O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
A astronauta norte-americana Anne McClain, o canadiano David Saint-Jacques e o russo Oleg Kononenko regressaram hoje à Terra depois de uma missão de seis meses a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).
Depois de uma avaliação, quase 300 laboratórios de investigação científica vão receber um total de cerca de 400 milhões de euros entre 2020 e 2023, ao abrigo do financiamento plurianual proposto pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).
O Bumble é um dos três robots em forma de cubo que fazem parte do programa Astrobee, da NASA, que acredita que terão um papel significativo em futuras missões a Marte e à Lua.
Os cientistas da NASA descobriram que a Lua tem vestígios para resolver mistérios antigos sobre o Sol, cruciais para compreender o desenvolvimento da vida.
A ESA pretende obter mais informações sobre as propriedades dos materiais de algumas peças, de modo a minimizar o risco destas causarem danos na Terra.
A missão da ESA só está prevista para 2022 e vai penetrar no lado escuro do Universo. As três regiões a observar já estão escolhidas e contam com "olho" português.
Pela primeira vez, o Innovation Scoreboard da União Europeia coloca a Europa à frente dos Estados Unidos. Os dados de 2019 referem a melhoria do desempenho na maioria dos países e Portugal é destacado na área de PME Inovadoras.
Com a localização da Portugal Space, a agência espacial portuguesa, nos Açores há agora mais uma plataforma que vai ligar o arquipélado ao sector do espaço e trabalhar em articulação com o AIR Centre.
Já foi publicada a estratégia para 2019-2023 que pretende aprofundar a segurança das redes e dos sistemas de informação e potenciar a utilização livre, segura e eficiente do ciberespaço.
A intenção de fornecer acesso à internet pode ser a melhor, mas há consequências menos positivas. Parece que os 60 satélites entretanto “instalados” já atrapalham a vista do cosmos, quanto mais os 12 mil previstos…
Nos primórdios da formação do universo, logo a seguir ao Big Bang, formou-se a molécula que foi determinante primeiro no processo de arrefecimento e em seguida na formação de estrelas.
O desafio de regressar à lua até 2024, lançado pela administração Trump, implica uma emenda ao orçamento para 2020 de modo a permitir financiamento adicional para o programa.