A Comissão Europeia adotou esta quinta-feira um conjunto de normas técnicas que vão preparar o terreno para a alocação de mais espectro na banda dos 700 MHz para serviços móveis.
A partir do próximo ano todos os telemóveis vendidos na India vão ter de incluir um botão de pânico, uma funcionalidade imposta pelo Governo para proteger as mulheres.
A 18ª posição de um ranking que avalia os níveis de conectividade em 50 países é de Portugal, que aparece descrito como uma região do globo com boa cobertura de banda larga.
Ao contrário do esperado por muitos, o prazo de fidelização de 24 meses mantém-se, mas por outro lado o número de ofertas vai aumentar e os consumidores passam a ter mais opções de escolha.
A derradeira aposta da fabricante no mercado de smartphones passa pelo Android. Podia ter esmorecido com os resultados de vendas do Priv, mas aparentemente não.
Os senadores norte-americanos vão ter de discutir e votar uma proposta legislativa que pretende obrigar os fabricantes de telemóveis a colaborarem com as autoridades quando é preciso garantir acesso aos dados guardados nos seus dispositivos. Uma reação ao caso Apple/FBI?
Há um novo conjunto de regras em discussão nos Estados Unidos que pode abrir caminho à utilização comercial de drones em cidades ou áreas consideradas urbanas, até agora proibida.
Enquanto as fabricantes se unem para formar uma coligação que proteja os interesses no novo setor, o exército dos Estados Unidos quer arranjar quem produza drones em miniatura para os seus soldados poderem guardar no bolso.
No final de 2013 a Google lançava o Wallet Card: um cartão de débito físico que, vinculado à conta Google Wallet, permitia o pagamento em estabelecimentos que aceitassem Mastercard ou o levantamento efetivo de dinheiro em caixas automáticas. Possibilidades que vão deixar de existir.
A proposta foi ontem aprovada pela Federal Communications Commission e vai estender o subsidio que existia para os telefones em famílias de baixo rendimento às ligações Internet.
Os operadores de telecomunicações queixam-se da concorrência dos chamados serviços Over the Top, mas produtores de conteúdos, os fornecedores destes serviços e a até o regulador acredita que a margem para reagir existe e o espaço para parcerias também.
A Nokia quer fazer crescer a equipa de cerca de 2.000 colaboradores em Portugal e tem, neste momento, várias vagas de emprego em aberto na área das telecomunicações.
A utilização de serviços de banda larga móvel foi uma realidade para 5,5 milhões de portugueses em 2015, mais 8,2% que no ano anterior. Os dados são da Anacom e mostram que, em média, geramos 1,25 GB de tráfego todos os meses quando estamos ligados à Internet usando redes móveis.
A fibra continua a ganhar terreno às tecnologias mais tradicionais, mas o cabo e o ADSL continuam a ser mais relevantes. Esta última tecnologia era desde 2004 a que ligava mais portugueses, mas voltou a ser ultrapassada pelo cabo.
Num Estado norte-americano está em debate uma proposta de legislação que prevê a penalização dos peões que se deixem distrair pelas atualizações de Estado do Facebook ou pelas mensagens do Instagram.
Os dois indicativos usados pela empresa Euro da Sorte para chamadas de valor acrescentado associados a um sorteio foram suspensos pela Anacom, que desconfia de práticas ilegais por parte da empresa.
Desde que os cartões pré-pagos chegaram aos telemóveis que os portugueses privilegiam esta opção no relacionamento com os operadores de telecomunicações, mas agora já não é assim e a culpa é dos serviços multiple-play.
A Autoridade Nacional das Comunições instalou em 2015 um sistema de monitorização que avalia a receção da qualidade do sinal da Televisão Digital Terrestre. Os indicadores do último trimestre são positivos.
Os Estados Unidos já têm preparada legislação referente aos drones, mas que deixava de fora a utilização para fins comerciais. Agora há uma alteração à proposta que pretende dar resposta a essa falha.
Enquanto em algumas locais são considerados uma autêntica praga, em Londres os pombos transformam-se numa espécie de “técnicos” da qualidade do ar. Pelo menos um pequeno esquadrão que sobrevoa a cidade britânica por estes dias.
Os serviços de Internet móvel e fixa são hoje complementares. Os portugueses reservam a Internet fixa para usar em casa e para realizar atividades onde procuram segurança e a Internet móvel para quando estão fora de casa e fazem um acesso mais lúdico. Mas também há quem só use internet gratuita.