O SAPO TEK acompanha ao minuto toda a atualidade da ciência e tecnologia, do espaço à computação quântica, com notícias sobre os desenvolvimentos científicos e as tendências a acompanhar
Uma das evidencias que captou a atenção dos cientistas foi a presença de ribose, um dos elementos principais do ácido ribonuceleico (ARN), nos corpos rochosos. A descoberta traz uma nova perspetiva sobre a formação da vida no nosso planeta.
Os investigadores pretendem expandir o projeto, utilizando a tecnologia da IBM, para criar um mapa de todos os geoglifos de Nazca, de forma a ajudar na preservação daquele que é Património Mundial da UNESCO desde 1994.
O sistema é capaz de prever convulsões epiléticas com mais de uma hora de antecedência, o que deixa tempo aos pacientes para que se preparem para o ataque, tomando a medicação.
O National Oceanic and Atmospheric Administration fala em dois recordes alcançados a nível mundial, pela negativa: o segundo mês de outubro mais quente e o segundo período entre janeiro e outubro com a média de temperaturas mais elevadas desde que há registo.
A lua de Júpiter tem vindo a intrigar os cientistas há já algum tempo. A mais recente descoberta apoia a teoria de que existe um profundo oceano por baixo da crosta gelada da lua Europa.
Os resultados das observações do rover Curiosity em Marte mostram um padrão de comportamento do oxigénio que nenhum processo químico conhecido até agora explica.
Em muitos filmes de ficção científica as longas viagens no espaço são feitas com os astronautas em estado de hibernação e a Agência Espacial Europeia quer agora avaliar se isso é possível.
O rover da missão Mars 2020 tem como alvo Jezero Crater, um local do planeta vermelho onde se pensa existirem minerais com sinais de vida passada – e que ajudará a perceber se pode haver vida futura…
A sonda está agora a caminho da Terra e, se tudo correr como planeado, lançará uma cápsula com as informações recolhidas, a qual aterrará na Austrália.
Nos Estados Unidos os testes já começaram e a “culpa” é da Genomic Prediction, que vai apresentar nas próximas semanas resultados de casos clínicos com os primeiros clientes que realizaram fertilização in vitro.
O Falcon 9 conseguiu levar para o espaço a segunda fase da missão Starlink, a qual ambiciona colocar 42.000 dispositivos em órbita para cobrir o planeta com internet de alta velocidade.
Este São Martinho traz um extra, mas vamos precisar da parte do “verão”. É que as previsões meteorológicas para esta segunda-feira dão conta de céu nublado o que poderá impedir de ver o fenómeno. Se não for hoje, só há nova oportunidade daqui a 13 anos…
Embora se tenha registado uma evolução desde 1987 a nível científico nacional, a Fundação Francisco Manuel dos Santos revela que ainda há muito caminho a trilhar.
As mais recentes descobertas acerca da camada atmosférica têm vindo a intrigar os especialistas. No entanto, estes indicam que a diminuição da rarefação deste gás não é um indicador de recuperação.
A inovação tecnológica abriu o espetro das possibilidades de exploração, no entanto, tal como se concluiu no Web Summit, as futuras aventuras espaciais estarão dependentes da forma como se trata o espaço.
O PROBA2 tem com principal responsabilidade observar os “acontecimentos” solares que possam influenciar ou afetar o que se passa na Terra. Apesar dos seus apenas 13kg, já provou ser muito poderoso.
O ritmo de expansão normal de uma gigante vermelha implicaria que o exoplaneta tivesse sido já “engolido”. No entanto, a investigação revela que os astros e os seus planetas evoluem em conjunto.
O Heat Flow and Physical Properties Package tem como função tomar o “pulso”, “temperatura” e “reflexos” do Planeta Vermelho. O instrumento recuou subitamente no seu progresso, deixando os cientistas intrigados.
Alguma vez imaginou como seria condensar toda a atividade observada pela Estação Espacial Internacional numa fotografia? A astronauta Christina Koch tornou essa ideia numa realidade e partilhou-a com o mundo.