Os novos sites internet e a tecnologia que está a transformar a forma como acedermos à informação estão no SAPO TEK, assim como a inovação das empresas
A Internet das Coisas está em todo o lado e hoje é possível ligar quase tudo à Internet e controlar a sua ação através de um telemóvel ou de outro dispositivo. Até aos brinquedos sexuais esta regra se aplica, mas a inovação tem os seus riscos.
Os ataques informáticos são uma dor de cabeça para as empresas, que podem provocar danos de reputação, falhas de serviço ou mesmo perda de dados. Os ataques DDoS são uma das ameaças relevantes.
O número de páginas online bloqueadas ao abrigo do Memorando de Entendimento contra os sites de pirataria de conteúdos continua a aumentar. A IGAC considera que o acordo já ajudou ao esclarecimento de milhares de internautas.
A gigante japonesa agora permite que os consumidores portugueses possam comprar alguns equipamentos e acessórios a partir do seu site oficial. Por agora os smartphones e tablets continuam de fora.
Nos últimos meses os alertas dos bancos para esquemas de phishing têm-se multiplicado e as investigações policiais também. A Judiciária deteve mais três suspeitos da de alguns destes casos. Em dezembro já tinha detido outros três.
No último mês de fevereiro 28% do tráfego Internet foi gerado a partir de equipamentos móveis, um número que representa um crescimento importante face ao ano anterior.
O coletivo de piratas informáticos veio lembrar que o candidato Republicano à presidência dos Estados Unidos está na sua lista “alvos a abater”, depois de uma primeira referência no final do ano passado. O plano é descrito no formato tradicional.
A Microsoft desmentiu a informação veiculada por vários meios, que davam como certo o fim do suporte à moeda virtual para compras na loja online do Windows.
O Comité Económico Social Europeu tem várias sugestões de alteração à proposta de diretiva europeia sobre os contratos referentes ao eCommerce e aos conteúdos digitais. No Dia Mundial do Consumidor, Jorge Pegado Liz, membro do comité, explicou as razões e deixou fortes críticas.
Numa altura em a relação com o mundo digital passa cada vez mais pelos dispositivos móveis, há questões que convém salvaguardar para não colocarem em causa a privacidade e os direitos dos consumidores.
A Autoridade Tributária disponibilizou hoje no Portal das Finanças uma nova área onde os contribuintes podem consultar as despesas registadas em 2015. Saiba como verificar e reclamar o que está errado.
A Chronopost tem serviços como as entregas ao domingo e o live tracking que já facilitam a vida aos consumidores digitais e agora aposta num portal destinado a simplificar a devolução de encomendas. Ao mesmo tempo prometem-se novidades no mobile.
A ICANN enviou ao governo dos Estados Unidos a proposta final para completar o processo de mudança do modelo de governação da IANA, a entidade que gere os domínios Internet a nível global.
Primeiro foram os adblockers a ganhar popularidade, mas agora no browser Opera quer fazer o mesmo papel, bloqueando a publicidade online. O resultado pode ser uma aceleração da navegação até 90%.
Acha que os serviços do Estado deviam funcionar de outra maneira? Quer fazer sugestões? Arrancou o concurso para encontrar as melhores ideias para modernizar e simplificar a Administração Pública.
O 4chan nem sempre é referido pelos melhores motivos já que é uma plataforma social conhecida por ter poucos filtros relativamente aos conteúdos publicados. O seu fundador, Chris ‘Moot’ Poole, vai agora trabalhar para a Google.
Os internautas europeus podem pedir aos grandes motores de busca para eliminarem dos seus resultados de pesquisa links com resultados que sejam inadequados, irrelevantes, excessivos ou fora do interesse público e onde estejam referidos. No Google as regras mudam esta semana.
Atenção às mensagens que chegam com assuntos relacionados com impostos ou multas de trânsito: podem ser um novo trojan bancário potencialmente capaz de infetar diferentes plataformas. Em alguns casos, até mesmo dispositivos móveis.
Entre as medidas de modernização da Justiça que ontem foram anunciadas conta-se o reforço da capacidade da luta contra o cibercrime. A ministra da tutela garante que isso se faz com a capacitação da PJ e reforço de meios.
Antes da chegada do Netflix a Portugal a operadora de telecomunicações avançou com a sua proposta para um serviço de distribuição de filmes e séries na Internet. Vários meses depois a NOS fala num balanço positivo e vai manter o serviço como exclusivo.
A iniciativa integra o projeto Justiça + Próxima e conta com a parceria da Academia Cisco e da Academia Microsoft, formando os reclusos para programar e instalar componentes informáticos.
A Justiça quer ficar mais próxima dos cidadãos, contando com a ajuda das tecnologias e há novas medidas que envolvem o uso mais eficiente das TIC. Mas reaproveitando o que está bem feito.
A realidade virtual é uma tendência mais do que afirmada, como demonstram as notícias de investimento de várias tecnológicas. A Google é uma delas e acaba de mostrar que está empenhada em não perder “pitada” da corrida.