Os novos sites internet e a tecnologia que está a transformar a forma como acedermos à informação estão no SAPO TEK, assim como a inovação das empresas
Os Estados Unidos estrearem esta semana um sistema de avisos dos utilizadores de Internet que usam redes P2P para partilha ilegal de conteúdos protegidos por direitos de autor. Quem insistir pode ficar com Internet mais lenta.
Num painel com oradores de diferentes setores tecnológicos, uns mais liberais, outros mais tradicionais, no final todos acabaram por concordar que existem problemas nas TIC que não têm resolução imediata.
A gigante da Internet enfrenta hoje em tribunal o regulador espanhol para a proteção de dados num caso relacionado com a privacidade da informação que pode abrir precedentes na Europa.
Um volte-face inesperado mas que rapidamente foi resolvido. Um grupo sueco anti-pirataria conseguiu através de ameaças com processos legais cortar a ligação que havia entre o TPB e o Partido Pirata sueco. A "baía" agora fica noutras paragens.
A Google estará a preparar um novo serviço de música ao estilo Spotify. A informação ainda não foi confirmada pela empresa, mas alguma imprensa garante que o lançamento pode estar para breve.
O crescimento económico e político dos países, sobretudo das nações em desenvolvimento, pode e deve ser assegurado através de uma maior aposta nas TIC. Portugal dá o exemplo de como as TIC podem tornar o ensino mais acessível e móvel.
Uma investigação anónima da associação de defesa do consumidor aponta problemas de reembolsos e falhas na informação em sete sites de empresas que vendem vouchers online. A Deco conclui que todos violam a lei por não entregarem fatura da compra.
O primeiro tweet de Bento XVI chegou aos internautas de todo o mundo no dia 12 de dezembro de 2012. Três meses depois e após o anúncio de resignação do cargo, Joseph Ratzinger vai deixar de ter acesso à conta no Twitter.
A Polícia Judiciária deteve dois suspeitos da prática de crimes de pornografia de menores na Internet. Os homens, residentes em Lisboa e nos Açores, partilhavam e divulgavam imagens online.
O organismo europeu está a promover o uso de um repositório comunitário de dados conhecido como projeto Open Data. Além de facilitar a pesquisa de informação, a UE acredita que vai ajudar a desenvolver algumas empresas e atividades.
Mais uma conta de Twitter invadida eleva os níveis de alerta para as palavras-passe e mostra como a ironia pode ser pouco agradável: o grupo Rustle League invadiu a conta de divulgação dos Anonymous na rede de microblogues.
A SIC começou a cobrar pelo acesso a alguns dos conteúdos de vídeo que disponibiliza no seu site. Magazines e formatos especiais são para já as áreas selecionadas para integrar o novo modelo de disponibilização.
As compras em sites de descontos online têm aumentado em Portugal, tal como se verificou no Natal passado. Talvez por haver mais vendas é que o número de queixas também aumentou, sobretudo pela rotura de stocks.
Circulam na Internet ofertas de emprego que escondem tentativas de roubo de identidade das vítimas, que sob esse pretexto partilham dados pessoais e cópias de documentos de identificação. A Trangolo é uma das promotoras destes esquemas fraudulentos.
O anúncio de resignação feito pelo Papa Bento XVI no passado dia 11 de fevereiro agitou as redes sociais, tornando-se um dos assuntos do dia e também da semana.
O Outlook.com deixou a versão beta e está agora disponível como produto acabado. Mais de 60 milhões de utilizadores experimentaram a alternativa gratuita ao Outlook. Os restantes migrar para o upgrade até ao verão.
A vingança é um prato que se serve frio e com ironia, pelo menos no caso do The Pirate Bay. O serviço de partilha de ficheiros apresentou queixa contra um grupo defensor do copyright pelo alegado roubo de elementos do agregador de torrents.
As autoridades de proteção de dados da UE voltam a debater a política de privacidade unificada da Google. As entidades nacionais não estão satisfeitas com o compromisso da tecnológica e podem vir a aprovar um plano de ação contra a Google.
Existe uma teoria bastante conhecida que defende que todos os seres humanos estão separados entre si por seis graus de ligação. O sistema foi aplicado à Web e em 2005 o valor apontava para 19 cliques. Em 2013 o valor parece manter-se.
Na Venezuela seguir as novidades do Governo e do seu líder no Twitter pode dar direito a uma casa nova. Para duas jovens já deu, só precisaram de se juntar à rede social na altura certa.
Usar a Internet para o bem de todos é a ideia que move o Link Cities, uma plataforma social e profissional que destina-se à administração pública local. Lançada no início do ano, o objetivo passa por ter milhões de utilizadores nos próximos anos.
Ninguém para o Mega, pelo menos na cabeça de Kim Dotcom. O milionário alemão quer colocar a empresa na bolsa de valores e quer expandir a marca para soluções de email, troca de mensagens, comunicações por voz e partilha de vídeos.
Afinal boa parte dos adultos que aderem ao Facebook não se deixaram fascinar pelas potencialidades da rede para fazer novos amigos ou reencontrar antigos. É a possibilidade de espiar os filhos que mais os atrai.
O Facebook admitiu ter sido alvo de um ataque sofisticado. Também a empresa foi vítima dos programas de segurança no Java e deixa antecipar numa declaração que não foi a única.