Os novos sites internet e a tecnologia que está a transformar a forma como acedermos à informação estão no SAPO TEK, assim como a inovação das empresas
A proposta do Governo para reformular a lei da Cópia Privada já está a ser avaliada no Conselho Nacional da Cultura e pode chegar ao Parlamento em fevereiro. O executivo está também a preparar um grupo de trabalho para estudar a pirataria na Internet.
A multa foi definida pelo regulador britânico de comunicações que considerou que a Playboy não dispõe de controles aceitáveis para limitar o acesso de menores de 18 anos aos conteúdos nos seus sites.
Depois do Facebook ter revelado esta semana um melhorado e renovado sistema de pesquisas dentro da própria rede social, com a ajuda do Bing, o serviço da Microsoft também anunciou uma integração mais completa com a informação da rede social.
O site da livraria virtual conquistou um lugar na lista da revista Interner Retailer Magazine que inclui nomes como a Amazon, Barnes&Noble, Apple e Google Play. O destaque é feito na simplicidade da compra, sobretudo de manuais escolares.
A dois dias do lançamento do Mega, o fundador do serviço, Kim Dotcom, aproveitou a rede social Twitter para partilhar novidades. O alemão disse que todos os utilizadores vão ter 50GB de armazenamento gratuito.
No final de contas parece que os utilizadores do Instagram levaram a peito as alterações nos termos de utilização do serviço. No espaço de um mês menos 42% das pessoas que usavam diariamente a app deixaram de o fazer.
A acusação é de Kim Dotcom, o fundador do serviços de partilha de ficheiros que conta assinalar um ano do encerramento da plataforma pelas autoridades com o lançamento de um sucessor.
O site do Tribunal da relação do Porto foi ontem alvo de um ataque informático que substituiu os conteúdos habituais da página por uma mensagem em árabe da autoria de um grupo pró-islâmico.
A grande quantidade de informação que existe na Internet permite que as pessoas consigam responder "sozinhas" a todo o tipo de questões, mesmo as de caráter clínico. 35% dos internautas dos EUA já pesquisaram por sintomas em motores de busca.
O Facebook voltou a lançar uma novidade que tem sobretudo impacto no modo de utilização da rede social, colocando os utilizadores e a partilha de novo em primeiro plano. Com o Graph Search as pesquisas dentro da plataforma ficam mais específicas.
Os chineses são muitos, agora também na Internet. A nação asiática passou de 111 milhões de internautas em 2005 para os 564 milhões de utilizadores no espaço de oito anos. O mercado móvel representa uma parte significativa destes números.
O browser da Google foi atualizado e uma das grandes novidades é a capacidade para reconhecer comandos de voz. Esperam-se para breve aplicações que tirem partido da tecnologia. A Google exemplifica quais.
O ano de 2013 promete ser marcado pelo tema da segurança online. As informações digitais tornam-se mais valiosas e os ataques informáticos intensificam. A Deloitte estima que 90% das passwords geradas por utilizadores são vulneráveis.
A Oracle começou 2013 com o pé esquerdo. Depois de descoberto um bug de segurança no plug-in Java 7 para browsers e depois da atualização do software, os investigadores continuam a dizer que o Java apresenta falhas graves que expõem os utilizadores.
Pedro Veiga, até há dias presidente da FCCN, bateu com a porta e juntamente com toda a direção da estrutura saiu do cargo na instituição que está em processo de integração na FCT. O responsável explica porquê.
Todos os browsers com a versão Java 7 Atualização 10 ou anteriores estão expostos a uma falha de segurança que permite a execução remota de código malicioso no computador. A única solução é desligar o plug-in da Oracle.
Ao que tudo indica a gigante dos motores de busca vai ser acusada pela UE por abuso de posição dominante e por desviar tráfego de serviços concorrentes. A Google deve mudar a sua política ou então enfrentar as multas do organismo europeu.
Os utilizadores europeus estão pouco conscientes do uso que é dado aos dados compilados pelas grandes empresas de Internet como a Google e Facebook. Para mudar a situação um eurodeputado alemão quer regras mais claras na utilização dos serviços.
A palavra que mais levou os portugueses a recorrer ao dicionário online da Priberam em 2012 foi poder. Piegas também chegou a estar no topo das pesquisas, na maioria realizadas a partir de PCs com Chrome.
O grupo Anonymous considera que inundar uma determinada página Web com inúmeros pedidos de acesso deve ser considerada uma forma de protesto legal. Os hackers colocaram uma petição online para tentar obter a aprovação do presidente dos EUA.
O fundador do site de partilha de ficheiros encerrado no ano passado pelo FBI, o Megaupload, publicou cinco passos para acabar com a pirataria. Quase a lançar um novo serviço digital, Dotcom mostra uma receita simples para o sucesso de um serviço legal.
O Firefox chegou à versão 18. A nova atualização, que já está disponível para download torna o navegador mais rápido e acrescenta algumas funcionalidades na experiência em dispositivos Mac ou com Android.
Já se sabia que o serviço de mensagens instantâneas da Microsoft seria descontinuado no início do ano. A empresa avança agora uma data, na mesma altura que em que se fica a saber que já foram vendidas 60 milhões de licenças do Windows 8.
Cerca de 9% do tempo online passado pelos portugueses na Internet foi em sites de conteúdos de áudio ou vídeo. Dentro desta área, o Youtube da Google dominou a preferência dos portugueses ao representar sozinho 94% do tempo despendido.