Pela primeira vez são conhecidos alguns números relativos aos programas de apoio de transição para a TDT. As campanhas chegaram a todo o país e estiveram em vigor durante um ano. E ainda há quem possa beneficiar.
O número de clientes do serviço fixo telefónico diminuiu no último trimestre. A queda só não foi maior porque as novas tecnologias de fibra e cabo continuam a chamar novos utilizadores.
Foi revelado mais um programa estatal que permite aceder às comunicações realizadas em território norte-americano. O programa destaca-se pelo acesso às informações por parte de entidades de âmbito local.
A Apritel, associação que representa as empresas de telecomunicações, considera a nova Lei do Cinema e do Audiovisual inconstitucional e tenciona contestá-la.
Os serviços triple play continuam a ganhar relevância nas preferências dos portugueses. Na TV por subscrição três em cada quatro subscritores optam por combinar a televisão com Internet e telefone.
Anunciado em 2011, o encerramento da Fundação para as Comunicações Móveis, criada para gerir os programas e-escola e e-escolinha, ainda não foi consumado por dívidas aos operadores.
A tecnologia começou a ser implementada lentamente mas o ritmo de desenvolvimento tem acelerado. São já 200 as redes móveis de quarta geração e chegam a 78 países.
Está concluído o processo que vai levar a rede de banda larga de última geração até quase cinco centenas de freguesias em território nacional. Bragança e Guarda são os distritos mais beneficiados.
As experiências foram feitas com recurso ao espectro de uma outra empresa norte-americana. Tecnológica responsável pelos Kindle quer assegurar uma maior conetividade dos seus dispositivos e serviços.
A estação pública de televisão está a estudar a hipótese de trazer dois dos canais que tem na televisão paga para a televisão digital. SIC e TVI podem contra-atacar com emissões em HD.
O Brasil está a ponderar a antecipação das metas definidas para levar os serviços 3G e 4G a todo o país, que pode assim ficar coberto por ambas as tecnologias até 2017.
Depois dos limites impostos na utilização do Facebook, a Comissão Nacional de Eleições decidiu proibir o uso de emails, SMS ou chamadas telefónicas de propaganda durante as campanhas eleitorais.
Desde o final da semana passada que as SMS, MMS e serviços de audiotexto com valor acrescentado estão a ser barrados por defeito. Operadores também têm que respeitar novas regras neste campo.
A culpa pode ser da crise económica, mas o preço das chamadas e da Internet no telemóvel parece ser pouco apelativo em Portugal. Preços mais baixos ou mais minutos grátis podiam estimular um maior uso dos telemóveis.
A CE suspendeu a proposta da Anacom para a redução de tarifas de terminação de chamadas na rede fixa. Bruxelas quer que o regulador inclua medidas de acesso global, como as ligações sobre a Internet.
No final deste ano, o número de pessoas em todo o mundo que faz compras através do telemóvel terá crescido cerca de 45 milhões face a 2012, para os 245,2 milhões.
A Entidade Reguladora para a Comunicação Social decidiu realizar um estudo sobre o futuro da Televisão Digital Terrestre em Portugal, centrado na diversidade da oferta de conteúdos.
A estrela que alimenta o planeta Terra está prestes a sofrer um fenómeno que vai ter influência em todo o Sistema Solar. Comunicações por satélite e por rádio podem ficar comprometidas.
A Zon é o operador que tem a maior divida, cerca de 6,3 milhões de euros, ao Instituto do Cinema e do Audiovisual. Produtores pedem medidas céleres para que os pagamentos sejam feitos.
Numa iniciativa inédita na Europa, a Bélgica, a Holanda e o Luxemburgo pretendem eliminar as tarifas de roaming dentro do território Benelux que os três países formam.
Os portugueses pagam cerca de 7,6 cêntimos de euro por cada minuto de chamada feita a partir do telemóvel, menos do que o custo de 9,1 cêntimos resultante da média dos países da UE28.