As contas são da Marktest e integram o Barómetro das Telecomunicações. A empresa apurou que em Setembro quase 70% dos portugueses não gastaram mais de 15 euros com o telemóvel, um valor que está a baixar.
A Portugal Telecom ainda não decidiu se vai participar no concurso para escolher um novo prestador de serviço universal de telecomunicações. A empresa é que assegura o SU neste momento.
O principal operador de telecomunicações móveis da Turquia lançou um novo sistema de pagamento e marketing móvel, que integra duas aplicações móveis que usam tecnologia NFC, desenvolvidas pela multinacional portuguesa TIMWE.
A partir de junho de 2013 seis cidades brasileiras vão começar a receber os serviços 4G, embora com cobertura limitada a 50% das áreas. A restrição prende-se com as antenas, que aproveitam as infraestruturas da rede 3G.
O segundo par de Satélites Galileo vai ser hoje colocado em órbita, completando o sistema de navegação europeu que vai concorrer com o GPS norte-americano. O lançamento pode ser acompanhado online.
Foi hoje publicado o caderno de encargos do concurso para selecionar o novo (ou novos) prestador de serviço público de comunicações. O concurso prevê a repartição em três lotes: Norte, Centro, e Sul e Ilhas.
Um novo estudo da Cetelem revela que 42% dos portugueses defende a utilização do telemóvel pelas crianças com idades entre os 11 e os 13 anos, enquanto 16% são da opinião que as crianças podem ter telemóvel a partir dos 7 anos de idade.
Adaptando as suas soluções de pagamentos online às necessidades das pequenas e micro empresas, a Redunicre está a desenvolver uma solução mais barata e simples.
Na concorrência, há três possíveis interessados em ficar com a prestação do serviço universal de telecomunicações, que hoje cabe à PT Comunicações e que vai a concurso esta semana.
Empresas e governo britânico investiram na criação de um centro de inovação que reforça a investigação feita no país em torno da próxima geração móvel, o 5G, sucessor do acabado de chegar 4G.
É lançado esta semana o concurso para escolher o prestador do serviço universal de telecomunicações. A medida avança depois de alcançado um acordo com a PT que poupa a Portugal uma multa de 5,5 milhões de euros.
A Europa está a ficar para trás na fibra ótica. Nas principais economias da região os números mostram eu há um longo caminho a percorrer até levar a banda muito larga à maioria dos cidadãos e empresas.
Na Europa ocidental só os alemães gastam menos que os portugueses em telemóvel, mas os utilizadores nacionais estão entre os mais insatisfeitos com a conta ao final do mês. Quase metade acha-a exagerada.
Mudar de operador mantendo o mesmo número de telefone é agora mais rápido e quem falha prazos é obrigado a indemnizar o cliente em 2,5 euros por dia. A Anacom quer passar a mensagem e avança com uma campanha.
O Departamento de Justiça norte-americano terá efetuado mais de 37 mil interceções de comunicações telefónicas e de email durante 2011, uma prática que a American Civil Liberties Union considera ilegal. Mas um vazio legal poderá comprometer as acusações.
O processo de infração contra Portugal, que poderia resultar em multas diárias de 22 mil euros, foi arquivado. A transposição para o direito nacional de um conjunto de novas regras nas telecomunicações evitou a multa.
A TMN vendeu o primeiro iPhone5 2 minutos depois de lançar as pré-reservas, e esgotou o stock para esta pré-venda. Apesar dos preços a partir dos 649 euros (sem subsidiação) parece ainda haver interesse, mas que não justifica iniciativas especiais.
As situações de incumprimento no pagamento de faturas relativas a serviços de telecomunicações podem demorar 10 anos para serem resolvidas, quando os processos chegam à justiça
Nos países menos desenvolvidos do mundo a utilização de banda larga é insustentável. No relatório global sobre a utilização deste serviço, a comissão afirma que as políticas de banda larga devem olhar o problema do acesso como uma prioridade.
A Nokia anunciou hoje o lançamento de dois novos smartphones "low-cost" inseridos na sua gama Asha Touch, que ensaiam um novo browser e servem também de montra ao novo serviço de conteúdos online Nokia Life+.
Em dezembro o mundo voltará a discutir a questão da governação da Internet, com a revisão do tratado mundial das telecomunicações. Os Estados Unidos já esclareceram que estão contra uma solução que transfira poder para as agências das Nações Unidas.
A Apple está a projetar um novo sistema de carregamento de baterias com base no movimento, que poderá ser usado no futuro para alimentar as baterias dos seus dispositivos portáteis. A patente foi publicada ontem nos EUA.
Milhares de consumidores já conseguiram comprar o iPhone 5. Na Ásia e na Europa as lojas já abriram e as filas de gente à espera do momento eram grandes. Maiores que em edições anteriores, garantem alguns operadores.
A EMEL apresenta hoje a sua aplicação para smartphones Apple, BlackBerry e Android e que pretende ajudar os utilizadores a encontrar os locais mais baratos para estacionar.