Todas as notícias do mundo da tecnologia ao minuto, as tendências e as novidade das empresas e os novos lançamentos de produtos e soluções das principais fabricantes.
O worm Netshy.P liderou a lista de vírus reportados durante o mês de Agosto, mas é ultrapassado pela soma das infecções causadas pelo Mytob e as suas variantes, que representaram mais de metade de toda a actividade de malware nesse mês.
A utilização do Linux no mercado empresarial está em trajectória ascendente, diz um estudo da IDC, que atribui uma quota de 10 por cento ao sistema operativo open source. A Administração Pública é para já o maior mercado do Linux em Portugal.
Os acessos à Internet no 2º trimestre do ano aumentaram na banda larga, que cresceu 10,5%, e no dial up. No final do período existiam perto de 5,6 milhões de utilizadores de Internet em Portugal, sendo que mais de um milhão usava banda larga.
A Intel acredita que os seus resultados para o 3º trimestre deste ano vão voltar a beneficiar da procura elevada de notebooks. Esta análise é responsável pela revisão em alta das receitas para um intervalo entre 9,8 a 10 mil milhões de dólares.
O Firefox 1.5 Deer Pakr, ainda em versão beta, já está disponível para download informou a Fundação Mozilla. O browser open-source teve significantes melhorias na rapidez e segurança de navegação.
A CA abriu o acesso a 14 das suas patentes num movimento que pretende contribuir para a criação de um património comum de patentes ao serviço da inovação. No mesmo dia a empresa anunciou um acordo de licenciamento cruzado com a IBM.
Depois de a Apple anunciar o novo modelo iPod nano, a Sony reagiu e revelou que vai lançar uma linha de cinco Walkmans com software Connect player, sendo que dois deles têm disco rígido e outros três memória flash.
Microsoft Dynamics é o nome da nova linha de produtos da empresa liderada por Bill Gates para o segmento de pequenas e médias empresas, que passa a agregar o software da Great Plains e da Navision.
Teve 1ª leitura no PE o esboço de um documento que deverá servir de base à introdução de nova legislação europeia para proteger as crianças online. A criação de um domínio específico e de uma linha para receber denúncias são algumas das medidas propostas.
A IBM actualizou a plataforma Lotus Notes e Domino para a versão 7. O reforço das funcionalidades de colaboração é uma das principais apostas da Big Blue neste upgrade que introduz cerca de 120 novas funcionalidades.
ROKR foi o nome escolhido pela Apple e Motorola para o 1º telemóvel compatível com o serviço iTunes. O equipamento, que permite guardar 100 músicas, partilhou o palco com o iPod Nano, o mais pequeno da sua linha, numa apresentação muito aguardada.
A PTC foi multada em 50 mil euros por cobrar acima dos preços máximos regulamentados chamadas destinadas a números das gamas 707,708 e 809, desrespeitando uma deliberação da Anacom de Janeiro do ano passado.
No âmbito do Plano Tecnológico, o MEI está a organizar um conjunto de conferências/debate. O primeiro encontro decorreu ontem e serviu para discutir os aspectos que fazem dos Estados Unidos um modelo a seguir em termos de inovação e o empreendedorismo.
O ministro britânico Charles Clarke apresentou ontem ao Parlamento Europeu as três propostas que pretende seguir para fazer face à ameaça terrorista. A mais controversa está ligada à retenção dos dados das telecomunicações.
A empresa de segurança Spamhaus acusa o Yahoo de alojar cerca de 5 mil domínios que na maioria são usados como sites de phishing. Diz a empresa que o número revela a falta de capacidade das equipas técnicas para avaliar a gravidade da questão.
São 13 as empresas de tecnologias que aceitaram o desafio da Comissão Europeia e a partir de hoje se comprometem a trabalhar em conjunto para definir tecnologias, estratégias e soluções que optimizem a digitalização dos serviços públicos.
A cidade de Munique já não vai começar a migração do sistema operativo Linux nos desktops até 2006, conforme inicialmente previsto. A razão para o adiamento prende-se com a necessidade de realizar uma fase piloto adicional.
A Intel Capital investiu 16 milhões de dólares para garantir uma posição na empresa de soluções antivírus Grisoft. O negócio com a empresa checa foi feito em parceria com a Enterprise Investors e garante o controlo da operação.
A Microsoft processou a Comissão Europeia no segundo maior tribunal da União Europeia na sequência do atraso da reavaliação da decisão tomada contra a gigante de software, que resultou do caso de anti-trust e abuso de concorrência.
Reconhecido como um caso de inovação, gerado a partir da empresa do Grupo PT, o Mimo da TMN foi lançado a 7 de Setembro de 1995, abrindo uma nova era na utilização dos serviços móveis com o conceito de pré-pago.
Actualmente cerca de 34,1 milhões de lares subscrevem o serviço de ITV, mas em 2009 o número de assinantes deverá alcançar os 69 milhões, um número que corresponde a mais de metade dos domicílios com TV nos EUA.
Já na abertura do ano escolar os alunos e professores vão ter à sua disposição uma nova ferramenta que a Texto Editores pretende irá revolucionar o manual escolar. O E-Book Escolar é gratuito para professores e escolas que usem manuais da editora.
A T-Mobile e a O2 foram os primeiros operadores europeus a admitir o interesse em complementar a sua oferta móvel com o primeiro telemóvel compatível com o serviço iTunes. Fabricado pela Motorola, o equipamento deverá ser apresentado amanhã.
A Universidade de Évora vai alocar parte do seu orçamento privado para dinamizar o projecto e-U Campus Virtuais e fomentar a compra de portáteis junto de 1000 alunos que receberão um apoio individual de 100 euros.