Os três líderes das maiores operadoras de telefonia móvel na Europa manifestaram-se em uníssono contra o monopólio criado pela Apple e Google baseado nos ecossistemas de aplicações. A solução passa pela liberalização do mercado concorrencial.
A TMN integra a lista de quase duas dezenas de operadores que apoiam o Firefox OS, mas a operadora não se compromete e diz que ainda não decidiu se lançará ou não equipamentos com o sistema operativo.
Portugal destaca-se num estudo europeu que avalia a disponibilidade de ligações de banda larga na região e aparece como um dos países com 100% de cobertura destas tecnologias e um dos mais avançados na disseminação das redes de nova geração.
(Atual.) A Optimus divulgou hoje que a sua rede de quarta geração chega neste momento a 80% da população, cobrindo todas as capitais de distrito do continente. A operadora destaca ainda o impacto da aposta na frequência dos 1.800 MHz.
A empresa do Grupo PT está no pelotão da frente num conjunto de duas dezenas de empresas que já conseguiram a certificação na tecnologia que garante maior capacidade evolutiva nas redes de comunicações a nível de serviços e velocidade.
A fibra continua a crescer na Europa. Excluindo a Rússia, o número de subscritores destes serviços avançou 15%. Portugal continua no grupo da frente, entre os 10 países com uma penetração acima dos 10%.
A plataforma integra um processador, um GPU e um modem LTE e a fabricante garante que é a mais rápida e eficiente do mundo para dispositivos móveis. Terá destaque na presença da ST-Ericsson em Barcelona na próxima semana.
A Ofcom só conseguiu 2,34 mil milhões de libras no leilão da quarta geração móvel no Reino Unido, bastante abaixo da previsão de 3,5 mil milhões. 5 empresas vão oferecer os serviços 4G no país.
Cerca de 200 mil idosos que reúnem um conjunto de condições definidas pela Anacom vão receber nos próximos dias uma carta que possibilita a requisição de apoio na migração para a televisão digital terrestre.
Apesar da conjuntura económica, as empresas reconhecem as vantagens que as políticas de Bring Your Own Device trazem à produtividade. A Cisco acredita que esta será uma tendência em crescimento este ano, nas organizações privadas e públicas.
Apesar do volume de queixas nesta área, um novo Decreto-lei facilita o registo de empresas de Audiotexto e de SMS de valor acrescentado, mas impede o regresso à atividade de quem teve registo suspenso ou revogado.
O negócio foi fechado em 2002, no Governo de Durão Barroso, mas um grupo de deputados do PSD levantou algumas dúvidas e quer ver uma cópia do contrato de compra e venda da rede da PT e também de concessão do serviço universal.
Os temores do fim do mundo teriam mais razões de existir agora do que dezembro do ano passado. Talvez pela confiança na ciência, ninguém tem medo do corpo celeste que vai "rasar" a Terra e pode destruir alguns satélites.
O fundo de quase 10 mil milhões de euros que a responsável da Agenda Digital queria assegurar para acelerar o desenvolvimento das RNG vai ser reduzido para os mil milhões. Foi um dos alvos dos cortes no orçamento europeu.
No Reino Unido a Vodafone está a pedir aos clientes que aguardem e não atualizem já os seus iPhone 4S com o iOS 6.1. O alerta surge porque alguns clientes passaram a ter problemas em ligar-se ao 3G depois do update.
Vida curta e difícil para a ferramenta de sugestão de "tags" em fotografias de grupo do Facebook. Depois de ter desativado a funcionalidade na Europa, a rede social eliminou todos os dados que detinha relativos ao reconhecimento facial.
Coincidência ou não, a Optimus lançou um novo anúncio relativamente ao 4G no iPhone 5 no dia a seguir à queixa apresentada pela Vodafone no órgão regulador. A operadora do grupo Sonae vai para já manter as duas campanhas.
A publicidade "4G no iPhone 5 só na Optimus" valeu à operadora de telecomunicações do grupo Sonae uma queixa da rival Vodafone no ICAP. A multinacional das telecomunicações espera agora uma decisão "célere" do órgão regulador.
A Anacom continua a penalizar os operadores pelo incumprimento de prazos e falta de resposta a pedidos de portabilidade. Onitelecom, Vodafone e Colt foram multadas num valor conjunto de 15 mil euros.
Um estudo da Nielsen vem contrariar os dados hoje divulgados pela DECO relativamente à satisfação dos portugueses com a TDT. A pesquisa da DECO diz que a maioria dos portugueses está insatisfeita com a transição para o digital, a Nielsen diz que não.
A crise económica que assolou Portugal durante 2012 passou ao lado do mercado dos smartphones. Entre maio e dezembro a quota de mercado destes dispositivos aumentou em Portugal cerca de 7%, registando o valor mais alto no mês de novembro.
Mais de metade dos utilizadores dos serviços de TDT têm queixas a fazer em relação à qualidade do sinal, revela um estudo hoje divulgado pela DECO que incentiva os consumidores a queixarem-se e apoia o processo.
As redes LTE são a tecnologia de comunicação móvel com o desenvolvimento mais acelerado de sempre. A afirmação é da GSA que num estudo anual concluiu que existem mais de 660 dispositivos compatíveis com redes 4G, a maior parte são smartphones.
A Apritel defende que a nova lei do cancelamento das comunicações a quem não paga poderia ter ido mais longe. Alerta para medidas que podem representar um retrocesso.