A ponte internacional Valença-Tui serviu de palco à demonstração final do projeto 5G-Mobix, em ambiente real e com obstáculos a ultrapassar. As redes 5G permitiram a ligação do veículo autónomo, sem falhas e com segurança.
(atualizada) As operadoras de telecomunicações têm vindo a prolongar a utilização gratuita da nova rede 5G para os seus clientes. Depois de vários adiamentos tinha sido definido um novo prazo para começar a cobrar a utilização a partir de hoje, mas há um novo prolongamento até 15 de outubro.
A operadora salienta que a Região Autónoma da Madeira terá cobertura integral de fibra ótica até ao final de 2022 e que a infraestrutura de 5G já está 80% coberta.
China, Índia e Indonésia foram os motores de crescimento do mercado móvel num segundo trimestre marcado pelo forte crescimento do 5G e dos serviços móveis de dados, segundo a Ericsson.
Quando questionado se o governo estaria disposto a receber um pedido de prolongamento dos prazos de cobertura, o Ministério das Infraestruturas e Habitação reitera que esta é “uma matéria em primeira linha da responsabilidade da Anacom, que definiu as regras do leilão e respetivas obrigações".
O novo relatório do Observatório Europeu do 5G revela que Portugal já completou alguns objetivos no que toca às redes de quinta geração móvel, mas ainda tem um longo caminho para garantir total cobertura até 2030.
Embora indique que as 19 entidades que participaram na consulta pública se manifestam “maioritariamente favoráveis à disponibilização da faixa dos 26 GHz", existem múltiplos pontos de divergência, o que poderá atrasar a atribuição de espetro para 2024 ou mais tarde.
O presidente executivo da NOS, Miguel Almeida, prometeu hoje ao país "tudo fazer" para "compensar os atrasos exclusivamente atribuíveis à incompetência" do regulador Anacom no desenvolvimento da tecnologia 5G.
O presidente da Autoridade Nacional de Comunicações (Anacom) afirmou hoje que o regulador vai ser "intransigente" quanto aos prazos que as operadoras têm de cobertura do território em 5G.
O centro de inovação 5G da NOS será um laboratório colaborativo e de cocriação. Empresa totalizou um total de 350 milhões de euros em 5G nos últimos dois anos.
Em Estarreja o 5G chega aos 871 Mbps mas as medições médias da Anacom apontam para download de 309 Mbps. O primeiro balanço do desenvolvimento das redes móveis 5G mostra que já estão instaladas 2.918 estações em 198 concelhos. MEO, NOS e Vodafone são as operadoras já a disponibilizar serviços mas nú
De acordo com Manuel Oliveira, CEO da KIT-AR, o financiamento obtido nesta ronda de investimento, “marca o início de uma nova etapa na KIT-AR”, onde a empresa quer amplificar o valor do seu produto para o mercado industrial.
A Ericsson calcula que até final do ano mais de mil milhões de ligações 5G estarão ativas em todo o mundo. A tecnologia continua a afirmar-se como alternativa à banda larga fixa.
De acordo com a NOS, a solução implementada no Hospital Dr. Nélio Mendonça, que já dispõe de cobertura de rede 5G, promete esbater a distância física entre profissionais de Saúde, possibilitando uma maior monitorização dos processos, além do recurso a um apoio especializado a qualquer momento.
A dificuldade na entrega de equipamentos está a afetar o desenvolvimento da rede do 5G no Brasil. O regulador das comunicações já deu um prazo adicional de 60 dias para as operadoras avançarem com o serviço nas principais cidades.
Segundo dados da GSA, houve um crescimento de 3,2% de equipamentos 5G em março e já estão registados 1.334 dispositivos 5G, mas nem todos estão ainda disponíveis
A presidente executiva da Altice Portugal afimou hoje que a empresa já recebeu pedidos de roaming por parte de operadores, no âmbito do 5G, mas disse que o processo “está a decorrer”, escusando-se entrar em detalhes.
Com o alargamento do 5G, há operadores a desligar as redes de 3G, que foram lançadas no início do século XXI. Em Portugal a Altice, NOS e Vodafone admitem que é uma possibilidade mas não têm calendário definido.
Depois da atribuição das licenças 5G as operadoras tinham avançado com a oferta de experiência gratuita até final de janeiro, e depois até final de março, mas o SAPO TEK confirmou hoje que vão prolongar o uso sem custos até depois do verão para todos os clientes.
O mapa da nPerf já sinaliza os locais do mundo onde os testes de utilizadores indicam a presença de redes 5G. Portugal tem várias localizações assinaladas.
A Europa é uma das regiões do globo onde se venderam mais smartphones 5G no arranque deste ano, com a Apple a levar muitos clientes às lojas, interessados em trocar para equipamentos mais modernos. Entretanto, a realme destaca-se também cada vez mais no segmento.
A NOS deu hoje a conhecer que as providências cautelares colocadas na Justiça sobre o leilão do 5G não tiveram sucesso, mas ações em tribunal e na Comissão Europeia continuam, onde acredita que poderão ter sucesso.
O interesse no 5G, mais gente disponível a comprar smartphones de gama média ou alta e equipamentos mais caros montaram a receita que fez aumentar o valor das vendas de smartphones em 7% no ano passado. Quase metade deste valor vai para a Apple.