O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
Com o Dia Mundial do Sono a chegar, a Philips e a Associação Portuguesa do Sono juntaram-se mais uma vez com o objetivo de melhorar a saúde dos portugueses.
Segundo os resultados de um estudo em que participaram investigadores portugueses, a culpa parece ser das temperaturas altas do WASP-76b, que chegam aos 2400º Celsius e são assim capazes de vaporizar metais. E depois dos ventos fortes.
Os especialistas afirmam que, devido às medidas de prevenção e mitigação do COVID-19, o planeta poderá registar uma redução acentuada das emissões carbónicas, a primeira desde a crise financeira de 2008.
Desde que começou a realizar missões de reabastecimento em 2012, a cápsula Dragon 1 já entregou mais de 43 mil quilogramas de mantimentos, equipamentos e materiais para experiências científicas.
Das 28.000 propostas recebidas no concurso Name The Rover, o nome Perseverance foi o escolhido pela NASA para "batizar" o veículo que partirá para Marte em julho deste ano.
A DeepMind, a subsidiária da Google especializada em inteligência artificial, quer ajudar a travar o surto de COVID-19 e afirma que o sistema AlphaFold poderá prever as estruturas das proteínas do vírus SARS-CoV-2.
A sonda da NASA conseguiu identificar um fenómeno inesperado a cerca de 30.000 anos luz de distância na constelação de Columba. A descoberta é a primeira deteção de uma erupção de raios X de um buraco negro no espaço interplanetário.
A descoberta deve-se aos dados recolhidos pelo satélite da Agência Espacial Europeia Gaia, que sugerem uma colisão constante com outra galáxia, responsável pelo envio de ondas através do disco galático "como uma rocha atirada para dentro de água".
O Starship SN1, o novo protótipo de nave da SpaceX, não conseguiu resistir aos níveis de pressão criogénica de um teste nas instalações da empresa no Texas. O culpado? Um dos tanques do veículo espacial encheu-se de azoto líquido, causando assim uma explosão.
Chama-se One Small Step e, em troca de um depósito reembolsável de 1.000 dólares, permite que o público em geral tenha prioridade na compra dos bilhetes, que ainda não estão disponíveis.
O teste a um dos três motores do Launch Abort System da cápsula Orion demonstrou que este tem força suficiente garantir a segurança da tripulação numa situação de emergência.
Ao todo, prevê-se que a nova fábrica onde a SpaceX desenvolverá a tecnologia necessária para levar missões tripuladas à Lua e a Marte dê origem a 130 novos postos de trabalho.
O 2020 CD3 é um pequeno asteróide que está “preso” no campo gravitacional da Terra há cerca de três anos e, em breve, voltará a seguir o seu rumo original.
Um recém publicado estudo da NASA revela que, dos 450 sinais de atividade sísmica registados em Marte, 174 eram "martemotos". Os cientistas indicam também que as tempestades de poeira são frequentes no Planeta Vermelho, tendo identificado mais de 10.000 ocorrências.
Para contornar obstáculos, o rover precisa de um sensor especial que não tenha por base um sistema elétrico, o qual seria muito vulnerável às condições extremas do planeta. A equipa que ficar em primeiro lugar na competição terá também a oportunidade de colaborar com a NASA.
Em parceria com as agências espaciais da Alemanha (DLR) e França (CNES), a missão da JAXA vai também lançar um rover para a superfície de Phobos, o qual será o primeiro veículo a pousar num corpo menor no sistema solar.
Os novos dados demonstram uma realidade diferente daquela que a missão Galileo deu a conhecer em 1995. Há 25 anos, os dados enviados pela sonda da NASA revelavam que Júpiter poderia ser um planeta “extremamente seco”.
Segundo documentos registados na Federal Communications Commission, o Facebook vai mesmo avançar com a missão de garantir que a Internet chegue às zonas onde a cobertura é fraca ou inexistente.
Chama-se UpHill Notation e traz um novo padrão para o “desenho de cada protocolo clínico”, que desempenha um papel importante na melhoria dos cuidados de saúde.
A Astroscale tem vindo a desenvolver tecnologia para eliminar o lixo do espaço de forma segura e responsável e, até 2022, vai ajudar a Agência Espacial Japonesa a preparar a remoção de componentes de um antigo foguetão japonês no espaço.