O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
Mais de 110 conjuntos de exoplanetas e estrelas têm novos nomes, escolhidos numa campanha global promovida pela União Astronómica Internacional. Sabe quais foram os nomes escolhidos em Portugal?
Deveria ser lançado hoje o Cheops, o novo satélite da Agência Espacial Europeia que pretende medir os planetas fora do sistema solar. A missão parte de Kourou, na Guiana Francesa e estava prevista para perto das 9 horas, mas foi adiada.
Houve um português envolvido na primeira foto de um buraco negro que está de regresso ao ALMA para ajudar a “ver melhor” o anel de luz já revelado ou, quem sabe, um outro, mais próximo de nós. Hugo Messias só não promete nada sobre buracos minhoca ou brancos…
De acordo com o estudo publicado esta semana, em vários locais a água congelada está apenas a 2,5 cm abaixo da superfície, o que pode ser um importante fator na escolha do local de aterragem de futuras missões tripuladas.
A empresa de Jeff Bezos quer começar a levar turistas ao espaço o mais brevemente possível. O sucesso de mais uma missão de testes pode aproximar a Blue Origin do desejo de iniciar as suas operações comerciais.
Primeiro foram as analogias de Hugo Messias, o português por detrás da primeira imagem de um buraco negro. Depois foram os movimentos de judo de Miguel Galhardas. Ambos estiveram no Pavilhão do Conhecimento para falar sobre Física a alunos do 4º ano.
Um “hotel” para robots, materiais para pesquisa e até ratos “astronautas”: a Estação Espacial Internacional recebeu um novo carregamento para fazer novas experiências e continuar as que já estavam a ser postas em prática.
O Pacto de Mobilidade Empresarial para a Cidade de Lisboa quer tornar a mobilidade dos 80.000 colaboradores que integram quase 60 empresas e organizações mais sustentável e, assim, fazer também de Lisboa uma cidade mais amiga do ambiente.
Impulsionado por foguetões russos Soyuz, o telescópio espacial que integra a missão Cheops será lançado a 17 de dezembro próximo, a partir da base de Kourou, na Guiana Francesa.
Com apenas pouco mais de um ano de viagem em sete planeados, a sonda espacial Parker já reuniu dados preciosos sobre o Astro-Rei. Anéis de poeira, campos magnéticos e ventos solares são os primeiros mistérios analisados.
Descoberto “por acaso”, o exoplaneta é do género de Neptuno e está a evaporar-se. A sua existência pode ajudar a perceber o que acontecerá ao nosso Sistema Solar num futuro distante.
O documento da Organização Meteorológica Mundial foi divulgado esta terça-feira na conferência sobre alterações climáticas da ONU e António Guterres já reagiu.
Algumas galáxias são “amigas mais chegadas” do que outras e NGC 6285 e a NGC 6286 estão entre aquelas que decidiram “aprofundar” a sua relação de amizade.
O alerta é de António Guterres que revela novos dados de um estudo que vai ser divulgado na conferência sobre alterações climáticas da ONU. Os últimos cinco anos "foram os mais quentes já registados” e “o nível do mar é o mais alto da história da humanidade”.
A Agência Espacial Europeia quer não só pôr em prática uma série de novas missões ambiciosas, mas também manter a sua parceira com a Estação Espacial Internacional e com a NASA.
Para poder fazer parte deste número terá de ser um investigador doutorado, num acordo em que os contratos poderão ser de ingresso na carreira ou por tempo indeterminado.
Nos próximos dez anos o investimento público de Portugal na ESA vai aumentar 20% para os 250 milhões de euros, mas o objetivo é alavancar um investimento global muito maior e dar lugar à criação de cerca de mil empregos qualificados.
Com dados obtidos pela sonda Cassini entre 2004 e 2017, uma equipa de investigadores construiu um mapa que mostra que Titã pode ser um dos melhores “cantos” do sistema solar para procurar vida extraterrestre.
Uma das evidencias que captou a atenção dos cientistas foi a presença de ribose, um dos elementos principais do ácido ribonuceleico (ARN), nos corpos rochosos. A descoberta traz uma nova perspetiva sobre a formação da vida no nosso planeta.
Os investigadores pretendem expandir o projeto, utilizando a tecnologia da IBM, para criar um mapa de todos os geoglifos de Nazca, de forma a ajudar na preservação daquele que é Património Mundial da UNESCO desde 1994.
O sistema é capaz de prever convulsões epiléticas com mais de uma hora de antecedência, o que deixa tempo aos pacientes para que se preparem para o ataque, tomando a medicação.