garantem aplicações, muitas gratuitas, com os mesmos níveis de segurança.
O termo oferecer não é usado de ânimo leve. A Amazon está de facto a dar cerca de 160 dólares em aplicações Android aos utilizadores da sua Appstore. A campanha é válida entre hoje e amanhã, 28 de junho.
Em maio deste ano as aplicações gratuitas e com conteúdos disponíveis para compra dentro do software quase fizeram o pleno das receitas conseguidas pelo Google Play a nível mundial. A loja do Android é cada vez mais rentável.
Quando procurar por uma banda ou músico num smartphone Android terá, em breve, não apenas os habituais links com informação, mas também a possibilidade de ouvir os temas desses artistas a partir das apps instaladas no dispositivo.
Está na altura de dar uma volta às aplicações instaladas no seu smartphone ou tablet e arranjar espaço para instalar novas apps. Nós damos sugestões para a substituição...
É mais uma funcionalidade adicionada aos óculos inteligentes da Google: a de guia multimédia em museus. A proposta é da GuidiGo que criou uma aplicação otimizada para os Google Glass.
As cerca de duas centenas de milhar de aplicações existentes na App Store da Amazon vão poder passar a ser descarregadas pelos utilizadores de smartphones BlackBerry 10.
A aplicação de música da Portugal Telecom vai ficar mais multimédia e vai responder aos novos modelos de consumo. A versão beta da aplicação está para já a ser testada em ambiente controlado, mas a estreia está marcada para julho.
A aplicação das mensagens autodestrutivas está a testar uma nova funcionalidade – a criação de uma história que pode contar com a contribuição de todos os que estiverem num local específico. Uma ferramenta com grande potencial para eventos.
O nome do serviço do Facebook para smartphones que vai concorrer diretamente com o Snapchat já era conhecido, Slingshot, e agora é a aplicação que acaba de ficar disponível. É muito parecida, mas tem uma diferença.
O primeiro jogo do Angry Birds foi um sucesso. Os que se seguiram também tiveram grandes resultados. Mas os últimos capítulos têm sido mais modestos. A solução pode estar de novo numa parceria com o cinema.
A Amazon Appstore viu crescer exponencialmente o número de conteúdos disponibilizados nos últimos meses. Segundo números da gigante do ecommerce, a loja tem agora mais de 240 mil aplicações, o triplo face há um ano atrás.
Se hoje vai até à praia ou até à esplanada pode sempre matar algum tempo experimentando novas aplicações no smartphone. A proposta é diversificada e pouco homogénea.
Os taxistas de Londres – e de outras cidades europeias – entupiram as principais artérias da cidade em protesto contra as aplicações de aluguer de carros e partilha de boleias. Mas no mercado inglês uma parte do barulho funcionou a favor do “mau da fita”.
A aplicação de partilha de veículos está hoje na mira de toda a Europa. A Associação Nacional dos Transportadores Rodoviários em Automóveis Ligeiros (Antral) considera o serviço como ilegal e promete protestos caso chegue ao mercado português.
Paris, Londres, Madrid e Berlim vão ser palco de um protesto dos respetivos taxistas que consideram estar a ser prejudicados pelo crescimento dos serviços de partilha de carros. Os profissionais da condução falam em concorrência desleal.
Ao longo da semana partilhámos apps para comunicar online sem deixar rasto, partilhar segredos ou ligar-se à Internet a partir de qualquer local sem usar a própria ligação. É hora de rever propostas.
Qual a melhor rede de contactos do que aquela que o utilizador tem no Facebook? Aproveitando-se deste facto, houve uma equipa de empreendedores que decidiu criar um sistema de transferência da “moda”.
Se antes era preciso recorrer a outras aplicações, com a versão 6.0 agora disponibilizada o Instagram passa a permitir a edição de imagens a partir de si próprio.