A publicidade "4G no iPhone 5 só na Optimus" valeu à operadora de telecomunicações do grupo Sonae uma queixa da rival Vodafone no ICAP. A multinacional das telecomunicações espera agora uma decisão "célere" do órgão regulador.
A Anacom continua a penalizar os operadores pelo incumprimento de prazos e falta de resposta a pedidos de portabilidade. Onitelecom, Vodafone e Colt foram multadas num valor conjunto de 15 mil euros.
Um estudo da Nielsen vem contrariar os dados hoje divulgados pela DECO relativamente à satisfação dos portugueses com a TDT. A pesquisa da DECO diz que a maioria dos portugueses está insatisfeita com a transição para o digital, a Nielsen diz que não.
A crise económica que assolou Portugal durante 2012 passou ao lado do mercado dos smartphones. Entre maio e dezembro a quota de mercado destes dispositivos aumentou em Portugal cerca de 7%, registando o valor mais alto no mês de novembro.
Mais de metade dos utilizadores dos serviços de TDT têm queixas a fazer em relação à qualidade do sinal, revela um estudo hoje divulgado pela DECO que incentiva os consumidores a queixarem-se e apoia o processo.
As redes LTE são a tecnologia de comunicação móvel com o desenvolvimento mais acelerado de sempre. A afirmação é da GSA que num estudo anual concluiu que existem mais de 660 dispositivos compatíveis com redes 4G, a maior parte são smartphones.
A Apritel defende que a nova lei do cancelamento das comunicações a quem não paga poderia ter ido mais longe. Alerta para medidas que podem representar um retrocesso.
A Vodafone já tem à venda o Lumia 920, o segundo smartphone Nokia com a mais recente versão do Windows Phone a chegar ao mercado português. A partir de amanhã o equipamento estará à venda num conjunto mais alargado de lojas.
A espera acabou para os utilizadores portugueses. Quem for dono de um dos mais recentes equipamentos da Apple que tenha suporte a redes LTE podem a partir de hoje, após uma atualização de software, começar a usar as redes móveis de última geração.
Os utilizadores norte-americanos estão proibidos de desbloquear os seus telefones sem autorização. A decisão data de outubro, com as mudanças no Digital Millennium Copyright Act, mas tinha um período de "adaptação" de 90 dias que terminou agora.
A suspensão do serviço de comunicações por não pagamento da fatura só vai ser possível após 30 dias, determina a nova legislação do consumo hoje publicada em Diário da República. As novas regras entram em vigor daqui a 3 meses.
As notícias que afirmavam estar a ser preparado um grupo luso-brasileiro, através da fusão entre a PT e a Oi, foram afastadas com a indicação de que a operadora portuguesa não tem planos para controlar ou realizar uma oferta pela sua participada.
A Cisco anunciou a venda da sua marca de produtos de rede de consumo Linksys à Belkin, num negócio que prevê a manutenção da marca e reforça a aposta da Cisco nas soluções de rede para o segmento das grandes empresas.
O valor já é uma redução da primeira proposta de multa, mas o executivo europeu pretende levar Portugal novamente a Tribunal por não ter respeitado a decisão de 2010 e designado um prestador de serviço universal em concurso.
No final de 2013 o número global de subscritores de serviços de comunicações 4G/LTE deverá chegar aos 198 milhões e em 2016 esperam-se mil milhões os utilizadores desta tecnologia. As previsões são da empresa de estudos de mercado iSuppli.
A PT ainda não analisou com detalhe o parecer da CE nem foi notificada oficialmente pelo organismo europeu, mas já deu a entender que vai avançar com recurso para o Tribunal de Justiça da União Europeia. A Telefónica anunciou o mesmo horas antes.
A Comissão Europeia aplicou uma multa de 12 milhões de euros à PT pelo acordo estabelecido com a Telefónica de não concorrerem no mercado ibérico das telecomunicações. A cláusula foi definida durante a venda da participação da Vivo à Telefónica.
A marca finlandesa mantém a confiança dos portugueses que possuem smartphones. Samsung, iPhone, Sony Ericsson e LG são as outras marcas que completam o Top 5 apurado pela Marktest.
Os conselhos de administração das duas operadoras aprovaram ontem o projeto de fusão, que segue agora para validação dos acionistas. As sinergias conseguidas podem chegar aos 400 milhões de euros.
As operadoras podem estar a oferecer tarifários, velocidades e preços desajustados aos consumidores. Diferentes países valorizam diferentes aspetos da Internet móvel e o acerto entre necessidade e oferta pode ser vantajoso para operadoras e clientes.
Reconhecendo que a implementação da TDT tem “revelado que determinadas situações têm tido impacto no nível de qualidade de receção do sinal” a Anacom abriu um processo de consulta pública sobre os cenários de evolução da rede.
A Oi e a TIM vão juntar-se para desenvolver uma rede partilhada de serviços de quarta geração móvel no país. Segundo a imprensa brasileira, as operadoras vão dividir as localizações para poupar 40 a 60% do custo.
Vai ser inaugurado a 24 de janeiro o novo laboratório de tecnologia IP que a Alcatel-Lucent criou no ISEL. O valor do investimento no High Leverage Network LAB não foi revelado, mas o objetivo é formar 120 estudantes por ano.
Francisco Pinto Balsemão aproveitou a participação numa conferência para voltar a sublinhar que é urgente encontrar uma forma de recompensar quem disponibiliza conteúdos online, evitando que os motores de busca fiquem com 90% das receitas de publicidade.