Os novos sites internet e a tecnologia que está a transformar a forma como acedermos à informação estão no SAPO TEK, assim como a inovação das empresas
Existem endereços de internet de “ninguém”, então as empresas que prestam serviços de localização associam-nos a moradas (físicas) aproximadas. No Kansas, EUA, há cerca de 600 milhões destes endereços e apontam todos para a quinta de uma idosa. Por engano.
Já está em vigor o novo regulamento europeu sobre a privacidade digital e há novos desafios para as empresas que precisam de adaptar a informação nos seus websites.
Este mês não é só o desporto que invade a Cidade Olímpica. Uma iniciativa do Instagram quer mostrar ao mundo mais de 50 obras de arte urbana que pintam as ruas cariocas.
Um grupo de mais de mil robots “dançou” até ao livro dos recordes mundiais do Guinness. Com menos de meio metro de altura, estes pequenos androides são já um sucesso na internet.
Até a NASA está de olhos postos na tragédia que se abateu sobre Portugal nas últimas semanas. Os incêndios atingiram uma tal dimensão que são perfeitamente visíveis do Espaço.
É apresentada como a plataforma online ideal para os artistas emergentes que querem ganhar maior visibilidade e é lançada no próximo dia 4 de Setembro.
A partir de agora, a rede social quer ajudar os utilizadores a evitarem publicidade que lhes seja irrelevante. Mas não vai deixar que os adblockers impeçam os utilizadores de verem anúncios.
A iniciativa resulta de um acordo entre a ACEPI, a DNS.PT e a DECO e pretende promover as boas práticas no comércio eletrónico, dando mais credibilidade às lojas online e mais segurança aos consumidores para fazerem as suas compras na internet.
O LinkedIn lançou uma funcionalidade que permite fazer vídeos de 30 segundos e publicá-los diretamente no feed. Mas a funcionalidade, por agora, só está disponível para um grupo restrito de utilizadores.
Um grupo de jovens disfarçados de Pikachu invadiu as ruas da cidade suíça de Basileia e mudou as regras do jogo: agora são os pequenos monstros amarelos que atiram pokebolas aos humanos.
Desapareceu (mais um) "bastião" dos downloads ilegais. O Torrentz, tido como um dos mais populares portais de pesquisa e indexação de ficheiros torrent, dá agora por terminado um percurso de mais de 13 anos.
Esta é apenas uma das novidades entre os vários conteúdos e funcionalidades especiais que estão disponíveis para os utilizadores da rede social e também do Periscope e do Vine para acompanhamento do maior evento desportivo do ano.
É este o número de pequenas e médias empresas que recorrem à rede social mensalmente nas suas atividades profissionais, pelo que são agora inauguradas duas novas secções possíveis de configurar na criação de uma página.
Chama-se Paper e é o novo serviço do Dropbox para criação e partilha de documentos em tempo real, tal como é possível fazer com o Google Docs. Já pode experimentar o Paper no browser, sendo que as versões iOS e Android devem chegar a Portugal muito em breve.
O jogo Pokémon Go está a levar a um grande aumento da procura por objetos raros relacionados com o universo original do jogo de cartas. Nomeadamente nas plataformas de leilões online.
Do streaming em direto às parcerias com vários canais de televisão e vloggers mediáticos, está tudo pronto para que possa usar esta plataforma de vídeo na internet para acompanhar os seus desportos preferidos.
A plataforma de financiamento comunitário já ajudou 110 mil projetos a alcançarem o sucesso. Os números fazem parte de um estudo elaborado pela Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos.
A rede social de partilha de imagens quer manter-se livre de comentários depreciativos e perturbantes e por isso está a desenvolver um sistema de bloqueio com listas de palavras.
A ameaça foi detetada nas redes de mais de 20 entidades oficiais do país e permitiria aos responsáveis pela mesma ativarem as câmaras e microfones dos computadores afetados, bem como acederem ao que fosse registado com os teclados.
Mais uma vez a China prova que a "sua" internet é uma rede à parte, juntando o Pokémon Go à lista de serviços bloqueados no país. Mas os fãs têm uma aplicação local, o City Spirits Go.
A utilização de redes virtuais privadas é agora punida com coimas milionárias nos Emirados Árabes Unidos. As VPN eram regularmente utilizadas no país para permitir o acesso a aplicações como o Snapchat e o WhatsApp.
A rede social continua a adicionar funcionalidades que "prendam" os utilizadores ao serviço e agora é a vez de dar mais uns toques nos festejos de aniversários. Com mais vídeos.