Todas as notícias do mundo da tecnologia ao minuto, as tendências e as novidade das empresas e os novos lançamentos de produtos e soluções das principais fabricantes.
O ".us" - sufixo Internet para os Estados Unidos - passará brevemente a alojar um sub-domínio especialmente destinado a crianças com menos de 13 anos de idades, o ".kids", cuja criação mereceu ontem parecer positivo da Câmara dos Representantes.
A Associação Nacional das Empresas das Tecnologias da Informação e Electrónica apresentou ao Ministério da Economia o pedido de desbloqueio do Sistema de Incentivo à Modernização Empresarial, uma situação que prejudica o sector.
A empresa norte-americana PTC apresentou recentemente dois novos produtos, o software gratuito Pro/DESKTOP Express, para o design em 3D, e uma nova versão completa do Pro/DESKTOP.
Criado para resolver o problema da escassez de endereços IP, devido à explosão de dispositivos ligados à Internet, o protocolo IPv6 que sucede à versão 4 em utilização foi hoje tema de debate numa conferência organizada pela FCCN e pela Cisco.
A descoberta de várias falhas de segurança no seu serviço de protecção de identidade dos utilizadores na Internet levou o Anonymizer.com a pedir aos seus clientes que sejam mais proactivos na identificação de eventuais problemas.
Para garantir uma maior facilidade de utilização aos clientes que aderiram ao serviço MBNet, a SIBS e a Unicre anunciaram hoje uma nova versão que permite a integração do sistema no computador pessoal do utilizador, mas só para sistemas Windows.
Com os preços para o mercado norte-americano a variarem entre os 1.199 dólares e os 1.799 dólares, os novos portáteis iBook da Apple incluem, segundo a sua fabricante, um desempenho melhorado e mais espaço em disco.
A ParaRede assinou um contrato de prestação de serviços na área das tecnologias de informação e de desenvolvimento de software para várias áreas operacionais com a Siemens Portugal. O acordo tem um valor de 500 mil euros por ano.
A Juniper Networks, o segundo maior fabricante de equipamento de infra-estrutura para a Internet, anunciou ontem ter conseguido um acordo com a Siemens para a aquisição da empresa de desenvolvimento de redes de telecomunicações IP, Unisphere Networks.
A IBM deu mais um passo na investigação de escala microscópica com o desenvolvimento de transístores ultra-rápidos a partir de átomos de carbono. Estes transistores poderão substituir os de silício dentro de 10 anos.
A nova versão do SharePoint Portal Server da Microsoft vai basear-se nas tecnologias da infra-estrutura .NET, permitindo desta forma que as empresas criem portais empresariais sem a ajuda de programadores de software.
De um total de volume de transacção bolsista de 11,436 mil milhões de euros verificado durante o mês de Abril de 2002, apenas dois por cento foi efectuada pela Internet, ou seja 231 milhões de euros, continuando esta opção a ser remetida para segundo plan
Na tentativa de manter a vantagem de preço face aos seus principais rivais, a Nintendo anunciou hoje que a GameCube vai passar a custar 149,95 dólares, numa redução de cerca de 25 por cento face ao preço praticado actualmente no mercado norte-americano.
Semanas depois de testes experimentais que geraram polémica, o sistema online de partilha de ficheiros KaZaA vai introduzir o serviço Altnet, que consiste na apresentação de links nos resultados da pesquisa para conteúdos pagos.
Depois dos rumores, surge a confirmação de que o Washingtonpost vai mesmo encerrar a publicação online Newsbytes. No seu lugar nascerá o TechNews.com, fruto da integração com os conteúdos do Washtech, um outro site de tecnologias da empresa.
Após o fracasso das negociações anteriores e da demissão de grande parte da direcção do Napster, a Bertelsmann adquiriu os bens da empresa responsável pelo serviço de música online por 8 milhões de dólares, evitando a sua falência.
A partir de agora, os serviços de gestão automatizada de vulnerabilidades e monitorização de segurança informática da Qualys vão ser representados em Portugal pela MarketWare. Estas soluções permitem que as empresas administrem e auditem redes.
Apesar de só representarem um por cento do total de compradores de conteúdos online, os clientes empresariais são responsáveis pela maior parte dos ganhos financeiros obtidos pelos fornecedores de conteúdos.
A entrada em vigor este mês do Decreto-Lei nº 133/2002 tem como objectivo simplificar os processos existentes para a mudança de prestador de serviço de telecomunicações, assegurando a continuação da prestação do serviço sem interrupções.
Apesar de no início as empresas não se terem apercebido de imediato das potencialidades do acesso sem fios à Net, a sua capacidade de mobilidade criou um novo mercado que está em franco crescimento ajudado, também, pelas capacidades dos dispositivos 3G.
Graças a um acordo de distribuição estabelecido recentemente com a britânica iFone, alguns dos telemóveis da Motorola vão passar a incluir de origem grandes clássicos da Atari como o Pong, Centipede, Breakout ou Asteroids.
É sob o tema da Globalização que este ano se comemora o Dia Mundial dos Museus. Para celebrar a data vão ser lançados 10 sites de museus do IPM que cumprem as Directrizes de Acessbilidade a Conteúdos Web da Iniciativa em Acessibilidade do consórcio W3C.
A PRIMAVERA Software, devido ao crescimento do sector das Autarquias Locais e à aposta na diversificação das áreas de negócio, acaba de lançar o produto da sua linha profissional denominado POCAL – Plano Oficial Contabilidade das Autarquias Locais.
"Com uma nova alma, uma nova orientação e devidamente adaptado às realidades económicas actuais", a First Tuesday regressa agora a Portugal depois de um ano de interregno para repensar o conceito e reorganizar estratégias e objectivos.