O consumidor português usa cada vez mais serviços de comunicações e escolhe fazê-lo de forma agrupada, em pacotes fornecidos pelo mesmo operador, enquanto utilizam mais do que nunca aplicações que permitem falar e trocar mensagens via Internet, sem pagar.
O sector das telecomunicações é o segundo que gera mais queixas junto da associação de defesa do consumidor, sobretudo devido às obrigações de fidelização com os operadores.
Daqui a um ano os operadores têm de garantir que a sua rede 4G cobre 480 freguesias onde não chegam serviços de banda larga móvel. A medida é uma obrigação associada às licenças de quarta geração, que a Anacom decidiu reforçar.
O momento não podia ser o mais indicado, na senda do braço de ferro entre Apple e FBI: as gigantes tecnológicas decidiram precaver-se ainda mais e reforçar a tecnologia que assegura a privacidade dos seus utilizadores.
Durante o jantar-debate organizado pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações o diretor executivo da operadora, Paulo Neves, disse que a partir desta sexta-feira a empresa vai disponibilizar uma “oferta comercial” da rede de fibra ótica às operadoras interessadas.
Skype, Facebook, Dropbox e Messenger são os serviços over the top mais usados pelos portugueses, mas a larga maioria não está disposta a pagar por eles. Quem admite gastar dinheiro fixa um máximo de 9 euros.
No final de 2015 havia em Portugal 3,52 milhões de clientes de serviços de televisão por subscrição, mais 167 mil do que no ano anterior, revela a Anacom. Os valores traduzem uma subida de 5%, acima da média de 4,6% registada nos últimos cinco anos.
Jeff Bezos, fundador da Amazon, é um dos milionários com planos para participar na aventura espacial. Acaba de revelar mais alguns detalhes da estratégia da Blue Origin, a empresa que criou nesta área.
A operadora permitiu que várias empresas monitorizassem os hábitos de navegação online dos clientes sem que estes soubessem, para poderem direcionar melhor a publicidade que lhes mostravam.
A empresa não o promove exatamente nestes termos, mas o Project Fi é um operador móvel virtual com serviços de voz e dados para usar dentro e fora dos Estados Unidos. Até agora era preciso um convite para usar. Deixou de ser.
Ao longo do ano passado o número de processos de contraordenação levantados pelo regulador das comunicações eletrónicas a empresas do sector cresceu e as multas ultrapassaram o meio milhão de euros.
A Vodafone anunciou que elimina, a partir de hoje, as tarifas de roaming “sobre as chamadas telefónicas, mensagens de texto e utilização de dados realizados na Europa”.
O falhanço da aterragem não era nada que não se esperasse, principalmente à medida que o número de tentativas de lançamento foi aumentando. Na SpaceX agora já só se pensa no próximo foguetão.
Os terminais de pagamento com suporte para a tecnologia móvel NFC são cada vez mais desejados pelos lojistas, que estão mais entusiasmados com estas soluções que com alternativas mais tradicionais, como o PayPal.
A investigação foi iniciada em 2012 e teve a colaboração de entidades estrangeiras já que o esquema montado também distribuía canais espanhóis e usava servidores situados fora de Portugal.
Na próxima semana um asteroide vai passar perto da Terra. Quando dizemos perto estamos a falar numa distância provável de 5 milhões de km, mas a possibilidade de a distância ser bem menor também existe.
Está a revelar-se mais complicado do que o previsto colocar o satélite SES-9 em órbita. Depois da quarta tentativa falhada, há nova marcação para a próxima sexta-feira.
Desde o passado dia 24 de fevereiro que a SpaceX anda a tentar lançar um dos seus Falcon 9, mas sem sucesso. A última tentativa falhada foi ontem, mas já há nova marcação para esta noite.
Confrontado com a vontade da Anacom em ver disponibilizados serviços de telecomunicações de baixo custo por parte dos operadores, Miguel Almeida considerou que os clientes já usufruem de ofertas low cost. "Defendo as ofertas low cost e é que o que mercado já tem hoje em dia", explicou em conferência
A Autoridade Nacional das Comunicações faz uma análise mensal à evolução dos preços das telecomunicações e desde março de 2011 que os encargos crescem mais em Portugal do que na UE em termos médios anuais.
As empresas que oferecem serviços no espaço da União Europeia vão ver o valor das multas associadas às falhas na proteção de dados disparar nos próximos meses.