Depois de uma disputa que durou vários anos, Portugal Telecom e Anacom chegaram a acordo sobre os custos do serviço universal. A PT terá direito a menos que o inicialmente proposto.
As conclusões são da Comissão Europeia, que mediu as diferenças entre velocidade contratada e velocidade real das ligações à banda larga. As discrepâncias vão continuar a ser alvo de análise.
Uma boa parte dos países ainda não adotou a última geração de redes móveis mas já há quem esteja a dar o próximo passo. Enquanto o 5G continua longe, o 4G está em constante evolução.
A Comissão Europeia quer obrigar os operadores a serem mais rápidos e claros na divulgação de informação sempre que são alvo de ataques que coloquem vulneráveis os dados dos clientes.
No ranking das terminações fixas, os operadores nacionais pagam metade da média europeia. Até ao final do ano as terminações fixas devem ficar até 80% mais baratas.
A Portugal Telecom integra a lista de oito operadores que forma o Carrier Advisory Group para a versão móvel do Ubuntu, que vai concorrer com o Android ainda este ano.
Um novo plano de reestruturação vai marcar a vida da Alcatel-Lucent até 2015. O corte de custos complementa-se com o foco em menos áreas de negócio, como explicaram ao TeK responsáveis da empresa.
A empresa do grupo Altice quer recuperar a imagem de inovação tecnológica que já fizeram dela uma das maiores empresas de telecomunicações em Portugal. Até ao final do ano vai aparecer um novo serviço de 4P.
Por outro lado os utilizadores nacionais estão menos agradados com os serviços de televisão por subscrição. Em comparação com as médias europeias os resultados nacionais são ligeiramente diferentes.
Os veículos automóveis novos vendidos na europa vão integrar sistemas eCall, uma tecnologia que estabelece um contacto imediato com os serviços de emergência em caso de acidente.
Google, Microsoft e Facebook são as empresas que já tomaram uma posição pública relativamente às notícias que acusam o governo dos EUA de monitorizar as comunicações dos seus cidadãos.
O estado norte-americano de Nova Jersey está a analisar uma proposta de lei que prevê a possibilidade de a polícia "apreender" o telemóvel do condutor em caso de acidente de viação.
A norma europeia que obriga os operadores de telecomunicações a manter um número de um utilizador ao trocar de rede, continua a valer coimas às empresas portuguesas.
Alguns portugueses parecem estar a descartar o uso de dois números de telemóvel. Os valores do relatório da Anacom sobre Serviços Móveis refletem as novas tendências de comunicação online.
O cada vez maior número de smartphones entre utilizadores portugueses ajudou no crescimento dos acessos por banda larga móvel. No fixo, a fibra ótica cresceu mais de 40% desde março de 2012.
O continente europeu tem que correr atrás do prejuízo e por isso é que os esforços já estão apontados ao 5G. Na corrida pelo LTE, os operadores europeus foram "atropelados" pelos congéneres dos EUA.
O relatório do serviço de telefone fixo do primeiro trimestre deste ano revela ainda que os acessos através da rede de fibra ótica têm crescido e que o preço médio da fatura caiu quase 3%.
A Guarda Nacional Republicana deteve 11 suspeitos de pertenceram a uma organização que se dedicava ao roubo de cobre das infraestruturas da Portugal Telecom.